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MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)

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Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria) Dados (fatos, fenômenos) Dedução Indução BOX, G.E.P., HUNTER, W.G., HUNTER, J.S. Statistics for Experimenters. Canadá: John Wiley, 1978 “A pesquisa científica é um processo de aprendizado dirigido. O objetivo dos métodos estatísticos é tornar este processo o mais eficiente possível”. Bom dia a todos. Meu nome é Marcelo Menezes Reis e estou hoje aqui para apresentar a minha proposta de tese de doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, entitulado: Sistema para Ensino/Instrução de Controle Estatístico da Qualidade.

2 O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados, ou provenientes de experimentos, ou vindos de estudos observacionais. Dados => Informações => Decisões

3 O que é ESTATÍSTICA Parte de perguntas/desafios do mundo REAL:
cientistas querem verificar se uma nova vacina contra febre amarela faz efeito. um político quer saber qual é o percentual de eleitores que pretende votar nele nas próximas eleições. a Ford quer verificar a qualidade de um lote inteiro de peças fornecidas através de uma pequena amostra. pesquisadores do departamento de aqüicultura da UFSC querem saber se uma nova variedade de ostra é mais produtiva do que as atuais. Mudança de enfoque: Atividade de estado para aplicação em pesquisa científica em geral.

4 Por que usar Estatística?
Por que a natureza apresenta VARIABILIDADE: Variações de indivíduo para indivíduo; Variações no mesmo indivíduo; “A Estatística estuda como controlar, minimizar e observar a variabilidade INEVITÁVEL de todas as medidas e observações”. Sem Métodos Estatísticos, sem validade científica!

5 Por que usar Estatística
Tomada de decisões Pesquisas de opinião, pesquisas de mercado Administração Previsões de curto, médio e longo prazo Duas disciplinas de Estatística

6 Por que usar Estatística
Tomada de decisões Comparação de resultados Ciências Contábeis Previsões de curto, médio e longo prazo Duas disciplinas de Estatística

7 Por que usar Estatística
Tomada de decisões Econometria Economia Previsões de curto, médio e longo prazo Três disciplinas de Estatística

8 Tipos de Pesquisa Levantamento
Características de interesse de uma população são levantadas (observadas ou medidas), mas sem manipulação. Pode apenas indicar a existência de associações/correlações. Experimento Grupos de indivíduos, ou animais, ou objetos, são manipulados, em condições controladas, para se avaliar os efeitos de diferentes tratamentos. Pode provar relações de causa e efeito.

9 População e Amostra População: conjunto de indivíduos com pelo menos uma característica observável Se todos podem ser pesquisados: CENSO Se não, pesquisa-se uma Amostra: subconjunto finito da população. X1 X2 X3 ...

10 Subdivisões da Estatística
AMOSTRAGEM: técnicas para obter uma amostra representativa, suficiente e que possa ser generalizada para a população. ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: técnicas para resumir, organizar e interpretar os dados, de uma amostra ou da população, para obter informações. INFERÊNCIA ESTATÍSTICA: técnicas para generalizar estatisticamente os resultados de uma amostra para a população. PROBABILIDADE: técnicas que permitem calcular a confiabilidade das conclusões de Inferência Estatística.

11 Variáveis São características observáveis em cada elemento pesquisado: medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Cada variável, para cada elemento pesquisado pode assumir APENAS UM valor em determinado momento Classificação por nível de mensuração: quantidade de “informação”. Qualitativas: nominais, ordinais. Quantitativas: discretas, contínuas. Classificação por nível de manipulação: quais são manipuladas (independentes) e quais apenas observadas (dependentes).

12 Objetivos das pesquisas
Em última análise os objetivos das pesquisas consistem em estudar o relacionamento entre variáveis na POPULAÇÃO. Magnitude e confiabilidade do relacionamento. O número de variáveis envolvidas, o seu nível de mensuração, quais são as “independentes” e as “dependentes”, o tipo de pesquisa (levantamento, experimento, censo ou amostragem) influenciarão na escolha das técnicas: para coletar os dados; para apresentar os dados;

13 Análise Exploratória de Dados
Variáveis qualitativas Tabelas (freqüências ou percentuais) Gráficos Variáveis quantitativas Tabelas (freqüências ou percentuais) Gráficos Medidas de síntese: média, mediana, desvio padrão Apresentações simples: apenas uma variável. Apresentações múltiplas: dependentes em função das independentes.

14 Regrinhas... Use percentuais para comparar grupo de tamanhos diferentes (mas deixe claro qual é a referência para o cálculo). Cuidado com as escalas dos gráficos. Cuidado com os gráficos em 3D e pictogramas.

15 Regrinhas

16 A média da variável sexo é ...
Regrinhas... Observe o nível de mensuração da variável: A média da variável sexo é ...

17 Regrinhas Observe o que a técnica permite obter:
Média: ponto de equilíbrio do conjunto. Mediana: divide o conjunto em duas partes iguais. Moda: valor mais provável.

18 Pesquisas de opinião Mensurar atitudes, preferências, opiniões, crenças, comportamentos. São levantamentos: NÃO PODEM provar relações de causa e efeito entre variáveis, apenas identificam associações. Por amostragem: uma pequena parte da população é pesquisada. Economia, rapidez. Possível generalizar os resultados para a população. Geralmente incluem algum tipo de questionário.

19 Amostragem Representatividade da amostra Tamanho da amostra
Para uma “margem de erro” de 3% precisamos de pelo menos 1112 elementos. Aleatoriedade da amostra Garantir que TODOS os elementos da população tenham chance de pertencer à amostra. Sorteio NÃO VICIADO. Única forma de poder generalizar estatisticamente os resultados para a população.

20 Como contestar Estatísticas
HUFF, Darrell. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992. QUEM É QUE DIZ ISSO? Viesamentos, defesa de interesses, tentativas de desqualificação, etc.

21 Como contestar Estatísticas
COMO É QUE ELE SABE? Metodologia da pesquisa. Tamanho da amostra O QUE É QUE ESTÁ FALTANDO? Dados absolutos ou dados relativos? Data da pesquisa, fonte, abrangência, confiabilidade. Referência usada (dados econômicos).

22 Como contestar Estatísticas
ALGUÉM MUDOU DE ASSUNTO? ISSO FAZ SENTIDO? Cuidado com extrapolações do passado. Bom senso. Diz preferir Mas prefere vendidos do Cid Moreira 5% dos brasileiros têm diabetes ( )


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