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Conceitos / Demonstrativos

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Apresentação em tema: "Conceitos / Demonstrativos"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos / Demonstrativos
Custos Conceitos / Demonstrativos

2 Ponto de Equilíbrio Para calcular o ponto de equilíbrio, basta dividir o valor do Custo Fixo Total pelo último índice encontrado e teremos o valor das vendas que deixará a empresa no Ponto de Equilíbrio. Vamos a um exemplo: Total do Custo Fixo: 2.000,00 Total do Custo Variável: 6.000,00 para o volume de vendas a seguir Total das Vendas: ,00 Percentual do Custo Variável: 6.000,00/10.000,00 = 0,60 Índice: 1 – 0,06 = 0,04 (também chamado de margem de contribuição) Ponto de Equilíbrio = Custo Fixo / índice Ponto de Equilíbrio = 2.000,00 / 0,40 = 5.000,00 Essa empresa precisaria vender no mínimo 5.000,00 para empatar. Esse é o valor do PE e demonstra que ela está vendendo bem acima do PE, nesse caso, o dobro.

3 Média Custo Fixo Para sabe-lo, utilizaremos a Média Semestral Móvel. Digamos que essa empresa apresentou um resultado da Média Semestral Móvel das Vendas e dos Custos Fixos de R$ ,00 e R$ 2.500,00 respectivamente. De posse desses valores, verifica-se qual o percentual que cada mercadoria vendida deverá contribuir para o pagamento dos Custos Fixos/operacionais da empresa, através da seguinte fórmula: CF% = ___Valor do Custo Fixo Médio___ x 100 Valor das Vendas Brutas Média Substituindo, temos: CF% = __R$ 2.500,00__ x 100 = 10% R$ ,00 A taxa proporcional é de 10%, o que significa que cada mercadoria arcará com 10% dos Custos Fixos através de suas vendas.

4 Calcular Preço de Venda
Agora é só calcular o Preço de Venda das mercadorias que é o resultado da multiplicação do Custo de Aquisição da Mercadoria pela Taxa de Marcação, ou seja. PV = CAM x TM, sendo que PV = Preço de Venda Unitário. Assim, no caso do nosso exemplo teremos: PV (X) = R$ 9,60 x 1,78, portanto: PV = R$ 17,09 PV (Y) = R$ 11,52 x 1,78, portanto: PV = R$ 20,51 Assim a mercadoria X poderá ser vendida por R$ 17,09 e a Y por R$ 20,51 a unidade. Percebeu como é simples? Você só não pode esquecer, que esses preços são para vendas à vista. Para vendas a prazo você tem que acrescentar os percentuais de juros possíveis de serem repassados. 

5 Custo Variável Discriminação Valor em % ICMS 17,00 COFINS 2,00 PIS
0,65 Contribuição Social 0,96 IRPJ (Lucro Presumido) 1,20 Comissão Sobre Vendas Total dos CVV 23,81 Obs: Se sua empresa está enquadrada no Sistema de Pagamento de Impostos e Contribuições Federais – SIMPLES, deverá verificar o somatório de seus Tributos Federais, que é de acordo com o Faturamento Bruto, e substituí-los na tabela acima. Nesse exemplo temos que os Custos para vender as mercadorias somam 23,81%.

6 Margem de Contribuição
Margem de Contribuição é o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido. • Margem por que é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, valores também conhecidos por Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda. • Contribuição porque representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro. Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta: Margem de Contribuição é igual ao valor das Vendas menos o valor dos Custos Variáveis e das Despesas Variáveis. PV CMV DV MC 20,00 12,00 2,00 6,00 100% 60% 10% 30%


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