A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

2 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 2 Capítulo 4 – Projeto de Pesquisa Explicativa

3 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 3 Conceito de causalidade. Critérios para inferir relações de causalidade: Variação concomitante. Ordem de ocorrência das variáveis no tempo. Eliminação de outros fatores. Experimentação Uso de projetos de pesquisas experimentais em marketing. Projeto de pesquisa explicativa

4 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 4 Experimentação: Laboratório. Campo. Teste de Marketing. Métodos da pesquisa explicativa (causal) Projeto de pesquisa explicativa

5 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 5 Definições e conceitos Experimento. Variáveis independentes (ou tratamentos). Variáveis dependentes. Variáveis estranhas. Unidades de testes (ou experimentais). Grupo experimental. Grupo de controle. Projeto experimental. Projeto de pesquisa explicativa

6 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 6 Simbologia adotada em projetos experimentais SímboloSignificado X Representa que uma unidade de teste, ou um grupo experimental, foi exposto a um tratamento cujo efeito sobre a variável dependente deverá ser determinado. O Representa que uma média da variável dependente na unidade de teste foi tirada ou observada. R Significa que os indivíduos foram distribuídos pelos grupos de forma probabilística, e que cada grupo foi também probabilisticamente determinado para receber diferentes tratamentos. Observações : Todos os símbolos situados em uma mesma linha referem-se ao mesmo grupo ou unidade de teste. Todos os símbolos situados em uma mesma vertical referem-se ao mesmo período de tempo. O acompanhamento do experimento no tempo é feito pela leitura dos símbolos da esquerda para a direita. Projeto de pesquisa explicativa

7 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 7 Projeto experimental GE R O 1 X O 2 O 2 O 1 O 1 Antes-depois sem grupo de controle (GC) Projeto de pesquisa explicativa Sendo d = efeito observado d =

8 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 8 Projeto Experimental GE R O 1 x O 2 O 2 - O 1 O 1 GC R O 3 - O 4 O 3 - O 4 O 3 O 2 - O 1 - O 3 - O 4 O 1 O 3 Antes-depois com grupo de controle (GC) Projeto de pesquisa explicativa d 2 = d 1 = d real =

9 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 9 Teste de marketing Segundo Achenbaum (1974): Teste de marketing um experimento controlado, realizado numa limitada, mas cuidadosamente selecionada parte de um mercado, cujo objetivo é o de prever as conseqüências sobre as vendas ou sobre os lucros, tanto em termos absolutos quanto relativos, de uma ou mais ações de marketing propostas. Projeto de pesquisa explicativa


Carregar ppt "PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google