A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas

2 Objetivos, Hipóteses e Pergunta de Investigação
Verificar o que ocorre com os comportamentos encadeados e formular a regra com instrução completa e instrução incompleta. Hipóteses: Se instrução completa então mais comportamento encadeado e descrição da regra. Se instrução incompleta então menos comportamento encadeado e descrição da regra. Pergunta de investigação: O que ocorre com o comportamento encadeado e descrição da regra caso a instrução seja completa ou incompleta?

3 Variáveis independentes e dependentes
Variável Independente (VIs): O tipo de instrução Medida da VI – Completa ou incompleta (quantidade de informação) Variáveis Dependentes (VDs): Formulação da regra. Medida da Vd – Descrição dos termos da contingência programada Comportamento encadeado Media da Vd - Sequência de Respostas

4 Delineamento experimental
Delineamento de Grupos Grupo controle Grupo Experimental Manipulação experimental – Controle experimental, variáveis observadas, variáveis manipuladas. Analise do sujeitos como seu próprio controle – N=1 (Análise individuais)

5 Método Participantes: Materiais: Procedimento: Salas Experimentais
Computador Material para descrição das regras Procedimento:

6 Procedimento Divisão dos participantes em grupos; Tarefa experimental

7

8 Instrução Completa Instrução Parcial

9

10

11

12

13 Critério para relatar era a cada 2 pontos, o número máximo de relatos eram 06.
Formulação: Descrição da contingência programada. 1 - Os objetos e as palavras eram organizados em ordem alfabética. 2 – A sequência era sempre uma figura e depois a mesma palavra de figura. 3 – Descrever a sequência de palavras e objetos.

14 Estímulos e Contingências programadas
Figuras: Bola, Cadeira, Dado, Faca, Gato, Lápis. Palavras: Bola, Cadeira, Dado, Faca, Gato, Lápis. Contingências programadas: As figuras deveriam ser escolhidas antes das palavras, mas respeitando a ordem alfabética ao longo da cadeia.

15 Estímulos e Contingências programadas
Conseqüências: Para a resposta de escolher: Certo/Errado A palavra permanecia o desaparecia Som Para a resposta de redigir: A correspondência com o que era observado na tela

16 Critérios Programados
Critério de encerramento: Trinta minutos Acertar toda a sequência 100 erros Tentativas para o relato: A cada 2 pontos Critério de resolução de problemas: Organizar a sequência de figuras e palavras em ordem alfabética Critério para formulação da regra: Descrição da contingência programada

17


Carregar ppt "Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google