A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Influência Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Influência Social."— Transcrição da apresentação:

1 Influência Social

2 Influência Social A Psicologia Social é “uma tentativa para compreender e explicar como o pensamento, o sentimento e o comportamento dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas”. Allport, 1954

3 Influência Social Ocorre quando “as acções de uma pessoa são condição para as acções de outra” Secord & Backman, 1964

4 Confomismo Processo de adaptação de juízos ou normas, pré-existentes no sujeito, às normas de outros indivíduos ou grupos, como consequência da pressão real ou simbólica exercida por estes

5 Tendência para o Conformismo
Asch procurou averiguar qual o grau de conformismo determinado pela inserção num grupo, gerando aquilo que designou por sonambulismo social.

6 Tendência para o Conformismo
Processo experimental (1956) A pergunta era: Qual das linhas numeradas é igual à linha-padrão? 3 2 P 1

7 Tendência para o Conformismo
Processo experimental : Isoladamente, o erro foi quase nulo; De seguida, os indivíduos foram colocados em grupos de sete, em que os restantes seis tinham sido instruídos, pelo investigador, no sentido de dar uma resposta incorrecta. Nesta fase, foi visível a alteração das respostas por parte do membro isolado, para ficar em conformidade com a resposta maioritária (63% independentes contra 37% influenciados).

8 Tendência para o Conformismo
A partir do grau de influência verificado, os sujeitos experimentados foram divididos em: Independentes, com dois sub-grupos: Verdadeiramente independentes – inabaláveis na sua resposta face à pressão do grupo; Falsamente independentes – admitiram o erro pessoal, aceitavam a opinião da maioria, mas preferiam seguir a orientação do investigador, mantendo a sua resposta.

9 Tendência para o Conformismo
Conformistas, de três tipos: A nível da percepção – categoria menos frequente, alteravam a sua própria percepção acerca do que viam, julgavam ter visto mal; A nível do julgamento – categoria mais frequente, reconheciam ter dado respostas em desacordo com o que viam; justificavam-se, afirmando que perante a unanimidade do resto grupo, só poderiam ser eles próprios a estar errados; A nível do comportamento – categoria intermédia, sabiam estar certos e a maioria errada, mas não queriam ir contra o grupo.

10 Obediência – “O respeitinho é muito bonito”
Processo pelo qual um indivíduo adopta comportamentos sugeridos por outros

11 Obediência Santley Milgram (1963, 1974): obediência à autoridade
Objecto: Estudo das reacções individuais face a indicações concretas de outros; A obediência é medida através de acções manifestas; A obediência implicava comportamentos fonte de sofrimento para outros.

12 Obediência (cont.) Metodologia:
Os sujeitos são ostensivamente encarregues do papel de “professor” numa experiência sobre “aprendizagem”; O experimentador instrui os sujeitos a aplicar punições, na forma de choques eléctricos, a um “aprendiz” (comparsa do experimentador), que está numa sala adjacente;

13 Obediência (cont.) A intensidade dos choques aumentava 15 volts por cada erro cometido, desde 15 (marcado na máquina como “choque ligeiro”) a 450 volts (“XXX”), passando antes por “perigo: choque severo”; À medida que os choques aumentam, o aprendiz protesta cada vez mais, e depois recusa-se a responder;

14 Obediência (cont.) O experimentador ordena ao sujeito para continuar a administrar choques. “Você não tem alternativa, tem que continuar”.

15 Obediência (cont.) Variações no procedimento: Milgram (1974):
Proximidade da vítima: Se a vítima só podia ser ouvida, 65% dos sujeitos ia até ao limite. Se houvesse contacto visual, a percentagem baixava. Contudo, mesmo quando os sujeitos eram eles próprios a manter a mão do aprendiz sobre uma placa metálica, 30% ia até os 450 volts.

16 Obediência (cont.) Proximidade da figura de autoridade:
Quando o experimentador dava as instruções pelo telefone, só 20,5% continuava a obedecer;

17 Obediência (cont.) Legitimidade da autoridade:
Quando a experiência era conduzida num edifício normal de escritórios, a obediência caía para 48%;

18 Obediência (cont.) Influências sociais:
Se estivesse presente um segundo sujeito que obedecia, a obediência chegava aos 92%. Se o outro recusava, somente 10% dos sujeitos chegava aos 450 volts.


Carregar ppt "Influência Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google