A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

©Jaelson Castro 1998 Slide 1 O Processo da Engenharia de Requisitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "©Jaelson Castro 1998 Slide 1 O Processo da Engenharia de Requisitos."— Transcrição da apresentação:

1 ©Jaelson Castro 1998 Slide 1 O Processo da Engenharia de Requisitos

2 ©Jaelson Castro 1998 Slide 2 Objetivos u Introduzir as noções de processos e modelos de processo para a engenharia de requisitos. u Explicar o papel crítico das pessoas no processo de engenharia de requisitos. u Explicar porque a melhoria do processo é importante e sugerir um modelo de melhoria de processo para a engenharia de requisitos.

3 ©Jaelson Castro 1998 Slide 3 E.R. Motivações Aspectos Técnicos Aspectos Jurídicos Aspectos Sociais/ Ambientais Aspectos Econômicos

4 ©Jaelson Castro 1998 Slide 4 u S.I. comerciais: 40% u S.I. de tempo-real: 75% E.R. Motivações Sistemas de Informação centrados em Usuários Deve ser possível estabelecer se um S.I. está apropriado as necessidades dos usuários Nível de aceite dos Sistemas de Informação [ M.I. T. report]

5 ©Jaelson Castro 1998 Slide 5 u o documento de requisitos é um acordo contratual entre clientes e fornecedores u os desenvolvedores de software tem obrigação de inquirir os requisitos dos seus clientes u os desenvolvedores de software têm a obrigação de informar seus usuários acerca da solução proposta (um manual de usuários não é suficiente!) E.R. Motivações Alguns aspectos jurídicos:

6 ©Jaelson Castro 1998 Slide 6 Desenvolvimento e Manutenção 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% 50% análiseprojeto e codificaçãoteste e correções Custo de Software % Atividades E.R. Motivações

7 ©Jaelson Castro 1998 Slide 7 E.R. Motivações % total erros % total do custo de correção erros 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 40% 66% 30% 25% 30% 9% Especificação Projeto Codificação

8 ©Jaelson Castro 1998 Slide 8 E.R. Motivações EspecificaçãoProjetoCodificação 0,00 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 4,50 5,00 Custo de Correção de 1 erro

9 ©Jaelson Castro 1998 Slide 9 Processos u Processo é um conjunto organizado de atividades que transforma entradas em saídas; u Descrições de processos encapsulam conhecimento e permitem que sejam reusados; u Exemplos de descrições de processo: Manual de instrução de uma máquina de lavar; Livro de receitas; Procedimentos manuais para um banco; Manual de qualidade para o desenvolvimento de software.

10 ©Jaelson Castro 1998 Slide 10 O processo de projeto u Processo que envolve criatividade, interação entre um grande número de diferentes pessoas, julgamento de engenharia e experiência e conhecimento prévio; u Exemplos do processo de projeto: Escrita de um livro; Organizar uma conferência; Projeto de um chip processador; Engenharia de Requisitos.

11 ©Jaelson Castro 1998 Slide 11 Processo de ER - entradas e saídas Informações de Sistemas existentes Necessidades das Partes envolvidas Padrões Organizacionais Regulamentações Informações do Domínio Processo da Engenharia de Requisitos Acordados Especificação do Sistema Modelos do Sistema

12 ©Jaelson Castro 1998 Slide 12 Descrição da entrada/saída Informação do Domínio Informações gerais sobre o domínio de aplicação do sistema Entrada ou Saída Tipo Descrição Informação sobre Sistemas Existentes EntradaInformação sobre a funcionalidade dos sistemas a serem substituídos ou de outros sistemas que interagem com o sistema que está sendo especificado. Necessidades dos Participantes Padrões da Organização Regulamentações EntradaDescrições do que os participantes necessitam do sistema para suportar seus trabalhos Entrada Padrões usados na organização relativos às práticas de desenvolvimento de sistemas, gerenciamento da qualidade, etc. Entrada Regulamentações externas tais como regulamentações de saúde e segurança que se aplicam ao sistema Entrada

13 ©Jaelson Castro 1998 Slide 13 Descrição da entrada/saída Esta é uma especificação mais detalhada da funcionalidade do sistema que pode ser produzida em alguns casos. Entrada ou Saída Tipo Descrição Acordo sobre os Requisitos SaídaUma descrição dos requisitos do sistema que seja entendida pelos participantes e que tenha sido acorda por estes. Especificação do Sistema Saída Um conjunto de modelos, tais como, modelo de fluxo de dados, modelo de objeto, modelo de processo, etc., que descreve o sistema sob diferentes perspectivas. Modelos do Sistema

14 ©Jaelson Castro 1998 Slide 14 Variação do Processo de Requisitos u Os processos de requisitos variam radicalmente de uma organização para outra; u Fatores que contribuem para esta variação: Maturidade Técnica; Envolvimento disciplinas; Cultura Organizacional; Domínio de aplicação. u Portanto não existe um processo ‘ideal’ de engenharia de requisitos.

15 ©Jaelson Castro 1998 Slide 15 Modelos de Processos u Um modelo de processo é uma descrição simplificada do processo descrito de um determinado ponto de vista; u Tipos de modelo de processo: Modelos de atividades de alto-nível; Modelos detalhados de atividades; Modelos de ações-papéis; Modelos de entidade-relacionamento.

16 ©Jaelson Castro 1998 Slide 16 Modelo de ER de alto nível Elicitação de Requisitos Análise e Negociação de Requisitos Documentação dos Requisitos Validação de Requisitos Informação do domínio das necessidades do usuário, Informação de sistema existente, Regulamentações, Padrões, etc Documento de Requisitos Especificação do Sistema Requisitos Acordados

17 ©Jaelson Castro 1998 Slide 17 Atividades do processo de ER u Elicitação de Requisitos Os requisitos são descobertos através da consulta com as partes interessadas u Análise e negociação de requisitos Requisitos são analisados e os conflitos resolvidos através de negociação u Documentação de requisitos Um documento de requisitos é produzido u Validação de requisitos É checada a consistência e completude do documento de requisitos

18 ©Jaelson Castro 1998 Slide 18 O modelo cascata de processo de software Engenharia de Requisitos do Sistema Engenharia de Requisitos do Software Projeto do Software Programação e teste da unidade Teste do Sistema Operação do Sistema Especificação de Requisitos do Sistema Especificação de Requisitos do Software Especificação de Projeto do Software Software Executável do Sistema Sistema Completo

19 ©Jaelson Castro 1998 Slide 19 Contexto do Processo de ER Sistema de Aquisição Engenharia de Requisitos Projeto do Sistema

20 ©Jaelson Castro 1998 Slide 20 Modelo espiral do processo de ER INÍCIO Requisitos Acordados Documento de Requisitos e Relatório de Validação Declaração Informal dos Requisitos Ponto de Decisão: Aceita Documento ou Entra de novo na Espiral. Esboço do Documento de Requisitos Elicitação dos Requisitos Análise e Negociação dos Requisitos Validação dos Requisitos Documentação dos Requisitos

21 ©Jaelson Castro 1998 Slide 21 Atores do processo de ER u Os atores do processo são as pessoal envolvidas na execução do processo; u Os atores são normalmente identificados pelos seus papéis e não individualmente; u Engenharia de requisitos envolve atores tanto atores que estão interessados no problema a ser resolvido (usuários finais) como também atores interessados na solução (projetistas, etc.); u Diagramas de papel-ação documentam quais atores estão envolvidos em que atividades.

22 ©Jaelson Castro 1998 Slide 22 RAD para prototipagem de software AÇÕES Compreender o problema Estabelecer o Resumo dos Requisitos Selecionar o Sistema de Prototipagem Desenvolver o Protótipo Avaliar o Protótipo PAPEIS Eng. deRequisitos Expert do Domínio Usuário final. Eng. deRequisitos Usuário final Eng. de Software Gerente do Projeto Eng. deRequisitos Eng. de Software Usuário final Expert do Domínio Eng. deRequisitos Eng. de Software

23 ©Jaelson Castro 1998 Slide 23 Descrição dos papéis PapelDescrição Expert do Domínio Responsável por fornecer informação sobre o domínio da aplicação e o problema específico a ser resolvido dentro daquele domínio. Usuário Final do Sistema Responsável por usar o sistema após a entrega Responsável pela elicitação e especificação dos requisitos do sistema. Responsável pelo desenvolvimento do protótipo do software do sistema Responsável pelo planejamento e estimativa do projeto de prototipagem Engenheiro de Requisitos Engenheiro de Software Gerente do Projeto

24 ©Jaelson Castro 1998 Slide 24 Fatores Humanos e sociais u Os processos de engenharia de requisitos são dominados por fatores humanos, sociais e organizacionais porque eles sempre envolvem um conjunto de partes interessadas com backgrounds diferentes e com objetivos organizacionais e individuais diferentes u As partes interessadas (stakeholders) pelo sistema podem ter uma variedade de background técnico e não técnico e de diferentes disciplinas

25 ©Jaelson Castro 1998 Slide 25 Tipos de partes interessadas (stakeholder) u Engenheiros de software responsáveis pelo desenvolvimento do sistema; u Usuários finais do sistema que irão usar o sistema depois dele ser entregue; u Os gerentes dos usuários finais do sistema, que será responsável pelo trabalho deles; u Fiscais externos que verificaram se o sistema satisfaz os requisitos legais; u Especialistas de domínio que possuem informações essenciais sobre o domínio da aplicação.

26 ©Jaelson Castro 1998 Slide 26 Fatores influenciando requisitos u Personalidade e status dos stakeholders; u Os objetivos pessoais dos indivíduos dentro da empresa; u O grau de influência política dentro de uma organização.

27 ©Jaelson Castro 1998 Slide 27 Suporte para o processo u Ferramentas CASE proporcionam suporte automático para o processo de software; u As ferramenta de CASE mais maduras suportam atividades bem entendidas tais como programação, teste e uso de métodos estruturados; u O suporte para a engenharia de requisitos ainda é limitado devido a informalidade e a variação dos processos.

28 ©Jaelson Castro 1998 Slide 28 Ferramentas CASE para ER u Ferramentas para modelagem e validação de requisitos que suportam o desenvolvimento de modelos do sistema, que podem ser usadas para checar a completude e consistência entre os modelos; u Ferramentas de gerenciamento que ajudam o gerenciamento de um banco de dados de requisitos e apoiam o gerenciamento das modificações dos requisitos.

29 ©Jaelson Castro 1998 Slide 29 Um sistema de gerenciamento de requisitos

30 ©Jaelson Castro 1998 Slide 30 Ferramentas de gerenciamento de requisitos u Folheador (browser) de requisitos u Sistema de perguntas (query) de requisitos u Sistema de suporte de rastreamento u Gerador de relatórios u Conversor de requisitos e linker para processador de texto u Sistema de controle de mudanças

31 ©Jaelson Castro 1998 Slide 31 Melhoria de Processo u A melhoria de processo está relacionado com a modificação do processo de forma a alcançar algum objetivo de melhora; u Objetivos de melhora: Melhoria de qualidade; Redução de prazo; Redução de recursos.

32 ©Jaelson Castro 1998 Slide 32 Planejando a melhoria do processo u Quais são os problemas com os processos atuais? u Quais são os objetivos de melhora? u Como o processo de melhora poderá ser introduzido para alcançar estes objetivos? u Como o processo de melhora poderá ser controlado e gerenciado?

33 ©Jaelson Castro 1998 Slide 33 Problemas do processo de ER u Falta de envolvimento dos stakeholders; u As necessidades do negócio não são consideradas; u Falta de gerenciamento dos requisitos; u Falta de definição de responsabilidades; u Problemas de comunicação dos stakeholders; u Planejamento longo demais e baixa qualidade dos documentos de requisitos.

34 ©Jaelson Castro 1998 Slide 34 Maturidade do Processo u A maturidade do processo de uma empresa pode ser considerada como sendo o grau de definição dos seus processos, como eles são controlados e a existência de suporte sistemático tanto humano como baseado em computador. u O modelo de maturidade da SEI (Capability Maturity Model- CMM) é uma proposta para avaliação da maturidade do processo de software de empresas de desenvolvimento.

35 ©Jaelson Castro 1998 Slide 35 O modelo de maturidade

36 ©Jaelson Castro 1998 Slide 36 Níveis de maturidade u Nível inicial As empresas têm um processo não disciplinado e fica a cargo dos indivíduos tanto a escolha das técnicas de desenvolvimento a serem usadas como o gerenciamento do processo. u Nível repetível As empresas tem funcionando os procedimentos básicos de gerenciamento de custo e prazo. Provavelmente serão capazes de fazerem previsões consistentes de custo e escalonamento para projetos na mesma área de aplicação. u Nível definido O processo de software, tanto das atividades de gerenciamento como engenharia, está documentado, padronizado, e integrado aos padrões de processo de software para toda a organização.

37 ©Jaelson Castro 1998 Slide 37 Maturity levels u Nível gerenciado Medições detalhadas tanto do processo como da qualidade do produto são coletadas e usadas para controlar o processo. u Nível otimizado A empresar possuem uma estratégia de melhoria contínua do processo, baseada nos objetivos adotados para medição

38 ©Jaelson Castro 1998 Slide 38 Um modelo de maturidade de processo para ER - Inicial Engenharia de requisitos Ad-hoc; Problemas de requisitos são comuns. Nível 1 Nível 2 -Repetível Nível 3 - Definido Engenharia de requisitos Padronizada; Poucos problemas de requisitos. Processo definido, baseado na melhor prática; Melhoria do processo em funcionamento.

39 ©Jaelson Castro 1998 Slide 39 RE process maturity levels u Nível inicial Não há processo definido de ER. Sofre de problemas tais como volatilidade dos requisitos, stakeholders não satisfeitos e alto custo de refeita dos sistemas. Depende de habilidades e experiências individuais. u Nível repetível Padrões definidos para os documentos de requisitos e políticas e procedimentos para o gerenciamento de requisitos. u Nível definido Um processo definido de ER, baseado em boas práticas e técnicas. Em funcionamento um processo ativo de melhoria.

40 ©Jaelson Castro 1998 Slide 40 Boas práticas para a melhoria do processo de ER u Os processo de ER podem ser melhorados pela sistemática introdução de boas práticas de engenharia de requisitos; u Cada ciclo de melhoria identificará diretrizes práticas e trabalhará em direção para a sua introdução na organização.

41 ©Jaelson Castro 1998 Slide 41 Exemplos de diretrizes de boas práticas u Defina uma estrutura de documento padronizada; u Identifique de forma única cada requisito; u Defina políticas para o gerenciamento de requisitos; u Use checklists durante a análise de requisitos; u Use cenários para elicitar requisitos; u Especifique requisitos de forma quantitativa; u Use prototipagem para animar requisitos; u Re-use requisitos.

42 ©Jaelson Castro 1998 Slide 42 Pontos principais u O processo de engenharia de requisitos é estruturado como um conjunto de atividades que leva a produção do documento de requisitos. u As entradas do processo de engenharia de requisitos são as informações existentes dos sistemas, necessidade dos stakeholders, padrões organizacionais, regulamentações e informações do domínio. u Os processos de engenharia de requisitos variam radicalmente entre empresas. A maioria dos processos incluem a elicitação de requisitos, análise e negociação dos requisitos e validação dos requisitos.

43 ©Jaelson Castro 1998 Slide 43 Pontos chaves u Os modelos do processo de engenharia de requisitos são descrições simplificadas que são apresentadas de uma perspectiva particular. u Fatores humanos, sociais e organizacionais são influências importantes no processo de engenharia de requisitos. u A melhoria do processo de engenharia de requisitos é difícil, sendo tratada melhor de forma incremental. u Os processos de engenharia de requisitos podem ser classificados de acordo com seus graus de maturidade.


Carregar ppt "©Jaelson Castro 1998 Slide 1 O Processo da Engenharia de Requisitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google