A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DFA – Design for Assembly

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DFA – Design for Assembly"— Transcrição da apresentação:

1 DFA – Design for Assembly
Operações de montagem são relativamente caras. Os conceitos básicos do DFA são: Projete o produto com o menor número possível de peças; Projete as peças remanescentes de forma que possam ser facilmente montadas. O custo de montagem é determinado principalmente na fase de projeto, após o projeto pouco pode ser feito.

2 DFA – Princípios Gerais
Podem ser aplicados tanto para montagem manual quanto para montagem automatizada. Use o menor número possível de peças para reduzir o número de montagens, uma peça de plástico pode substituir muitas peças. Reduza o número de junções roscadas, utilize encaixes click, anéis de trava, junções integrais por deformação. Parafusos devem ser usados quando desmontagens ou ajustes são necessários.

3 Anéis de trava Encaixe click Junções por deformação

4 Padronize os elementos de união: objetivo é diminuir a variedade de tamanhos e tipos, com isso:
compras e estoques são beneficiados, o trabalho nas estações é simplificado pela redução do número de ferramentas e identificação de tipos diferentes. Reduza as dificuldades de orientação das peças: os problemas de orientação são minimizados pelo projeto de peças simétricas ou minimizando as características assimétricas. (fig 4) Fig.4 – Peças simétricas são montadas mais facilmente: a) somente 1 orientação, b) duas, c) quatro e d) infinitas orientações

5 Evite peças que travam, certos formatos tendem a travar durante a montagem, entupindo alimentadores, peças com reentrâncias, furos e ressaltos. (fig. 5). Fig.5 – a) peças com tendência a travar e b) peças projetadas para evitar o travamento

6 Projeto para Montagem Automatizada
Os sistemas de montagem automatizada podem utilizar maquinas especiais ou programáveis. Os sistemas baseados em máquinas especiais: consistem de uma série de estações de trabalho onde peças individuais são montadas. As estações são montadas em linha ou em volta do perímetro de uma mesa indexada, essa é uma plataforma circular que gira posicionando as peças parcialmente montadas na seqüência das estações.

7 Sistemas de Montagem Programáveis
São utilizados para produzir uma variedade limitada de diferentes montagens. Freqüentemente são implementados com robôs industriais com várias estações ou com um robô por estação. Normalmente as tarefas executadas são mais complexas que as executadas pelos sistemas especiais. Os métodos adequados para a montagem manual não são necessariamente os melhores para montagem automatizada.Como exemplo, montagens com parafusos são simples para seres humanos e são difíceis para automatizar.

8 Projeto para Montagem Automatizada: Recomendações Adicionais
Utilize modularidade no projeto: um grande número de operações reduz a confiabilidade. Riley[1983] recomenda que cada módulo ou sub-montagem tenha no máximo 12 ou 13 peças e , sub-montagem deve utilizar uma peça base onde os outros componentes são adicionados. Reduza a necessidade de manipular vários componentes ao mesmo tempo, é comum separar as operações em diferentes estações.

9 Limitar as direções de montagem, o ideal é adicionar os componentes verticalmente de cima para baixo. Peças de alta qualidade: a performance de sistemas de montagem depende da qualidade das peças para evitar travamentos em alimentadores e mecanismos de montagem. Utilize encaixes eliminando as fixações roscadas. A montagem é feita por simples inserção da peça, normalmente de cima para baixo. Leitura recomendada: Boothroyd,G.,Dewhurst, P., Design for Assembly, Department of Mechanical Engineering, University of Massachusetts, Amherst, Mass., 1983.


Carregar ppt "DFA – Design for Assembly"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google