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Engenharia de Software e Sistemas
Allan Araujo e César Delmas
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Agenda 1. Introdução/Motivação 2. Diagrama de Casos de Uso
3. Diagrama de Classes (Análise) 4. Diagrama de Sequência 5. Exercícios
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Introdução – The Chaos Report
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Introdução – Imaturidade
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Motivação Desenvolver sistemas de alta qualidade, respeitando as restrições de tempo e custo, e atendendo aos requisitos implícitos e explícitos do Cliente. Utilizar as melhores práticas de desenvolvimento de sistemas, aumentando as chances de Sucesso. Executar processos que colaborem entre si para a conclusão do Projeto.
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Processo em ESS Modelo de Ciclo de Vida em Cascata UML Concepção
Requisitos UML Análise Projeto Implementação Testes
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REQUISITOS
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Diagrama de Casos de Uso
Descreve a interação com atores como uma seqüência de mensagens; Representa uma das possíveis visões dinâmicas do sistema; Elementos Atores; Casos de Uso; Relacionamentos.
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Diagrama de Casos de Uso
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Diagrama de Casos de Uso - Relacionamentos
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Diagrama de Casos de Uso - Exemplo
[UC 01]: Cadastrar Produto
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Diagrama de Casos de Uso - Exemplo
[UC 01]: Cadastrar Produto Fluxo Principal <<include>> [UC 02: Efetuar Login] O ator preenche todas informações necessárias ao novo produto e confirma a operação; O sistema verifica se o produto não existe. Caso não, o produto é adicionado ao sistema; O ator é informado do sucesso da informação. Fluxo Alternativo: Produto Existente [Passo 3 do FP]: Se acusar que o produto já existe, o ator é informado, e dessa forma, não pode ser adicionado novamente.
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Diagrama de Casos de Uso - Exemplo
[UC 02]: Efetuar Login Fluxo Principal O ator preenche as informações necessárias (login/senha, por exemplo) e confirma a transação; O sistema verifica a existência de um usuário com aquele respectivo conjunto de informações. Caso exista, o ator tem acesso à tela principal do sistema. Fluxo Alternativo: Usuário Inexistente [Passo 2 do FP]: Se não existir um usuário com tais informações, o ator é informado do erro e da impossibilidade de obter acesso ao sistema.
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Análise
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Diagrama de Classes - Análise
A atividade de análise procura descrever o problema sob o ponto de vista estático do sistema. Cada caso de uso deve ser analisado isoladamente. Encontrar as classes iniciais do sistema, e distribuir o comportamento dos casos de uso entre elas. Cada classe tem suas responsabilidades, atributos e associações.
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Diagrama de Classes - Análise
Para cada caso de uso: Encontrar classes de análise Identificar persistências Para cada classe: Distribuir comportamento entre elas Descrever responsabilidades Descrever atributos e associações Revisar resultados.
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Diagrama de Classes - Análise
O comportamento do caso de uso é distribuído em classes de análise dos seguintes tipos (estereótipos): Fronteira Controle Entidade Utilizado apenas como convenções, devem sumir na fase de projeto.
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Fronteira: Modelam uma interação entre o sistema e um agente interno (atores, componentes, etc.) [UC 02] [UC 01]
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Entidades: Representam abstrações e conceitos chave dos casos de uso. Identificando Entidades: Utilizar os fluxos e: Identificar substantivos no fluxo de eventos; Remover candidatos redundantes e vagos; Remover atores que apenas interagem com o sistema mas não fazem parte da modelagem; Remover atributos (serão usados mais tarde) e operações.
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Entidades: [UC 01]: Cadastrar Produto [UC 02]: Efetuar Login
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Controle: Coordenam o comportamento (lógica de controle) do caso de uso. Sendo, dependente do caso de uso, independente do ambiente; Interface entre fronteira e entidade.
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Persistência: Identificar as classes de análise que devem ser persistentes, criado << Entity Collection >>: [UC 01]: Cadastrar Produto [UC 02]: Efetuar Login
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Diagrama de Seqüências
É utilizado para representar aspectos dinâmicos do sistema através da troca de mensagens entre objetos. É construído para cada caso de uso, utilizando seu respectivo fluxo de evento e classes de análise. Os objetos trocam mensagens entre si para assim, realizar o caso de uso.
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Diagrama de Seqüências
[UC 01: Cadastrar Produto]
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Diagrama de Seqüências
[UC 02: Efetuar Login] Poderia reportar um erro também!
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Montando os relacionamentos e atributos: Evidentemente, faltam mostrar os métodos (mensagens) e atributos que ajudam a formar os relacionamentos e trocas de mensagens entre os objetos! [UC 01] [UC 02]
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Diagrama de Classes – Análise – Exemplo
Finalmente: Resta apenas conferir e revisar se o modelo acima descreve a realização de todos os casos de uso solicitados neste exemplo.
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E Agora? Temos um modelo de análise, que nos permitiu entender o problema em termos de orientação a objetos; Descobrimos erros prematuramente (o custo por erro descoberto cresce exponencialmente ao longo do projeto); Temos um artefato escrito numa linguagem padrão e comum, que todos podem entender; Caminhamos a passos largos para obter o modelo de implementação (o diagrama de classes final), após a fase de projeto, onde definimos a arquitetura do sistema.
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Perguntas ?
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