A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel

2 David Paul Ausubel Psicólogo da Educação Nova York -1918

3 “ A escola é um cárcere para meninos
“ A escola é um cárcere para meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão castigos” Ausubel;p.31

4 Aprendizagem significativa Processo por meio do qual uma nova informação é relacionada de maneira substantiva e não arbitrária a um aspecto irrelevante da estrutura definitiva.

5 PRINCIPAIS CONCEITOS RELATIVOS
À APRENDIZAGEM Estrutura Cognitiva Aprendizagem Aprendizagem Significativa Aprendizagem Mecânica Contínuo Aprendizagem Significativa por percepção Aprendizagem Significativa por percepção

6 Teoria de Aprendizagem de Ausubel
desenvolvida foca Década de 60 Aprendizagem Significativa David Ausubel ocorre quando Estrutura cognitiva pré-existente possui ancorados Conceitos Idéias Proposições Aprendiz Aspectos Relevantes percebe Nova informação adquire Significado através

7 Necessidade dos seres vivos
MAPA CONCEITUAL Estados Físicos Floresta Amazônica Erosão % água no corpo humano Evaporação Chuva Queimadas Necessidade dos seres vivos ÁGUA Potável Oceano Banho Aquecimento Global Processo de Tratamento Geleiras Abastecimento Desperdício

8 Subsunçor É uma estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.

9 Aprendizagem memorística
É a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva.

10 Organizadores Prévios
São informações e recursos introdutórios, que devem ser apresentados antes dos conteúdos da matriz curricular, uma vez que tenha função de servir de ponte entre o que o aluno já sabe e o que ele deve saber. Para que o conteúdo possa ser realmente aprendido de forma significativa.

11 “ ...O fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; determine isso e ensine-o de acordo” Ausubel

12 Condições essenciais Disposição do Aluno para aprender.
Material didático desenvolvido,que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno.

13 A aprendizagem significativa é aquela que se relaciona, interliga a aprendizagens realizadas, a conteúdos pré-existentes no sujeitos. David Ausubel

14 Aprendizagem representacional É basicamente uma associação simbólica primária.

15 Aprendizagem de Conceitos
É uma extensão da Representacional, mas num nível mais abrangente e abstrato.

16 Aprendizagem Proposicional
Necessita de conhecimento prévio dos conceitos e símbolos. Seu objetivo é promover uma compreensão sobre uma proposição através da soma de conceitos mais ou menos abstratos.

17 ASSIM SE DÁ A ASSIMILAÇÃO NA
ESTRUTURA COGNITIVA N NS S

18 ASSIMILAÇÃO OBLITERADORA
Ocorre após a assimilação, quando uma Estrutura Coguitiva do novo conceito é definitivamente incorporado ao subsunçor integrando-o em uma Estrutura Cognitiva de forma mais prática e econômica do que se o conceito fosse armazenado separadamente.

19 Subordinada Onde a informação nova é assimilada pelo subsunçor passando a alterá-lo.

20 Superordenada Quando a informação nova é ampla demais para ser assimilada por qualquer subsunçor existente, sendo mais abrangente que estes e então passa a assimilá-los.

21 Combinatória Quando a informação nova não é suficientemente ampla para absorver os subsunçores mas em contrapartida é muito abrangente para ser absorvida por eles.

22 O sujeito traz uma história que precisa ter espaço para ser contada, uma experiência a ser contemplada no contexto educacional.

23 Composição: Arnaldo Antunes
Saiba Composição: Arnaldo Antunes Saiba: todo mundo foi neném Einstein, Freud e Platão também Hitler, Bush e Saddam Hussein Quem tem grana e quem não tem Saiba: todo mundo teve infância Maomé já foi criança Arquimedes, Buda, Galileu e também você e eu Saiba: todo mundo teve medo Mesmo que seja segredo Nietzsche e Simone de Beauvoir Fernandinho Beira-Mar Saiba: todo mundo vai morrer Presidente, general ou rei Anglo-saxão ou muçulmano Todo e qualquer ser humano Saiba: todo mundo teve pai Quem já foi e quem ainda vai Lao-Tsé, Moisés, Ramsés, Pelé Gandhi, Mike Tyson, Salomé Saiba: todo mundo teve mãe Índios, africanos e alemães Nero, Che Guevara, Pinochet e também eu e você

24

25

26

27

28

29 O principal papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa é promover meios para que as informações entrem em relação com as estruturas já adquiridas pelo aluno, de forma não arbitrária.

30 A Construção do Conhecimento segue sete passos essenciais:
O primeiro deles é o SENTIR. Precisamos sentir o que vamos aprender. Nesse momento, estamos relacionando o novo com o que já sabemos e dando sentido ao conteúdo.

31 O segundo passo é PERCEBER.
Enquanto sentimos não conseguimos perceber. A percepção acontece quando observamos as características específicas do objeto (conteúdo).

32 O terceiro passo é COMPREENDER.
É nessa fase que construímos o conceito Conceituar significa compreender as propriedades específicas do objeto e estabelecer um limite de aplicação dessas propriedades.

33 O quarto passo é DEFINIR. Definir significa esclarecer um conceito.
Precisamos ser levados a definir com nossas próprias palavras. O professor, nessa hora, deve auxiliar a construção da definição.

34 Citar uma definição sem ter o domínio do conceito é o mesmo que falar coisas sem nenhum significado.
Talvez esse seja o maior pecado da Escola Tradicional. Valorizar a definição não construída, mas dada pronta pelo professor.

35 O quinto passo é ARGUMENTAR.
Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos. A mola mestra da argumentação é a linha de raciocínio, somente possível a partir de conceitos bem construídos.

36 O sexto passo é DISCUTIR.
Discutir é construir uma cadeia de raciocínios através da argumentação. O valor do discurso é dado pela capacidade de desencadear transformações.

37 O sétimo passo é TRANSFORMAR.
Transformar é implementar um conjunto de ações que altere a realidade.

38 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
TRANSFORMAR DISCUTIR ARGUMENTAR DEFINIR COMPREENDER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PERCEBER SENTIR

39 A pedra O distraído nela tropeçou. O empreendedor, usando-a, construiu
A pedra O distraído nela tropeçou. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado do dia, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura... E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no ser humano!

40 Pós-Graduação em Psicopedagogia Módulo-Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
Professora: Elizabeth Nair Duarte Soares Alunas: Carla Camargo Pinto Ferreira Dirlleny Bemvindo dos Santos Nóbrega Eliani de Souza Lima Mª Aparecida das Neves Mª Magalhães Rita de Cássia Teixeira de Barros Rosilene Pacheco dos Anjos


Carregar ppt "Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google