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Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP

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Apresentação em tema: "Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP"— Transcrição da apresentação:

1 Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP ewout@usp.br

2 1. Digitalização muda tudo: uma verdadeira revolução tecnológica 2. A Web moderna e participativa 3. Uso em Educação? Projeto Stoa 4. Moodle : evolução em vez de revolução Resumo

3 Tecnologias de Rede e Mídia Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

4 tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso → web

5 IncunábuloIncunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

6 Orígenes e a invenção da página

7 Cervantes e a Invenção da Novela

8 Mídia digital muda tudo Mídia digital não ocupa espaço → repensar como classificar e organizar informação. Taxonomias → Folksonomies. Veja também: Jorge Luis Borges. FolksonomiesJorge Luis Borges O custo marginal de cópias é zero → repensar re- distribuição e modelos de negócio baseado em direitos autorais. "Acesso Aberto" e "Educação Aberta" (OER)‏

9 Mídia digital muda tudo Ferramentas de criação muito mais acessíveis. Quando sabe como fazer, a sua relação com o material muda. Desintermediação → pensar de forma crítica. Abundância de informação → repensar o que ensinar (conteúdo → processo, informação → compreensão), repensar como filtrar e avaliar. Uso de mídia social para filtrar. O seu tempo e a sua atenção agora são os recursos escassos.

10 A Web é uma plataforma Focar em infra-estrutura, escalabilidade, aplicando as lições da Web. Usar tecnologia e plataformas abertas, neutras que comportam formação de grupos Usar tecnologia Web, des- intermediação da publicação; se não está na Web não existe Usar efeitos de rede Como aplicar as lições da Web? Como apropriar para os nossos fins?

11 O que todo educador deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

12 Efeitos de Rede ou (para economistas) Network externalities: como varia o "valor" da rede com N? Assumir que o valor da rede está no número de conexões C. 1. Um - Muitos, centralização, hierarquias: C ~ N 2. Muitos – Muitos C = N(N-1)/2 ~ N 2 (Metcalfe). (Exemplo: email)‏ 3. Muitos - Muitos + formação de grupos, C = 2 N (Reed). Exemplo: Email + "Reply-all" Valor de redes grandes e interoperabilidade

13 A internet Anos 70: Dar nomes a servidores "Comutação de pacotes": identificar servidores com IP (143.107.250.69 = stoa.usp.br) e definir um protocolo abstraindo o caminho entre dois servidores. Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → email, IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

14 A Web Anos 90: Dar nomes a documentos Identificar documentos com URL (http://stoa.usp.br/ewout/weblog/) e definir um protocolo de conexão Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

15 A lição Dar nomes a entidades importantes e fazer dutos de comunicação "burros" entre elas. Depois: não controlar mais como serão usados estes dutos. Deixar inovação acontecer (na beirada da rede). ( arquitetura “end to end” ou ponta a ponta )‏

16 A Web Moderna

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19 Abundância de Informação 2007: 3 10 20 bytes = 300 bilhão de GB = 45 GB / pessoa (http://tr.im/ytl)‏http://tr.im/ytl Pergunta: quantas fotos subido para flickr.com por dia? Quantos horas de vídeo no youtube? Compare número de horas de televisão

20 A situação está ficando desesperadora

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22 Filtros Sociais Prestar atenção em que os seus contatos fazem

23 Lembrem: A internet = conexões entre computadores Anos 70: Dar nomes a servidores Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → email, IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

24 A Web = conexões entre documentos Anos 90: Dar nomes a documentos Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

25 A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

26 A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

27 A Rede Social Acadêmica Stoa 1. Compartilhar produção acadêmica na Web 2. Importância de URLs, gestão pessoal de identidade na Web 3. Intermediação entre internet e serviços de fora e dentro da instituição 4. Desenvolvimento ágil de serviços Web 5. Plataforma

28 Stoa: Ambiente de aprendizagem Aprendizagem é processo social (além de cognitivo)‏ Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual)‏ Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

29 Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

30 Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

31 Stoa: perfil Dar URLs a pessoas. http://stoa.usp.br/ewout

32 Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum

33 Stoa: Wiki E, em breve, Moodle (ambiente de aprendizagem virtual)

34 Stoa Resultados 5000 posts, 8000 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia 60% tem ícone, 35% preencheu perfil.

35 comunidade vs plataforma centralizado vs distribuido Onde um sistema institucional deve se posicionar? A Web. Moderação feito somente pela polícia, interpol, etc Wordpress.com, blogspot.com etc., plataformas de blogs. Knol: “wikipedia” do google, mas sem comunidade, com comentários. "hate speech', etc. Proibido Arxiv. Repositório de artigos científicos. Moderaçao “na entrada” por exigir uma afiliação acadêmica. Wikipedia. moderação forte, distribuida (pela comunidade)‏ Jornais, Revistas, Encyclopedia Britannica: moderação forte centralizado comunidade plataforma

36 Algo está errado na Internet

37 Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ou: sistemas de gerenciamento de cursos “AVA é softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem)‏http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem Originalmente para Eduação a Distância, agora também em apoio à Educação tradicional

38 Ambientes Virtuais de Aprendizagem VLE - a Virtual Learning Environment (VLE) refers to a system in which learners and tutors participate in online interactions of various kinds, including online learning. (http://www.google.com.br/search?q=define:VLE)‏http://www.google.com.br/search?q=define:VLE

39 Componentes de um sistema de aprendizagem online O AVA é um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual ”there are increasing perceptions that LMSs in themselves may be less significant in the system” (Anderson Cap. 5)‏

40 Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

41 Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

42 Exemplo de um Curso Online Distribuido Contrastar com:

43 Moodle

44 Uma Federação de sistemas na USP Deve ter um sistema de gerenciamento de curso centralizado mas também deve ter para cada Unidade (se assim quiser) ou para grupos ad hoc. Sistemas centralizados: conveniência, controle (de qualidade), integração Sistemas distribuidos: inovação, liberdade, desigualdade

45 Centralized vs Distributed

46 Stoa – Moodle - Wiki suas ideias em rede Contato ewout@usp.br e suporte@stoa.usp.brewout@usp.br Para mais informações: http://stoa.usp.br/sobre Equipe Desenvolvimento e Suporte: Renato Mendes Coutinho Everton Zanella Alvarenga Luiz Fernando da Silva Armesto Ewout ter Haar (Coord.)‏

47 Atribuição Web 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg (http://futuro.usp.br/)‏http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPghttp://futuro.usp.br/ Don Quixote: http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895 Gimme that Camara: http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/ Book Stack: http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/ PageRank: http://en.wikipedia.org/wiki/PageRankhttp://en.wikipedia.org/wiki/PageRank Escrivão: http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/ Trampolina: http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/ Telefone: http://flickr.com/photos/mjm/109012753/http://flickr.com/photos/mjm/109012753/ Televisão: http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/ Cinema: http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/ Brincando: http://flickr.com/photos/soylentgreen23/http://flickr.com/photos/soylentgreen23/ Internet Errado: http://xkcd.com/386/http://xkcd.com/386/ Internet cachorro: Peter Steiner e http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html


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