A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de."— Transcrição da apresentação:

1 Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência CRIE - FCUL

2 Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Visita guiada Para quê? Que princípios? Que papel queremos ter e fomentar? Como o pomos em acção? O que querem experimentar? Pequeno grupo Mãos à obra… Pequeno grupo

3 O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML

4 Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação

5 Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes

6 Plataformas – dois sistemas http://moodle.org/ http://plone.org/

7 Exemplos em Plone http://www.weblabs.org.uk/wlplone/ http://cnx.org/

8 http://www.groups.edna.edu.au/ http://moodle.fct.unl.pt/ Exemplos em Moodle

9 Recepção na Plataforma – o que é que ela diz? http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12

10 Grupos com propósitos aprendizagem decorre da participação Para os de dentro Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades que se levantam à vista Transparência Orientações claras Apelo à participação mas sem a forçar Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re- organizando…) Manter disponível o conteúdo ( mesmo quando fora de prazo ) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa

11 Visitante em Ribamar tem acesso a… e isso diz que… http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12

12 O visitante / participante da disciplina pode…

13 Dinamizador da disciplina pode… http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12

14 Dinamizador da disciplina pode…

15 Disponível para trabalhar…

16 Ferramentas de trabalho…

17 Ferramenta – Forum Hiperligações

18 Ferramenta – Foruns

19 Ferramenta - Recurso

20 Ferramenta – Configuração

21 Definir dinamizadores

22 o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter? Mãos à obra! E divirtam-se…


Carregar ppt "Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google