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Generalidades sobre e-learning

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Apresentação em tema: "Generalidades sobre e-learning"— Transcrição da apresentação:

1 Generalidades sobre e-learning
João Paiva –

2 e-learning - o conceito
Uma das várias formas de formação à distância. Processo que aplica o potencial das TIC ao desenvolvimento da aprendizagem e da formação. e-learning: o que é? Metodologia de aprendizagem, caracterizada pelo uso da Internet. Processo personalizado, que permite a flexibilidade em termos de tempo e espaço, pois formador e aluno não se encontram fisicamente no mesmo local, mas ligados através da rede. É através da Internet que são transmitidos os conteúdos educativos e é feito o acompanhamento pelo formador. O e-learning é apenas A formação à distância é um processo de aprendizagem que implica a separação temporal e/ou local entre formador e formando e quando esta acção formativa é efectuada via Internet ou intranet fala-se de e-learning. Em resumo: Utilização das tecnologias da Internet para fornecer à distância um conjunto de soluções para o aperfeiçoamento ou a aquisição de conhecimentos e da aplicabilidade prática dos mesmos Processo personalizado, que permite a flexibilidade em termos de tempo e espaço.

3 Algumas características
Comunicação entre o professor e o aluno em duas vias; O professor e aluno separados durante a maior parte do processo de ensino; Um maior controlo da aprendizagem por parte do aluno; Aprendizagem síncrona: requer a participação simultânea de todos os estudantes e professores; Aprendizagem assíncrona: não requer a participação de todos ao mesmo tempo.

4 Novas realidades… Novos desafios…
Formação ao longo da vida Comunidades de e-learning Auto-formação Partilha de experiências Hoje assiste-se à Era das Comunidades Virtuais, com a proliferação de escolas virtuais, institutos virtuais, universidades virtuais, turmas virtuais, com cursos e conteúdos acessíveis via World Wide Web (WWW), com possibilidade de aulas colaborativas interacções síncronas ou assíncronas, utilizando vários tipos de metodologias e de tecnologias que promovem e permitem o ensino e a aprendizagem através da utilização da Internet como dispositivo de mediação entre os vários intervenientes (e-Learning). A ideia das “Learning organizations”, Exige novas competências A aprendizagem ao longo da vida Todas as orientações da União Europeia apontam nesse sentido: Criação de plataformas para existência de Comunidades Virtuais- multilíngue Criação de conteúdos MM Quebrar as fronteiras e possibilitar a partilha de experiências Esta nova realidade exige de todos novas atitudes e competências. Temos de nos preparar para este futuro... Motivação: novas atitudes e competências

5 Professor - funções Concepção Tutoria Avaliação
Modelo, Método, Ambiente, Conteúdos e Actualizações. Acompanhamento pedagógico, Resposta a dúvidas e trabalhos. Criação, Realização e Correcção dos testes de avaliação. Desempenha funções que podem ser distribuídas em três áreas complementares:

6 Professor - aptidões Deverá promover novas competências:
Trabalho colaborativo Criatividade Multidisciplinaridade Adaptação Comunicação intercultural Resolução de problemas Nos novos programas, é significativo a integração das TIC no processo ensino-aprendizagem em todas as disciplinas assim como a aquisição de novas competências pelos alunos. Para os professores não se trata de ensinar “coisas” novas…., mas sim de ensinar de forma diferente. Não se trata de ensinar as competências mas sim de promover competências. Não chega, por isso, encher com tecnologia as escolas e ensinar a todos as novas tecnologias. É necessário dar-lhe sentido, não esquecer os conteúdos e tirar partido das vantagens desta revolução.

7 Os formandos /alunos Maioritariamente adultos;
Autonomia, autodisciplina e responsabilidade; Motivados. Actualmente são maioritariamente adultos; Como adultos : Aprendem melhor quando o tópico é de valor imediato para o emprego ou vida pessoal; Necessitam de aprender fazendo; A experiência providencia as bases para actividades de aprendizagem; A aprendizagem deve ser centrada em problemas em vez de ser orientada aos conteúdos.

8 Componentes estratégicos de EAD
Sistemas de interacção Tecnologia Avaliação Materiais Scripto Áudio Vídeo Informático Multimédia Professor Conhecedor Pedagogo Criativo Facilitador Informativo Síncrono/ Assíncrono Aconselhamento Auto-ajuda Voz/Dados Web Vídeo/Áudio Alunos Formação Sistemas Existem vários modelos de EAD. No entanto, esses modelos têm linhas de orientação pedagógicas comuns, definidas para tentar alcançar os objectivos de cada programa e complementadas através da utilização de vários componentes que lhe estão associados. Apesar desta diversidade, definem-se 5 componentes estratégicos adequados a cada modelo de EAD: 1. Materiais e Conteúdos - com qualidade científica e preparados para auto-aprendizagem, em vários formatos; 2. Professores - com competências científicas, pedagógicas e tecnológicas; 3. Sistemas de interacção - adequados à população e aos objectivos da aprendizagem, que podem ser meramente informativos, de aconselhamento ou de ajuda remota; 4. Tecnologias - que podem ser utilizadas como um meio ao serviço do acto de aprender ou de ensinar; 5. Sistemas de avaliação - rigorosos e transparentes, de modo a avaliar os alunos, as acções de formação a sua envolvente, os sistemas de gestão e comunicação.

9 Avaliação em e-learning
A avaliação deverá ser sistemática, caracterizada por três tipos de variáveis: 1. A avaliação dos alunos / formandos (ou pedagógica); 2. A avaliação da formação; 3. A avaliação do sistema. Avaliação dos alunos – pretende aferir e comparar os conhecimentos e aptidões adquiridos pelos alunos com os objectivos pedagógicos definidos para o curso. Esta avaliação pode ser feita com testes ou exames finais (presenciais ou não), trabalhos intermédios individuais ou em grupo, com o tipo de interactividade do aluno ao longo do curso ou com todos eles. Avaliação da formação – pretende obter dados sobre a adequação aos objectivos expressos para cada curso, bem como o nível de satisfação individual, a opinião e a percepção dos alunos/professores sobre o conteúdo programático, os meios e métodos pedagógicos utilizados, os aspectos mais positivo, os mais negativos e a acção na sua globalidade. Avaliação do sistema – permite avaliar o modelo, as tecnologias, a organização, o tipo de avaliação e a duração.

10 Plataformas Resumir a funcionalidade de uma plataforma de e-learning é unificar os três modos básicos de ensino: dizendo, fazendo e discutindo - (...). O resultado é a sala de aula virtual, um ambiente tendencialmente síncrono que simula uma tradicional sala de aula, conferência ou ambiente de um seminário. (Machado, 2001) Quando se cria um curso para e-learning é preciso ter em atenção, para além da componente pedagógica, a componente tecnológica, que no caso particular do e-learning inclui, a colocação de conteúdos on-line, a utilização do e de funcionalidades como o chat, os fóruns e gestão de avaliação, etc. Estas funcionalidades podem ser integradas numa única aplicação a que se dá o nome de plataforma de e-learning. (ou LMS - Learning Management Systems).

11 Obrigada pela vossa atenção!
João Paiva –


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