A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel

2 Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas a organização.  Os recursos incluem equipamentos, materiais processados, suprimentos, serviços, softwares ou uma combinação desses elementos.  No que se refere a serviços, a gestão abrange a contratação de serviços de pessoas, incluindo aquelas que devem integrar a equipe do projeto.

3 Gestão do Suprimento - Amplitudes  Oscila enormemente conforme a natureza e a complexidade do projeto, tipos, quantidades dos recursos a obter: bens e serviços, que compreendem desde “itens de prateleira” até complexos arranjos de participação externa no projeto, com riscos decorrentes.  Dependendo de diversos fatores (localidade, acesso, volume de serviços). *Não é objeto desta gestão o detalhamento dos aspectos legais e regulamentares sobre contratos. Na realidade são objeto de tratamento jurídico específico, não só para organizações governamentais, que têm legislação específica, como para organizações privadas.

4 Gestão do Suprimento - Conteúdo  Planejamento da gestão do suprimento  Planejamento das solicitações  Solicitações e recebimento de propostas  Seleção de fornecedores  Administração de contratos  Encerramento de contratos

5 Gestão do Suprimento Planejamento da Gestão do Suprimento  Finalidade – Levantar as necessidades¹ que serão melhor supridas por fontes externas ao projeto. Além de identificar o que obter, deve-se estabelecer para cada item:  Quantos? Como? Onde e Quando ?  Fazer ou Comprar ? Nota¹: Análise de especialistas

6 Gestão do Suprimento Planejamento da Gestão do Suprimento  As condições de mercado (disponibilidade, locais de oferta, prazos, requisitos, condições financeiras, riscos etc..) são fatores que delineiam o planejamento do suprimento.  Preço fixo – é quando um produto/serviço deve ser fornecido por um valor previamente fixado entre as partes, envolve riscos para ambos os lados.  Preço variável – é quando se tem uma variável conforme demanda, prazos, qualidade e custeio.  Preço unitário – é quando o valor do contrato se refere a unidade de serviços, a serem proporcionados pelo contratante, como horas de serviço, tempo de ocupação e etc.

7 Gestão do Suprimento Planejamento das Solicitações Visa ao preparo da documentação necessária ao processo de solicitações.  Formas padronizadas existem nas organizações e incluem contratos típicos, cláusulas padrões, modelos de convites, de solicitações, termos de envio e retirada.  Esse tipo de documentação deverá variar de acordo com as amplitudes e características específicas do projeto.  Critérios de avaliação: Menor preço (custo de aquisição), Menor TCO (custo total de propriedade), credenciais do fornecedor (técnicas, financeiras, gerenciais etc.)

8 Gestão do Suprimento Solicitações e Recebimentos de Propostas  O processo visa obter propostas de fornecedores em perspectiva  Muitas organizações dispõem de uma relação de fornecedores qualificados ou credenciados  Reuniões de trabalho, onde se levam dúvidas e soluções para problemas específicos que serão resolvidos através dos fornecedores que muitas vezes resultam em melhores condições contratuais.  Obs. Prazos, forma, conteúdo, preços, condições de fornecimento e de pagamento etc.

9 Gestão do Suprimento Seleção de fornecedores O processo consiste em analisar e avaliar as propostas, segundo critérios preestabelecidos, formalizando a seleção por meio de contratos.  Seleção dos termos e condições do contrato  Ajuste de interesses  Esclarecimento de pontos duvidosos  Aprimorar redação, fixar bases legais etc.  Sistema de ponderação  Pré-requisitos  Estimativas independentes x fornecedores

10 Gestão do Suprimento Seleção de fornecedores Exemplo Sistema de ponderação para orientar a seleção... Atribui-se um peso para cada item a ser avaliado e uma nota/valor para cada concorrente em cada item, então multiplica-se os fatores e tem-se o resultado. A) Competência técnica: 3 B) Custo Total: 4 C)Tradição no mercado: 2 Empresa Acme Corporate: Atingimento: A = 5; B = 5; C=6; Resultado: A = 15; B=20; C=12; Nota: 47 O processo é simples, porém é do seu resultado que se define a escolha do fornecedor/parceiro.

11 Gestão do Suprimento Administração de Contratos Trata do controle de contratos para assegurar seus cumprimentos e reside, em larga margem na gerência, no controle de alterações e no balanço de fornecimento/pagamentos.  Contratos – compromissos assumidos  Resultados – como estão sendo cumpridos (itens entregues, custos etc).  Propostas de alteração (se os termos originais não estão de acordo com a obtenção dos objetivos).  Faturas / demonstrativos / relatórios de serviços etc.

12 Gestão do Suprimento Administração de Contratos  Controle de alteração de contratos – estabelece como os contratos devem ser modificados e que faz parte do sistema geral de controle do projeto;  Relatórios de desempenho – complementam os resultados do trabalho, reportando como cada contratado está cumprindo a sua parte  Sistema de pagamento da organização, baseado na finalização das obrigações do contratado e no processo de pagamento e documentação decorrente;  Correspondências – são solicitações e atualizações relativo as alterações executadas, deve ser objeto de atenção e documentação.

13 Gestão do Suprimento Encerramento de Contratos Esse processo compreende a verificação do cumprimento de todos os itens dos contratos e documenta o encerramento dos compromissos entre as partes.  Inclui todos os registros feitos na gestão, contratos, modificações, aditivos, relatórios de desempenho, faturas, comprovantes de pagamentos, correspondência etc.  Auditorias – programadas (erros e acertos) correção no futuro.  Termo de encerramento (atestando o cumprimento ou não do objeto).

14 Dúvidas? Obrigado.


Carregar ppt "Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google