A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso. Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso. Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso

2 Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente.

3 O valor de um derivativo é função da variável que lhe deu origem. Assim, o preço de um derivativo deve variar toda vez que o preço (ou valor) da variável que lhe deu origem se modificar. Definições

4 Exemplos Mercados a termo; Mercados Futuros; Opções; Swaps; Caps; Floors; Collars; Swaptions; Futuros sobre opções; derivativos de crédito etc.

5 Origem Descrições sobre as feiras medievais da Europa do século XII (principalmente na França e na Alemanha) relatam que o conceito de contratos futuros de compra e venda de mercadorias já era comum entre os comerciantes daquela época.

6 Origem No Japão do século XVII existiam mercados futuros para compra e venda de arroz organizados em moldes muito parecidos com os atuais.

7 Origem Ganhou corpo com o desenvolvimento dos chamados mercados futuros, o que está normalmente associado ao desenvolvimento do comércio de grãos na cidade de Chicago.

8 Participantes dos Mercados de Derivativos Hedger: pessoa ou empresa que se utiliza do mercado para se proteger de eventuais mudanças no preço de um produto, ou para negociar o bem. Especulador: pessoa ou empresa cuja atividade principal não está relacionada com o bem objeto do contrato derivativo e que assume posições no mercado para obter a exposição ao risco de oscilações de preços. Arbitrador: o participante que, assumindo muito pouco risco, opera em mais de um mercado simultaneamente para se valer de distorções de preços relativos.

9 Participantes dos Mercados de Derivativos Hedger Especulador Arbitrador

10 Funções Econômicas transferência de risco (hedging); sinalização de preços futuros (price discovery)

11 Principais Tipos Contrato a Termo Contratos Futuros Opções

12 Contrato a Termo

13 Definição É um acordo para compra ou venda de determinado ativo a um preço pré-estabelecido em uma data futura pré-estabelecida

14 Características Básicas contrato é normalmente negociado fora das bolsas de valores ou futuros; falta de padronização (tailor made contracts); liquidação do contrato é normalmente feita pela entrega efetiva do ativo/mercadoria; preço no qual o vendedor de um contrato a termo se compromete a entregar a mercadoria é chamado de preço de entrega (delivery price).

15 Retornos (Payoffs) Aquele agente que assumiu a posição comprada no mercado a termo deve sair ganhando se, na data do vencimento do contrato, o preço à vista do ativo estiver acima do preços de entrega (k).

16 Posição Comprada: St – K

17 Retornos (Payoffs) O vendedor deste contrato, no entanto, só ganha se o preço da entrega previamente combinado for maior que o preço do mercado (St) à vista na data em questão.

18 Posição Vendida: K - St

19 Contratos Futuros

20 Definição É um acordo para compra ou venda de determinado ativo a um preço pré-estabelecido em uma data futura pré-estabelecida.

21 Características Básicas contratos futuros são normalmente negociados em bolsas; extrema padronização; possibilidade de liquidação por compensação; presença de um mecanismo de liquidação dos contratos conhecido como Caixa de Compensação; mecanismos de ajustes diários.

22 Retornos (Payoffs) O vendedor deste contrato, no entanto, só ganha se o preço da entrega previamente combinado for maior que o preço do mercado (St) à vista na data em questão.

23 Posição Vendida: K - St

24 Retornos (Payoffs) O vendedor deste contrato, no entanto, só ganha se o preço da entrega previamente combinado for maior que o preço do mercado (St) à vista na data em questão.

25 Posição Vendida: K - St

26 Opções

27 Definição É contrato que dá a seu titular o direito de comprar ou vender um ativo a um preço predeterminado dentro de um prazo determinado.

28 Conceitos Básicos Titular Lançador Prêmio Exercício da Opção Preço de Exercício Vencimento Opções Européias Opções Americanas

29 Tipos Opção de Compra (call option) Opção de Venda (pull option)

30 FIM


Carregar ppt "Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso. Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google