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Inserção da Tecnologia da Informação nas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas Claudemir Gimenez Miguel Juan Bacic Luiz Manoel Aguilera Tatiana Branco.

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Apresentação em tema: "Inserção da Tecnologia da Informação nas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas Claudemir Gimenez Miguel Juan Bacic Luiz Manoel Aguilera Tatiana Branco."— Transcrição da apresentação:

1 Inserção da Tecnologia da Informação nas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas Claudemir Gimenez Miguel Juan Bacic Luiz Manoel Aguilera Tatiana Branco Belizario 1º Seminário de Informação Corporativa – 24 de Outubro de 2003

2 Divisão de Gestão Empresarial – CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer) MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) Instituto de Economia – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

3 Objetivo Apresentar o resultado de um levantamento sobre a inserção de alguns recursos da Tecnologia da Informação em empresas nacionais de transporte de cargas. Este levantamento consistiu de um estudo de campo realizado em uma amostra de nove (09) empresas de transporte rodoviário de cargas das regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo.

4 Importância da Inovação A capacidade de uma empresa em crescer num ambiente de concorrência acirrada depende de sua habilidade em criar algum diferencial. Esse diferencial diz respeito, sobretudo ao desenvolvimento e à incorporação de inovações para melhor atender ao cliente, para criar novos produtos ou para obter melhores processos.

5 Dimensões dos Sistemas de Informação - Administração / Gestão; - Organização; - Tecnologia da Informação.

6 Tabela 1 - Perfil das empresas avaliadas Questões Avaliadas / Resultado Quantidade média de veículos na frota / 469 Número médio de funcionários/ 1022 Faturamento médio anual (em milhões de reais) / 50 Percentual de transportadoras carga seca / 56 Percentual de transportadoras carga fracionada / 100 Percentual de cargas com destino final nas regiões: Sudeste = 71 Sul e Centro-Oeste = 43

7 Tabela 2 - Incorporação tecnológica Empresas que possuem pelo menos um veículo com(Percentual) Sensores de monitoração das condições mecânicas (56) Sensores para o monitoramento das rodas (33) Sensores que indicam as condições dos pneus (22)

8 Tabela 3 - Uso de equipamentos de comunicação Equipamento(Percentual) Rádio(89) Computador de bordo (45) Sintetizador de voz (29) Fax (0)

9 Tabela 4 - Realização de testes/manutenção Atividades realizadas na própria empresa (Percentual) Manutenção na própria empresa (56) Teste de baterias (100) Teste de emissão de poluentes(89)

10 Tabela 5 - Programas aplicativos para a área de transporte AplicativoPercentual Gestão de ativos (78) Composição de custos e determinação de preços (75) Controle e manutenção dos veículos (67) Composição de cargas em caminhões (33)

11 Tabela 6 - Atividades relacionados com o comércio eletrônico AtividadePercentual Contratação de fretes com clientes (100) Possuem site na Internet (100) Contratação de fretes com empresas/embarcadores (75) Possuem catálogos de produtos e serviços na Internet (67) Oferecem transações comerciais seguras via Internet(67)

12 As empresas indicaram que possuem mapas digitalizados principalmente das cidades de: São Paulo (100%); Rio de Janeiro (84%); Campinas (67%).

13 Tabela 7 - Melhorias observadas na implantação dos sistemas de rastreamento e roteirização Melhoria Observada (Percentual) Aumento da segurança (78) Aumento do controle dos motoristas (67) Melhoria dos serviços oferecidos aos clientes (56) Melhoria da decisão quanto à mudança de trajetos (56) Aumento de socorro à veículos quebrados (45)

14 Motivação para a adoção do sistema de rastreamento e roteirização: Gerenciamento de riscos (78%) Melhoria dos serviços ao cliente (44%)

15 Em 56% das empresas existe dificuldade financeira para o investimento em TI

16 Conclusões Baixo grau de inserção e utilização de tecnologias que se referem à infra- estrutura dos sistemas de controle de tráfego urbano e eletrônica embarcada (telemática) nos veículos.

17 Preocupação generalizada com a inovação tecnológica

18 Percepção de melhoria do desempenho competitivo


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