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Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
Calibração de Câmeras Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
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Revisão de Transformações
Modelo de Translação
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Revisão de Transformações
Modelo de Translação
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Revisão de Transformações
Modelo de Translação
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Revisão de Transformações
Modelo de Escalonamento
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Revisão de Transformações
Modelo de Rotação
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Revisão de Transformações
Modelo de Rotação Rotação no Eixo Z
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Revisão de Transformações
Modelo de Rotação Rotação no Eixo X
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Revisão de Transformações
Modelo de Rotação Rotação no Eixo Y
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Revisão de Transformações
Concatenação e Transformação Inversa Onde A é uma matriz 4 x 4
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Revisão de Transformações
Concatenação e Transformação Inversa
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Revisão de Transformações
Concatenação e Transformação Inversa
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Transformação Perspectiva
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Transformação Perspectiva
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Transformação Perspectiva
Coordenadas cartesiana e Coordenadas homogêneas
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Transformação Perspectiva
Matriz de Transformação em Perspectiva
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Transformação Perspectiva
Matriz de Transformação em Perspectiva
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Transformação Perspectiva
Matriz de Transformação em Perspectiva
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Transformação Perspectiva
Matriz de Transformação em Perspectiva Inversa
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Transformação Perspectiva
Transformação em Perspectiva: resumo
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Transformação Perspectiva
ambigüidade colinear
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Transformação Perspectiva
ambigüidade colinear Resultado Inesperado!!!
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Transformação Perspectiva
ambigüidade colinear
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Transformação Perspectiva
ambigüidade colinear
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Transformação Perspectiva
ambigüidade colinear
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Modelo de Câmersa
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Modelo de Câmera Para alinhar o plano da imagem (x,y) com o plano em
coordenadas do mundo (X,Y), pode-se fazer a seguinte seqüência de passos: Translação do suporte para origem, G Rotação no eixo x, Rotação no eixo z, Translação do plano da imagem com relação ao suporte, C
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Modelo de Câmera Translação para origem:
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Modelo de Câmera Rotação no eixo x Rotação no eixo z
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Modelo de Câmera Rotação nos eixos x e z
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Modelo de Câmera Translação do plano da imagem com relação ao suporte
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Modelo de Câmera Translação para origem: Rotação: Translação:
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Modelo de Câmera Combinando as duas translações e as duas rotações:
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Modelo de Câmera
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Modelo de Câmera
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Modelo de Câmera Exemplo
Suponha que queiramos encontrar as coordenadas de um dos cantos do bloco da figura abaixo: Nessa posição, a câmera foi Transladada apenas no eixo Z de Z0= 1 m; rotacionado no no mesmo eixo de α = 135o; rotacionado no eixo X de β = 135o; e deslocado no Suporte segundo o vetor r = (0.03, 0.02, 0.035) m. Assuma uma distância focal de λ = m.
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Modelo de Câmera Exemplo
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Modelo de Câmera Exemplo x = 0.0007m y = -0.009m
Se o canto em questão possui coordenadas do mundo (X,Y,Z) = (1,1,0.2), as coordenadas no plano da imagem são dadas por: x = m y = m
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Calibração de Câmera e Realidade Aumentada
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Calibração de Câmera e Realidade Aumentada
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Calibração de Câmera e Realidade Aumentada: Marcador Artificial
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O problema de calibração de câmera
Ache [K] e [R T] Dados pares de pontos [P] e [p] Padrões com pontos em posições conhecidas
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Calibração de Câmera Calibração de câmera é o processo de determinar quais os parâmetros da câmera, intrínsecos e extrínsecos, para um conjunto de coordenadas do mundo e da imagem.
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Calibração de Câmera A = PCRG
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Calibração de Câmera Se K = 1 na representação homogênea:
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Calibração de Câmera As coordenadas da projeção perspectiva do ponto
(X,Y,Z) na forma Cartesiana são:
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Calibração de Câmera Substituindo ch1 = xch4 e ch2 = ych4 no sistema linear e expandindo, temos: Assumindo ch3 = 0 uma vez que z = 0, temos:
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Calibração de Câmera Substituindo ch4 na primeira e segunda equações, obtemos duas equações com 12 variáveis!
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Calibração de Câmera O procedimento de calibração consiste então em:
Obter pelo menos 6 pontos de coordenadas do mundo m ≥ 6 com valores conhecidos (Xi, Yi, Zi ) i = 1,2,..,m. Isso gera um Sistema Linear de 12 equações e 12 incógnitas!
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Calibração de Câmera O procedimento de calibração consiste então em:
(b) Resolver o Sistema Linear para obter os pontos correspondentes na imagem (xi, yi), i = 1, 2, ..., m.
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Calibração de Câmera p = (xi, yi) w = (X,Y,Z) A P = Aw
O procedimento de calibração consiste então em: (c) Tendo então a matriz de transformação A da câmera, pode-se mapear qualquer ponto w do mundo no plano da imagem: p = (xi, yi) w = (X,Y,Z) A P = Aw
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