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TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.

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1 TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO

2 AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO
É IMPOSSÍVEL NÃO SE COMUNICAR. Todas as condutas que acompanham a mensagem são codificadas como informação e afetam as partes.

3 AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO
TODA COMUNICAÇÃO HUMANA TEM UM COMPONENTE VERBAL E UM COMPONENTE NÃO VERBAL. IMPACTO DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO(O,CONNORS E SEYMOUR) 55% linguagem do corpo; 38% tom de voz; 7% palavras;

4 AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO CIRCULARIDADE DA COMUNICAÇÃO “toda pessoa é causa de comportamento de uma 2a.pessoa e, esta por sua vez, é causa de comportamento da 1a pessoa”

5 AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO
EM TODA COMUNICAÇÃO EXISTEM 2 NÍVEIS: 1) DE CONTEÚDO; 2) DE RELAÇÃO;

6 NÍVEIS DE OBSERVAÇÃO AS PARTES A RELAÇÃO ENTRE AS PARTES
O CONTEÚDO DOS FATOS AUTO OBSERVAÇÃO

7 OBJETIVOS CONSTRUIR UM NOVO ESPAÇO PARA UMA NEGOCIAÇÃO PRODUTIVA
Oferecendo um espaço físico adequado Oferecendo um novo espaço relacional a) legitimidade do mediador; b) confiança no processo; c) “empowerment”;

8 OBJETIVOS DESPERSONALIZAR O CONFLITO
O mediador realiza uma investigação exploratória para: a) compreender como cada parte percebe o conflito; b) compreender o conflito inter pessoal; c) mutualizar o conflito;

9 OBJETIVOS TRANSFORMAR UMA NEGOCIAÇÃO POSICIONAL EM UMA NEGOCIAÇÃO BASEADA EM INTERESSES

10 OBJETIVOS ( neg.baseada em interesses)
PIRÂMIDE PIN POSIÇÃO – O QUE SE AFIRMA. INTERESSES – O QUE SE DESEJA OBTER OU EVITAR. NECESSIDADES – O QUE É INEGOCIÁVEL.

11 OBJETIVOS (neg baseada em interesses)
Exercícios: Posição-Questão-interesses “Estas reuniões duram muito mais de uma hora, que é o tempo que foi estabelecido. Eu não vou gastar mais o meu tempo com essas reuniões.”

12 OBJETIVOS (neg. baseada em interesses)
Exercícios: Posição-Questão-interesses “Eu sempre apresento boas sugestões, mas ninguém presta atenção no que eu falo. É como se eu fosse invisível. Eu estou farto; não faço mais nenhuma sugestão.”

13 OBJETIVOS ORIENTAÇÃO COM VISTA AO FUTURO
O foco na culpa não leva à resolução do conflito. O mediador coloca o foco na mútua contribuição.

14 FERRAMENTAS DO MEDIADOR
A ESCUTA ATIVA a) Paráfrase; b) Cerificação; c) Reformulação;

15 FERRAMENTAS DO MEDIADOR
EXERCÍCIO: “ O Dr. Febrônio tem uma mania de controlar tudo. Quer aprovar tudo pessoalmente. Eu também gosto das coisas bem feitas. Mas por causa dessa mania, eu chego sempre atrasado para pegar os meus filhos na escola, nesses tempos de violência.”

16 FERRAMENTAS DO MEDIADOR
O PODER DA PERGUNTA a) obter a informação dos fatos, as experiências e a percepção das partes no conflito; b) realizar movimentos estratégicos. São intervenções feitas pelo mediador, que em função da circularidade da comunicação, produzem determinados efeitos nos mediados.

17 Ferramentas do mediador
CLASSES DE PERGUNTAS 1- FECHADAS * Para obter informações; * Para realizar movimentos estratégicos. 2- ABERTAS * Para obter informações;

18 Obter Informações - Fechadas
Estabelecem uma noção de causa e efeito; Procura uma informação específica sobre um fato; “Quem fez isso?” “Onde?” “Quando?” Dirige o foco ao mundo interior do mediador.

19 Obter Informações - Abertas
Visam esclarecer as idéias, os sentimentos, as relações, as motivações que estão por detrás dos fatos; Ex: Perguntas acerca dos interesses – “O que te leva a pedir isto?” “O que é realmente importante para você?” “Qual a finalidade?” Ex: Perguntas de informação – “Como chegou a essa conclusão?” Ex: Pergunta de esclarecimento: “Poderia me esclarecer ?” Dirige o foco ao mundo interior das partes.

20 Perguntas fechadas – Para realizar movimento estratégico
Para buscar uma definição – Ex: “O que o Sr. decide frente a tal proposta?” ( coloca o mediado frente a uma decisão: Sim ou Não ) São perguntas que exigem uma tomada de decisão frente a um problema ou situação.

21 Perguntas Abertas para realizar Movimentos estratégicos
São Perguntas circulares que visam operar um deslocamento da parte para outro lugar, tempo ou pessoa. Relaciona sempre 2 elementos. Busca-se fazer uma re-contextualização. Ex: “Como vc se sentiria se estivesse no lugar do outro?” “Como foi a sua relação com a parte no passado?” “Como gostaria se relacionar com a parte no futuro?” “Como crê que os seus familiares opinarão?” São perguntas Reflexivas O objetivo da pergunta é deslocar a parte da sua visão unilateral do conflito, abrindo a possibilidade de conceber novas perspectivas.

22 FERRAMENTAS DO MEDIADOR - perguntas
EXERCÍCIO: “Você analisou o Balanço Social? “Como você entende as Demonstrações Financeiras?” “Como você enxerga o Balanço comparando com o do exercício de 2005?” “Diante das considerações feitas você votará pela aprovação das contas?”

23 ETAPAS DA MEDIAÇÃO Níveis de observação – Fixação das regras
Agenda provisória Contato e Contexto Leitura do Conflito – Interesses em jogo -Agenda inclui interesses Redefinição do Conflito

24 Agenda para gerar opções de acordo Avaliação das soluções alcançadas
ETAPAS DA MEDIAÇÃO Agenda para gerar opções de acordo Interativa Avaliação das soluções alcançadas Construção do Acordo


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