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PublicouIgor Godoi Prada Alterado mais de 9 anos atrás
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Texturas em Jogos IA 725 – Computação Gráfica
Professa Dra. Wu, Shin-Ting Leandro de Pinho Monteiro
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Roteiro Introdução Definições da área Tipos de Textura
Texturas em Jogos Texturas nas Bibliotecas Gráficas Conclusão
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Introdução Adicionar realismo a uma cena
Evitar processamentos desnecessários Garantir certos aspectos visuais Mármore, madeira, roupa, vegetação etc. Cenário / Mapas dos Jogos Gerador de terrenos Roupas dos Personagens
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Definições Básicas Textura Espaço de Textura Texturização
Diversidade de Conceitos Espaço de Textura Texel Texturização Função de Mapeamento Mapeamento de Texturas
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Outros Termos Texture mapping Bump mapping Mip mapping
Environment mapping
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Algumas Imagens
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Mais Imagens
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Tipos de Textura Dificuldade na Classificação Dimensão (1D, 2D, 3D)
Padrão (Rugosidade, Regulares, Ruído) Luminosidade (Refração, Reflexão, Sombra) Origem (Procedural, Imagem Digital) Distribuição (Espectrais, Estatísticas, Estruturais)
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Tipos de Textura Texturas de Superfície Texturas Sólidas
Texturas Procedimentais
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Imagens
11
Imagens
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Texturas em Jogos Engines (Cenários)
Efeitos Especiais (Photoshop) Gerador de Terrenos (3D Game Studio) Softwares de Modelagem (Personagens) Roupas (Maya, 3DS) Armas, Veículos, Telas de Interação etc.
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Jogos Simples
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Personagens
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Armas
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Artilharia
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Aviões
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Mais Aviões
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Helicópteros
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Mais Helicópteros
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Veículos
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Cenários
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Realismo
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Mais Realismo
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Gerador de Terrenos
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Telas
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Camadas de Textura
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Mapeamento de Ambiente
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Espelhamento
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UVW map
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Anti-Aliasing
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Mip mapping
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Bibliotecas Gráficas DirectX SDK (Battlefield Vietnã)
Direct3D (d3ddefs.h) DirectInput DirectSound DirectMusic DirectPlay OpenGL (Quake 3 – Arena) GL, GLU, GLUT, GLAUX
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OpenGL Criar um objeto de textura e especificar uma textura para este objeto glGenTextures(), glBindTextures() Indicar como a textura deve ser aplicada a cada pixel glTexParameter() Habilitar mapeamento de texturas glEnable() Desenhar a cena, fornecendo as coordenadas de textura e de objeto glTexCoord2f(), glVertex3f()
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DirectX pRenderTexture = NULL pRenderSurface = NULL
pRenderTexture->D3DXCreateTextureFromFile() pRenderSurface->SetSurface() pRenderTexture->GetSurfaceLevel() pRenderTexture->SetRenderState() pRenderTexture->SetTextureStageState() pRenderTexture->SetTexture()
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DirectX vs OpenGL DirectX é mais rápido
DirectX é mais completo e complexo DirectX é mais direcionado a jogos OpenGL é melhor estruturado OpenGL é multi-plataforma OpenGL é mais flexível
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Conclusão Aumento de realismo e interatividade
Redução de processamento Possibilidades de combinação Grande suporte de bibliotecas gráficas Área em pleno desenvolvimento
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