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O PROBLEMA DE OLIGOPÓLIO

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Apresentação em tema: "O PROBLEMA DE OLIGOPÓLIO"— Transcrição da apresentação:

1 O PROBLEMA DE OLIGOPÓLIO
UFSC – PPGEP Tópicos Especiais em Logística e Transporte Prof. Dr. Sérgio Fernando Mayerle Junelene Costodio

2 Apresentação Principais Pesquisadores – mercados econômicos
Caracterização dos mercados Tipos de Mercados Problema de Oligopólio Formulação Clássica do problema de Oligopólio Estudo para Tese: Utilizar métodos baseados nas teorias de Cournot e de Bertrand para resolver o problema de equilíbrio em oligopólio.

3 Pesquisadores Destaques: Adam Smith (1723-1790),
Antoine Agustín Cournot ( ), Joseph Louis François Bertrand ( ), Heinrich von Stackelberg ( ) John Forbes Nash Jr. (1928)

4 Caracterização dos Mercados
A tendência natural de todo comerciante é maximizar seu lucro; e de todo comprador é buscar o menor preço possível (minimizar custos).

5 Caracterização dos Mercados
Dessa relação, e das diversas situações que ela enseja, provêm os diversos tipos de mercados que podem ser agrupados em três categorias principais: concorrência perfeita, monopólios e oligopólios. (Rossetti, 2003)

6 1. CONCORRÊNCIA PERFEITA
Características: Disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela possível do mercado.

7 1. CONCORRÊNCIA PERFEITA
A noção de concorrência pressupõe a existência de grande número de produtores atuando livremente no mercado de um mesmo bem ou serviço, de modo que, tanto oferta quanto procura se originem em condições de eqüidade. Vasconcellos, 1998

8 1. CONCORRÊNCIA PERFEITA
Em um mercado em concorrência perfeita, pressupõe-se que exista: Muitos produtores (decisores no mercado); Uma pequena produção individual; Fragmentação do mercado Assim, se não houver um produtor disponível a produzir “qe” (quantidade de equilíbrio), sempre haverá alguém para “substituí-lo”. Por esse motivo, temos um mercado concorrencialmente “perfeito”.

9 2. MONOPÓLIO Características:
Ausência de concorrência e existência de um único fornecedor (único decisor: impõe as regras do jogo). O fornecedor pode impor qualquer preço às suas mercadorias, ficando, entretanto, sujeito ao nível de vendas dele decorrente.

10 2. MONOPÓLIO Como geralmente o consumidor compra menos quanto maior for o preço, o monopolista fixa o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. Vasconcellos, 1998

11 3. OLIGOPÓLIOS Entre os dois extremos existentes nos modelos de economia em mercados (concorrência perfeita e os monopólio); encontra-se o modelo que consiste de algumas poucas firmas que atuam num mercado espacialmente distribuído: o OLIGOPÓLIO.

12 3. OLIGOPÓLIOS Definições: O oligopólio é uma forma de mercado onde existem poucos vendedores, diante de um grande número de compradores, de forma que os vendedores exercem grande controle sobre os preços dos produtos (ROSSETTI, 1997).

13 3. OLIGOPÓLIOS Mercado onde há poucos fornecedores e cada um detém uma parcela grande do mercado, de forma que qualquer mudança em sua política de vendas afeta a participação de seus concorrentes e os induz a reagir (Vasconcellos, 1998)

14 3. OLIGOPÓLIOS A teoria dos oligopólios datada por Cournot (1838), investiga a competição entre dois produtores, o qual pode ser chamado de problema de duopólio (com comportamento não-cooperativo).

15 3. OLIGOPÓLIOS Nessa teoria, pode-se dizer que:
“O mercado está em equilíbrio se nenhum produtor pode aumentar seu ganho através de uma ação unilateral, dado que outros produtores não alteram suas decisões” Nagurney, 1999. Há um equilíbrio entre os produtores, pois “qualquer movimento” entre eles “piora” a situação de ambos. Esse equilíbrio se estabelece no ponto onde nenhum dos jogadores consegue melhorar seu ganho.

16 O Equilíbrio nos Mercados
Nas estruturas de mercado, as alterações nas quantidades das mercadorias interferem diretamente nas curvas de oferta e demanda, ocasionando alterações nos preços. Muita oferta – preços tendem a baixar (produção menos atrativa: saída dos produtores). Pouca oferta (escassez do produto no mercado) - elevação nos preços. (produção mais atrativa: entrada de novos produtores no mercado).

17 O Equilíbrio nos Mercados
Desta forma, a medida em que este processo vai se desenvolvendo, a tendência natural é que: quantidade de produto ofertada quantidade de produto demandada = Ajuste do preço dentro do mercado Preço e a quantidade atinjam, de forma natural, um nível de equilíbrio

18 O Equilíbrio nos Mercados
Desse modo, a “dinâmica” desse processo (jogo) faz com que os agentes envolvidos, em situação de equilíbrio, assumam uma posição na qual uma mudança de comportamento é algo desfavorável para qualquer uma das partes. Esse “ajuste” é denotado na literatura como sendo o equilíbrio de mercado.

19 Formulação do Problema Clássico de Oligopólio em Rede
Os modelos de oligopólio em rede são utilizados como alternativas aos modelos gerais de equilíbrio, para analisar situações de confronto entre firmas separadas espacialmente, por exemplo, com equilíbrio espacial de preços. (MARCOTTE, 1987) O problema clássico de oligopólio, é aquele onde m produtores estão envolvidos na produção de uma “commodity” homogênea.

20 Formulação do Problema Clássico de Oligopólio em Rede
A quantidade produzida pelo mercado i é denotada por qi; fi denota o custo da produção da commodity pelo mercado i, e p denota o preço de demanda. (NAGURNEY, 1999). De acordo com o modelo proposto por Nagurney (1999), assumi-se que: preço p da demanda é igual ao preço total de todas as quantidades produzidas qi

21 Formulação do Problema Clássico de Oligopólio em Rede
Considerando o lucro da empresa i, como sendo ui, podemos expressar o lucro obtido na produção das quantidades q produzidas como: O lucro obtido pela empresa i, com uma determinada quantidade produzida q, é igual ao preço total dessas quantidades vezes a quantidade qi produzida menos o custo da produção dessas quantidades.

22 O PROBLEMA Encontrar qual é essa quantidade “q” a ser produzida de modo a maximizar o lucro dos mercados oligopolísticos. Ou seja, encontrar o “fluxo certo” de mercadorias entre esses mercados. Modelo de Cournot Modelo de Bertrand

23 Próximas aulas Pesquisa Bibliográfica na área
Modelos de resolução – Teoria de Nash: Cournot, Bertrand, Stackelberg Técnicas encontradas Propostas de solução Implementações Resultados numéricos Artigo

24 Bibliografia NAGURNEY, A. - “Network Economics – A variational inequality Approach”. Revised Second Edition. Kluwer Academic Publishers. Boston, 1999. ROSSETTI, J.- “Introdução à Economia”. São Paulo: Atlas, 20a ed., 2003. VASCONCELLOS, M. A. S. & GARCIA, M.E. – “Fundamentos de Economia”. São Paulo: Saraiva, 1998.


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