A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROMOÇÃO DA SAúDE NO CONTROLE DE ZOONOSES EM BELO HORIZONTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROMOÇÃO DA SAúDE NO CONTROLE DE ZOONOSES EM BELO HORIZONTE"— Transcrição da apresentação:

1 PROMOÇÃO DA SAúDE NO CONTROLE DE ZOONOSES EM BELO HORIZONTE
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES JUNHO-2009

2 A superpopulação de cães e gatos – problema para a saúde pública
Transmissão de zoonoses, agressões, contaminação ambiental por dejetos, dispersão de lixo e acidentes de trânsito, tornando-se um desafio para o poder público Além disso, animais nas ruas estão sujeitos a maus-tratos, doenças, atropelamentos e violência. Eles são, principalmente, vítimas da irresponsabilidade dos seus proprietários. Com o objetivo de minimizar o impacto na saúde pública, principalmente na transmissão de zoonoses, e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos, através da promoção à saúde, propôs-se para o município de Belo Horizonte o programa de posse e/ou guarda responsável e controle populacional de animais domésticos, buscando-se desta maneira, uma nova abordagem para o enfrentamento deste problema.

3 EDUCAÇÃO Trabalho realizado em escolas municipais de ensino fundamental e médio CRIÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO  Cartazes – Frase de efeito (escolas, unidades de saúde da rede própria, distritos sanitários, clínicas e estabelecimentos veterinários  Folder´s – Contendo informações objetivas sobre guarda e ou posse responsável e outros aspectos da criação de animais domésticos – domicílios nas atividades de controle da Dengue. Cartilhas – utilizadas nas atividades educativas e entregue aos proprietários de animais esterilizados. CAMPANHA PUBLICITÁRIA Jornal do onibus; backbus (traseira de onibus); imprensa falada e escrita; mensagem nos contra-cheques dos servidores municipais; mensagens nas guias de IPTU e links no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Outras - Outdoor´s e painéis eletronicos, mensagens nas contas de água, luz e telefone, filmes nas salas de espera das UBS´s e centros cirúrgicos e mensagens em espera nas linhas telefonicas do CCZ e Centros cirúrgicos.

4 CAPACITAÇÃO DE VETERINÁRIOS, AGENTES SANITÁRIOS E DE COMBATE EM ENDEMIAS
1.200 – Atividades de campo (Dengue, leishmaniose, roedores e outras zoonoses e agravos) – nas visitas domésticas diárias distribuem folder´s e levam informações sobre a posse e ou guarda responsável 60 Médicos veterinários e biólogos – coordenadores das equipes de campo 58Agentes e 6 veterinários (FOCA) – fazem o recolhimento domiciliar de animais soropositivos, recolhimento seletivo e manejo de animais no CCZ e coordenam essas atividades 20 – Médicos veterinários de BH e municípios vizinhos na esterilização em massa (Havier )

5 EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS Palestras pela equipe do CCZ em escolas da rede municipal, de nível fundamental e médio sobre posse e ou guarda responsável; Equipe educativa formada por profissionais da secretaria municipal de educação treinará 1 grupo de professores de cada escola; Discussão com a secretaria municipal de educação a inserção permanente do tema na grade curricular das escolas.

6 ESTERILIZAÇÃO Foram criados 03 centros cirúrgicos (01 em 2005, 02 em 2008) e adquirida uma Unidade Móvel de Esterilização Desde 2005 são oferecidas gratuitamente cirurgias de esterilização aos proprietários em geral e aqueles que resgatam seus animais Também são esterilizados os animais que retornam para o ambiente de recolhimento e os adotados. O cadastro é feito por telefone, presencialmente nos centros e através dos Agentes de campo

7 LEGISLAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E REGISTRO
No novo código em saúde do município de Belo Horizonte estão listadas as responsabilidades dos proprietários, bem como as penalidades pelas infrações relativas aos animais. Nele, estão previstos também a identificação e o registro dos cães e gatos do município. São atividades que se fazem necessárias para o vínculo e a responsabilização do proprietário.

8 RESULTADOS Foram realizadas reuniões com todos os coordenadores lotados nos 9 (nove) distritos sanitários, para capacitação e discussão sobre a melhor forma de se envolver no trabalho, além da capacitação de todos os agentes de combate em endemias I e II quanto a posse responsável, dos nove distritos sanitários e da realização do Curso de Formação dos Oficiais de Controle Animal para os ACE lotados no CCZ e nos Distritos Sanitários, responsáveis pelo recolhimento domiciliar de cães com sorologia positiva para LVC. Para o trabalho nas escolas, optou-se por iniciar um projeto piloto com as escolas da regional norte, onde fica localizado o CCZ, sendo trabalhados, mais de alunos, de ensino fundamental e médio. Quanto às esterilizações, foram construídos três centros cirúrgicos, além da aquisição da UME. Observa-se que vem crescendo de forma significativa a demanda da população por este serviço. O número de esterilizações no período entre 2005 e 2009 vem crescendo em ritmo acelerado, como pode ser observado na tabela 1.

9 Tabela 1: Número de cirurgias realizadas de 2005 a 2009, em Belo horizonte/MG.
ANO CÃO GATO MACHO FÊMEA TNR-UME TOTAL ORQUIETOMIA VASECTOMIA OVARIO SALPINGOESTERECTOMIA OVARIOSALPINGOESTERECTOMIA 2005 50 173 - 70 293 2006 110 134 95 51 500 2007 109 117 278 169 308 981 2008 824 89 1506 475 519 792 4.205 2009 597 40 1019 514 2.632 1609 553 2908 629 1.161 1.665 8.611

10 Esterilização de pequenos animais
2005: 293 cirurgias 2006: 501 cirurgias 2007: 981 cirurgias 2008: 4205 cirurgias 2009: 2632 cirurgias TOTAL: cirurgias ( Até dia 30/04/2009)

11 Avaliação dos óbitos decorrentes das cirurgias
2008 3730 cirurgias, 07 encaminhamentos para a EV-UFMG, 02 óbitos. 2009 (até 30/04/09) 2634 cirurgias, 10 encaminhamentos para a EV-UFMG, 04 óbitos óbitos em anestesia = 10 óbitos. (0,37%)

12 RESULTADO E DISCUSSÃO A efetividade do programa poderá ser avaliada à medida que a população de animais errantes diminua, bem como a ocorrência de doenças e agravos causados por ela, e se atinja níveis crescentes de qualidade de vida para os animais domésticos. Esses resultados serão observados em longo prazo, já que demandam mudança na cultura de uma população. De imediato, o que se pode observar é a adesão da população pelo serviço de esterilização e por informações sobre posse responsável de animais domésticos.

13 CONCLUSÃO Acreditamos que só com educação e com a mudança de comportamento da população, os objetivos serão alcançados, quais sejam, melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e efetivo controle dos problemas de saúde pública deles decorrentes. Ressalta-se que as ações educativas para promoção da saúde devem ser contínuas, e não pontuais e que devemos promover maior divulgação dos serviços ofertados.

14 Muito Obrigada!


Carregar ppt "PROMOÇÃO DA SAúDE NO CONTROLE DE ZOONOSES EM BELO HORIZONTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google