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Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.

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Apresentação em tema: "Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos."— Transcrição da apresentação:

1 Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos

2 Construção de Aplicações A primeira geração de OO situou-se sobre bibliotecas de classes para empacotar objetos para reutilização. Uma abordagem mais promissora é usar um framework de objetos. Frameworks são bibliotecas de classes pré- montadas que são empacotadas para provê funcões específicas. Frameworks tornará mais fácil montar aplicações com objetos. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

3 Abordagem de Descrição de Domínio Um framework é uma estrutura de classes interrelacionadas, que corresponde a uma implementação incompleta para um conjunto de aplicações de um domínio. Esta estrutura de classes deve ser adaptada para a geração de aplicações específicas. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

4 Abordagem de Descrição de Domínio A abordagem de frameworks orientados a objetos produz uma descrição de um domínio para ser reutilizada. Um framework é um esqueleto de implementação de uma aplicação ou de um subsistema de aplicação, em um domínio de problema particular. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

5 Classes Abstratas e Concretas Um framework é composto de classes abstratas e concretas e provê um modelo de interação ou colaboração entre as instâncias de classes (objetos) definidas pelo framework. Um framework é uma coleção de classes abstratas e concretas e as interfaces entre elas, e é o projeto de um subsistema. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

6 Framework Frameworks não são simplesmente coleções de classes. Ao contrário, são caracterizados com rica funcionalidade e interconexões entre classes de objetos, que provêem uma infraestrutura para o desenvolvedor. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

7 Framework Uma classe abstrata é um projeto para um único objeto. Um framework é o projeto de um conjunto de objetos que colaboram para executar um conjunto de responsabilidades. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

8 Uso de Framework Um framework é uitilizado através de configuração ou conexão de classes concretas e derivação de novas classes concretas a partir das classes abstratas do framework.... não apenas classes, mas a forma como as instâncias das classes colaboram... Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

9 Framework e Reutilização A diferença fundamental entre um framework e a reutilização de classes de uma biblioteca. É que neste segundo caso são usados artefatos de software isolados, cabendo ao desenvolvedor estabelecer sua interligação, e no caso do framework, é procedida a reutilização de um conjunto de classes interrelacionadas. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

10 Desenvolvimento de Aplicações Aplicação desenvolvida totalmente. Aplicação desenvolvida reutilizando classes de biblioteca. Aplicação desenvolvida reutilizando um framework. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

11 Caracterização de um Framework Os frameworks fornecem infraestrutura de projeto disponibilizada ao desenvolvedor da aplicação, que reduz a quantidade de código a ser desenvolvida, testada e depurada. As interconexões preestabelecidas definem a arquitetura da aplicação, liberando o desenvolvedor desta responsabilidade. O código escrito pelo desenvolvedor visa estender ou particularizar o comportamento do framework. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

12 Caracterização de Framework Um papel do framework é fornecer o fluxo do controle da aplicação. Assim, em tempo de execução as instâncias das classes desenvolvidas esperam ser chamadas pelas instâncias das classes do framework. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

13 Geração de Aplicações Um framework se destina a gerar diferentes aplicações para um domínio. Precisa, então, conter uma descrição dos conceitos deste domínio. As classes abstratas de um framework são os repositórios dos conceitos gerais do domínio de aplicação. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

14 Geração de Aplicações No contexto de um framework, um método de uma classe abstrata pode ser deixado propositalmente incompleto para que sua definição seja acabada na geração de uma aplicação. Apenas os atributos a serem utilizados por todas as aplicações de um domínio são incluídos em classes abstratas. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

15 Ótica de Reuso Os frameworks invertem a ótica de reuso das classes, da abordagem bottom-up para a abordagem top-down: o desenvolvimento inicia com o entendimento do sistema contido no projeto do framework, e segue no detalhamento das particularidades da aplicação específica, o que é definido pelo usuário do framework. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

16 Ótica de Reuso Assim, a implementação de uma aplicação a partir do framework é feita pela adaptação de sua estrutura de classes, fazendo com que esta inclua as particularidades da aplicação. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

17 Granularidade Nível de granularidade de um framework: 1. Podem conter o projeto genérico completo para um domínio de aplicação, ou... Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

18 Frameworks como Patterns 2. Frameworks podem oferecer simples patterns que guiam a colaboração de objetos de modo que eles possam modelar as aplicações do mundo real. Poucas e pequenas construções de alto nível que solucionam situações comuns em projetos, a serem usadas como partes de um projeto (Design Patterns). Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro

19 Design Patterns Um design pattern é uma solução efetiva para um problema de projeto importante. É reutilizável, no que é aplicável a uma gama de problemas de projeto em uma ampla variedade de diferentes circunstâncias. Patterns são soluções de projeto e implementação, expressas em termos de moldes semi-implementados. Computação Distribuída UNIRONDON - Cuiabá - MT João Bosco Mangueira Sobral Daniela Barreiro Claro


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