A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR."— Transcrição da apresentação:

1 CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR

2 Para ampliar o conhecimento das crianças sobre natureza e sociedade é importante que o professor desenvolva algumas estratégias de ensino como: Propor questões instigantes ou problematizações sobre fatos sociais, elementos ou fenômenos da natureza; Propor questões instigantes ou problematizações sobre fatos sociais, elementos ou fenômenos da natureza; Consederar os conhecimentos prévios sobre os assuntos para planejar uma sequencia de atividades que possibilite uma aprendizagem significativa; Consederar os conhecimentos prévios sobre os assuntos para planejar uma sequencia de atividades que possibilite uma aprendizagem significativa;

3 Utilizar diferentes estratégias de busca de imformações atravé de atividades que facilitem as novas buscas; Utilizar diferentes estratégias de busca de imformações atravé de atividades que facilitem as novas buscas; Coletas de dados – Questões elaboradas pelas crianças, com a ajuda do professor, para diferentes segmentos da comunidade; Coletas de dados – Questões elaboradas pelas crianças, com a ajuda do professor, para diferentes segmentos da comunidade; Experiências diretas – Ampliar a possibilidade de observação e exploração ativa do meio natural e social através de passeios nos arredores ou mais distantes da instituição; Experiências diretas – Ampliar a possibilidade de observação e exploração ativa do meio natural e social através de passeios nos arredores ou mais distantes da instituição; Incentivar a leitura de imagens e objetos através de observações detalhadas, discriçãodos elementos que as compõem e a relacionar com o tema que está sendo trabalhado; Incentivar a leitura de imagens e objetos através de observações detalhadas, discriçãodos elementos que as compõem e a relacionar com o tema que está sendo trabalhado;

4 RECURSOS MATERIAIS RECURSOS MATERIAIS Os recursos materiais não precisam ser necessariamente materiais didáticos. É importante considerar as pessoas da comunidade, como importante fonte de informação para compartilhar os conhecimentos que possuem com as crianças. Os materiais informativos e explicativos,é interessante que apresentem informações divergentes ou complementares para encrementar as reflexões.

5 DIFERENTES FORMAS DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS O processo de investigação de um tema deve ser organizado e registrado como produtos concretos de aprendizagem. O registro pode ser apresentado em diferentes linguagens e formas: textos coletivos ou individuais, murais ilustrados, desenhos, maquetes.... A sistematização ocorre no decorrer do processo, e não somente no final.

6 O professor pode organizar um registro coletivo, confeccionando,com as crianças, álbuns, diários ou cadernos de anotação escritos ou desenhados o que aprenderam durante o trabalho, com o objetivo de relembrar as informações obtidas e as conclusões a que as crianças chegaram.

7 COOPERAÇÃO COOPERAÇÃO O desenvolvimento de atitudes cooperativas e solidárias é um dos objetivos da Educação Infantil é imprescindível propor à criança a cooperação como um desafio para que ela reconheça seus limites e sinta-se instigada a ultrapassá-los. O desenvolvimento de atitudes cooperativas e solidárias é um dos objetivos da Educação Infantil é imprescindível propor à criança a cooperação como um desafio para que ela reconheça seus limites e sinta-se instigada a ultrapassá-los.

8 ATIVIDADES PERMANENTES ATIVIDADES PERMANENTES Cuidados com os animais e plantas criados e cultivados na sala ou no espaço externo da escola; Cuidados com os animais e plantas criados e cultivados na sala ou no espaço externo da escola; Cuidados com o meio ambiente, relacionandos a organização e conservação dos materiais e espaços coletivos, à coleta seletiva de lixo, à economia de energia e água...

9 Jogos e brincadeiras nas quais as crianças poderão estar em contato com temas relacionados ao mundo social e natural. Projetos como forma de organização didática mais adequada, devido à natureza e a diversidade dos conteúdos e o seu caráter interdisciplinar.

10 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO Deve privilegiar: A independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis ao trabalho e traduzir na forma como é organizado a memória do trabalho desenvolvido pela criança. A participação da criança tanto na montagem, organização e manutenção do espaço.


Carregar ppt "CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google