A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÕES É o conjunto de meio técnico e materiais usados para transmissão de mensagens (ligações) faladas e escritas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÕES É o conjunto de meio técnico e materiais usados para transmissão de mensagens (ligações) faladas e escritas."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÕES É o conjunto de meio técnico e materiais usados para transmissão de mensagens (ligações) faladas e escritas.

2 MISSÃO DAS COMUNICAÇÕES
Sua principal missão é levar em tempo útil e em segurança, a mensagem do elemento interessado.

3 MEIOS DE COMUNICAÇÕES Os meios de comunicações dividem-se em duas classes principais: a) Os AGENTES DE COMUNICAÇÕES: - Mensageiro – Pombo-Correio – Cão estafeta. b) Os PROCESSOS DE COMUNICAÇÕES: - ÓTICOS: Projetos – Sinalizadores a braço – Painéis – Artifícios pirotécnicos – Evolução de avião. - MECÂNICOS: Mensagem lastrada – Apanha mensagem. - ACÚSTICOS: Sirenes – Apitos – etc. - ELÉTRICO: Com fio - Sem fio.

4 MENSAGEM O termo “Mensagem”, como é empregado nas comunicações, abrange todas as ordens, instruções, partes e outros documentos, em texto claro e criptografado, bem como, fotografias, cartas, esboços e desenhos, que possam ser transmitido por meio de comunicações.

5 MENSAGEIRO É o emprego do homem para o transporte de mensagens. Pode ser o homem a pé, montado ou motorizado (viatura, avião, helicóptero). Pode ser utilizado só um homem ou mensageiros.

6 CLASSIFICAÇÃO DAS MENSAGENS
As mensagens classificam-se em: ULTRA-SECRETA, SECRETA, CONFIDENCIAL E RESERVADA .

7 PRECEDÊNCIA Designação que determina a ordem relativa em que a mensagem deve ser processada e transmitida: URGENTÍSSIMA (UU), URGENTE (U), PRIORIDADE DE OPERAÇÕES (POP), PRIORIDADE (P), COMUM (C) E SECUNDÁRIA (S).

8 PROCESSOS ELÉTRICOS COM FIO
Podem ser: Telégrafo, telefone, teletipo e fac-símile.

9 PROCESSOS ELÉTRICOS SEM FIO
Podem ser: rádio-telefonia, rádio-telegrafia, rádio teletipo e rádio fac-símile.

10 RADIO TELEFONIA É a transmissão e recepção de mensagens, por meio das ondas de rádio. Permite instalações pouco visíveis e pouco vulneráveis, fácil instalação, rápido transporte, permitindo seu uso em deslocamento e não necessita de pessoal muito especializado, porém, grandemente indiscreto, necessita de criptografia, possível de localização de transmissor pela radiogoniometria, sofre interferência pelo inimigo e fenômenos atmosféricos, fácil captação das mensagens pelo inimigo.

11 RÁDIO-TELEGRAFIA É a transmissão e recepção de sinais de código Morse pelas ondas de rádio. Apresenta as mesmas características do telégrafo, porém, é mais discreto, possuindo instalações pouco visíveis, no entanto necessita de pessoal cuidadosamente instruído, requerendo conhecimento do código Morse.

12 RÁDIO-TELETIPO É a transmissão e recepção de impulsos elétricos correspondente às letras do alfabeto por meio de ondas de rádio. De modo geral possui as mesmas vantagens do teletipo, mas é de peso e material complexo, exigindo pessoal técnico e especializado em suas manutenção e exploração.

13 RÁDIO-FAC-SIMILE É a transmissão e recepção de imagens fixas, usando ondas de rádio. Transmite imagens planas por intermédio do rádio, assemelha-se à televisão, apenas transmitindo e recebendo imagens fixas. É mais precário que o fac-símile e seu uso é muito restrito em campanha, quase nulo.

14 ESCRITURAÇÃO DAS MENSAGENS
Em regra as mensagens devem ser escritas na “CADERNETA DE MENSAGENS ”, na forma estabelecida pelas prescrições contidas na capa de referida caderneta. Na falta desta, qualquer papel poderá ser utilizado, desde que permite fácil e rápida compreensão do texto escrito.

15 DADOS ESPECIFICADOS NA MENSAGEM
Deve especificar-se os seguintes dados, indispensáveis a toda mensagem: DESTINATÁRIO, EXPEDIDOR, REDATOR, GRUPO DATA-HORA, CLASSIFICAÇÃO DE SEGURANÇA E PRECEDÊNCIA.

16 TIPO DE MENSAGEIRO O critério a escolha do tipo de mensageiro, deve se basear no estudo dos seguintes fatores: Urgente, extensão e conteúdo da mensagem, terreno, meios de transporte e condições atmosféricas.

17 GRUPO DATA-HORA GRUPO DATA-HORA: é o conjunto de algarismo e letras que indicam a data e a hora das mensagens. Os meses, são representados pelas suas três primeiras letras e os anos, pelos seus algarismos das dezenas e unidades. As horas são indicadas por um conjunto de quatro algarismos, dos quais os dois primeiros correspondem as horas e os dois últimos, aos minutos. Esse conjunto de algarismo é seguido de uma letra indicadora do fuso horário de Greenwich, letra Z e a letra P para o fuso horário do Rio de Janeiro. Exemplo: o grupo data-hora Z jul 97, representa oito horas e vinte e cinco minutos do dia cinco de julho de 1997.

18 MENSAGEIRO MAIS USADO De um modo geral, usamos: Mensageiro a pé, quando não existe meios de transporte disponíveis, para transmitir mensagens a curta distância, ou quando o terreno e a situação comportem outro meio, de um modo geral, nas pequenas frações que não dispõem de outros meios.


Carregar ppt "COMUNICAÇÕES É o conjunto de meio técnico e materiais usados para transmissão de mensagens (ligações) faladas e escritas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google