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AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

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Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção Professor produtor: Paula Cunha de Carvalho Revisor: Juliana de Oliveira Validador: Tâmara Bezerra Disciplina Ano Aula número GEOGRAFIA 3 Tema da Aula Digital Regionalização do território: O que é regionalizar? Por que regionalizar?

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar as diversas possibilidades de regionalização de um território (de acordo com um dado referencial). Compreender o conceito de região e regionalização; Reconhecer a importância do processo de regionalização para o estudo/conhecimento dos territórios. Referencial Teórico Sampaio, Fernando dos Santos. Para viver juntos: geografia 7º ano: ensino fundamental, 1.ed.rev.-- São Paulo: Edições SM, I. Sampaio, Fernando dos Santos. II. Medeiros, Marlon Clóvis. Boligian, Levon. Geografia espaço e vivência:introdução à ciência geográfica, 7º ano – 3.ed. reform. – São Paulo: Atual, 2009 I. Boligian, Levon. II. Martinez, Rogério. III. Vidal, Wanessa Pires Garcia. IV. Boligian, Andressa Turcatel Alves.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? Na aula passada, você estudou sobre o processo de formação do território brasileiro. Veja no link uma linha de tempo com os principais acontecimentos desse processo para você relembrar.

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deve relembrar o conteúdo da última aula, enfatizando a questão do território brasileiro, pois essa compreensão do que é território será base para a noção dessa aula, onde o aluno irá aprender o que significa regionalizar o territórios. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula você vai aprender sobre os diversos assuntos relacionados à regionalização de um território e no final da aula você estará pronto para: Identificar as diversas possibilidades de regionalização de um território (de acordo com um dado referencial). Compreender o conceito de região e regionalização; Reconhecer a importância do processo de regionalização para o estudo/conhecimento dos territórios.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, são apresentados, de forma bastante simples, o conteúdo e os objetivos da aula. As atividades propostas visam levar o aluno à compreender o significado de REGIÃO para a geografia, como ela é formada e pra que se divide áreas, territórios, em regiões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula:

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
O nosso Brasil é um grande país em extensão territorial. Observando os mapas acima, além de percebemos a divisão do país por estados, o que mais esses mapas tem em comum? Que outra divisão acontece em ambos os mapas? Para lembrar quais são os estados do Brasil e onde eles se localizam, clique no jogo e divirta-se! Em ambos os mapas, o Brasil foi divido em REGIÕES. Continue nossas atividades para saber mais sobre esse assunto.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A pergunta-desafio pode ser considerada um momento importantíssimo da aula, pois ela pode ser utilizada para despertar o interesse e a curiosidade do aluno pelo tema a ser abordado. Nessa atividade, a simples proposta é que os alunos percebam que, em ambos os mapas, o Brasil está dividido em regiões, apesar de serem diferentes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link é para os alunos relembrarem os estados brasileiros Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Estudar as regiões e como elas são formadas é muito importante para conhecermos melhor nossa cidade, estado, país e o nosso mundo. Através delas podemos conhecer mais profundamente cada cantinho do nosso planeta e dessa forma descobrir também as necessidades que cada região apresenta. Desse modo nós, os governos, as instituições podem agir tomando medidas que possam ajudar e melhorar cada vez mais cada região. Assista ao vídeo com diversas paisagens de diferentes regiões do Brasil.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aproveitando a discussão iniciada anteriormente, o professor pode direcioná-la, de modo que os alunos consigam perceber a importância do estudo desse tema. Abordar aspectos que mostrem a grande diversidade do Brasil e a necessidade da regionalização como facilitador para o estudo do espaço geográfico. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
As cores do mapa ao lado mostra a divisão do Brasil em: Estados Municípios Zonas Regiões

13 Atividade 5: Protocolo Educoquiz 1 – O que você já sabe?
A resposta correta é a letra D. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! O mapa mostra a divisão do Brasil em regiões. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra D.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) Quando dividimos um espaço em regiões, de acordo com um ou mais critérios, estamos fazendo uma: Territorialização Regionalização Espacialização Criterialização

15 Atividade 6: Protocolo Educoquiz 1 – O que você já sabe?
A resposta correta é a letra B. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Quando dividimos um espaço em regiões, de acordo com um ou mais critérios, estamos fazendo uma regionalização.. Feedback negativo: Que pena! A resposta correta é a letra B. Quando dividimos um espaço em regiões, de acordo com um ou mais critérios, estamos fazendo uma regionalização.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3) Observe os mapas abaixo e responda: Os - Os três mapas mostram diferentes formas de regionalização do Brasil. Sobre o tema REGIONALIZAR podemos afirmar que: Apenas países podem ser regionalizados e divididos. Os três mapas ilustrativos foram regionalizados da mesma forma. Em cada mapa se estabeleceu um critério de regionalização diferente. Não existem regionalizações para o território do Brasil Fonte: Fonte:

17 Atividade 7: Protocolo Educoquiz 1 – O que você já sabe?
A resposta correta é a letra C. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Em cada mapa se estabeleceu um critério de regionalização diferente. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra C. Essa alternativa não aponta uma afirmativa correta sobre a regionalização.

18 Atividade 5/7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Este Educoquiz é composto por três questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sobre o assunto da aula. Nele, há feedbacks corretivos que auxiliarão no processo de realização do game e também farão direcionamentos quanto aos conteúdos que devem ser estudados na aula. Neste momento, o professor pode utilizar o game como um recurso de sondagem do conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo a ser abordado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12 a 15

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Existem, em nosso planeta, diversas regiões diferentes e cada uma apresentando características importantes que as identificam e diferenciam de outras regiões. Mas como será que elas são formadas e classificadas? Que elemento pode nos ajudar a fazer essa classificação? Por que um mesmo espaço pode ser dividido em várias regiões? Bom, essas questões são importantes pra gente pensar e refletir sobre o tema da nossa aula. Continue as atividades para saber mais!

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno deverá ser levado à reflexão de questões que norteiam o tema da nossa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula:

22 Atividade 9: Dividindo os espaços
Vamos pensar em um município e como podemos dividi-lo em partes de acordo com o uso que fazemos desse espaço, ou seja, se simplesmente o utilizamos como moradia, ou para o trabalho industrial ou para uso agropecuário. Você conseguiria dar nomes à essas três partes em que foram divididas esse município? E o que nos orientou para dividirmos ou classificarmos esse município em outras partes dentro dele? Clique no link de texto para entender melhor essa divisão espacial.

23 Atividade 9: Dividindo os espaços
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade faz um exercício que envolve uma regionalização que se baseia em conhecimentos prévios que o aluno já construiu ao longo do seu processo ensino-aprendizagem, diferenciando áreas de um município. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

24 Atividade 10: Mudando critérios
Quando mudamos o critério de divisão e classificação de um espaço, formamos outras regiões. Veja o exemplo do município do Rio de Janeiro. Existe uma divisão que considera a localização dos bairros e foi feita para facilitar a organização e a administração do município. São as zonas da cidade do Rio de Janeiro. Clique no link para ver um mapa com os bairros da cidade do Rio de Janeiro e as zonas a qual pertencem e descubra em qual zona da cidade o bairro que você mora se localiza.

25 Atividade 10: Mudando critérios
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno deverá compreender que as classificações das regiões mudam, se mudarmos os critérios que irão classificá-las. Sendo assim, na atividade anterior dividimos um município em regiões diferentes dessa atividade, ou seja, na divisão do município do Rio de Janeiro formamos outras regiões, pois mudamos o critério de regionalização. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

26 Atividade 11: Dividindo o espaço escolar
Para sua escola ter um bom funcionamento, como a diretora deve dividi-la de forma que ela possa administrá-la bem? Será que podemos dividir o espaço escolar em regiões? Ou seja, será que podemos regionalizar o espaço escolar? Procure, junto com seus colegas, dividir a escola em áreas menores de acordo com critérios estabelecidos por vocês. E clique no link para ver uma proposta dessa “regionalização” do espaço escolar. E continue nossas atividades para saber mais sobre região e regionalização.

27 Atividade 11: Dividindo o espaço escolar
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno deverá fazer um exercício de regionalização utilizando o ambiente escolar para dividi-lo em regiões. Esse é um bom exercício que objetiva a concretização do conceito de regionalização a partir de um ambiente muito conhecido e que faz parte da realidade do aluno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula:

28 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Observe o mapa e responda: em ambos os mapas o Brasil está dividido em regiões. O que faz com que, no mesmo país, sejam formadas regiões diferentes? A mudança no critério de divisão das regiões. A imensidão do território nacional do brasileiro. O grande número populacional do nosso país. A diversidade cultural da nação brasileira

29 Atividade 12: Protocolo Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
A resposta correta é a letra A. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! O que faz com que no mesmo país, sejam formadas regiões diferentes é o cirtério de divisão dessas regiões. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra A.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
 2) Aprendemos que a cidade do Rio de Janeiro é regionalizada em zona e em bairros. Qual é a localização dos bairros listados abaixo, respectivamente: COPACABANA – CAMPO GRANDE – PENHA - CAJU Zona Oeste – Zona Sul – Centro – Zona Norte Zona Sul – Zona Oeste – Zona Norte – Centro Centro – Zona Sul – Zona Norte – Zona Oeste Zona Sul – Centro – Zona Oeste – Zona Norte

31 Atividade 13: Protocolo Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
A resposta correta é a letra B. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Os bairros localizam-se justamente nessas regiões. Feedback negativo: A resposta correta é: Zona Sul – COPACABANA Zona Oeste – CAMPO GRANDE Zona Norte – PENHA Centro - CAJU

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3) Para conhecer e administrar melhor um território é preciso regionalizá-lo, ou seja, é preciso dividi-lo em: Regiões Povoados Sociedades Partidos

33 Atividade 14: Protocolo Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
A resposta correta é a letra A. Feedback positivo: Para conhecer e administrar melhor um território é preciso regionalizá-lo, ou seja, é preciso dividi-lo em regiões. . Parabéns, sua resposta está correta! Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra A.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4) Se a regionalização do território da sua escola facilita sua administração, imagina a do planeta Terra, que é muito maior! Regionalizar o espaço mundial é importante porque: Dificulta o estudo das características dos países Todos os países do mundo possuem características semelhantes c) O estudo de todos os continentes ao mesmo tempo é muito complicado d) Trata-se de um espaço muito pequeno

35 Atividade 15: Protocolo Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
A resposta correta é a letra C. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra C. Regionalizar o espaço mundial é importante porque o estudo de todos os continentes ao mesmo tempo é muito complicado, devido aos grandes contrastes existentes entre os países. .

36 Atividade 12/15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade consiste na realização de um quiz contendo quatro perguntas de múltipla escolha com quatro alternativas em cada uma. Essas questões apresentam graus de dificuldade que variam entre médio e difícil e possuem feedbacks corretivos, que vão direcionar o encaminhamento da atividade. As perguntas contemplam o conteúdo que foi trabalhado até o momento na aula digital, podendo ser utilizadas pelo professor como instrumento de sondagem e de verificação da aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula:

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 22 Checagem ATIVIDADE 23 a 27

38 Atividade 16:Mas afinal, o que é região?
Em nosso dia-a-dia, a palavra região é utilizada em várias ocasiões. Falamos em região industrial, região da seca, região do IBGE, região natural, região mais pobre ou mais rica, entre várias outras. Todas elas possuem uma característica comum independentemente do tamanho, pois são áreas que se diferenciam do seu entorno por uma ou mais particularidades, ou seja, na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas. Você sabia que o estado do Rio de janeiro é dividido em regiões? Clique no link abaixo para ver um mapa com as regiões do estado do Rio de Janeiro.

39 Atividade 16:Mas afinal, o que é região?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno deverá compreender o conceito de região, bem como perceber a importância do tema. A atividade mostra uma outra regionalização que é a do Estado do Rio de Janeiro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

40 Atividade 17: Região e regionalização. Qual é a diferença? li
Regionalizar significa escolher a forma como iremos dividir uma área em regiões. A regionalização pode ser definida por diferentes aspectos ou critérios (físicos, socioeconômicos) e tendo em vista diferentes objetivos, como políticos, econômicos, administrativo, de divulgação de dados estatísticos, planejamento entre outros. Podemos, por exemplo, regionalizar o Brasil com base (ou critério) no nível de exclusão digital da população, ou seja, de acordo com o número de pessoas que não possuem acesso à internet em cada estado. Clique no link para ver um mapa com essa regionalização.

41 Atividade 17:Região e regionalização. Qual é a diferença?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno deverá compreender a diferença entre os conceitos região e regionalização. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

42 Atividade 18: Para que serve a regionalização? li
Nas próximas atividades vamos conhecer várias formas de regionalização de diversas áreas. Mas, para quê serve a regionalização? Qual a finalidade ou a importância de se dividir uma área em regiões? Clique no link para saber mais.

43 Atividade 18: Para que serve a regionalização?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade serão abordados os principais objetivos de uma regionalização. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

44 Atividade 19: Uma forma “natural” de regionalizar - A proposta de regionalização de Aziz Ab’Sáber
Uma forma muito interessante para regionalizar o território brasileiro foi criada pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, que dividiu o Brasil de acordo com os “domínios morfoclimáticos”. Essa regionalização é um pouco diferente das demais, pois leva em consideração apenas aspectos naturais do território, tais como vegetação, relevo e clima. Clique nos links abaixo para saber um pouco mais sobre essa regionalização.

45 Atividade 19: Uma forma “natural” de regionalizar - A Proposta de Regionalização de Aziz Ab’Sáber
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno deverá identificar mais uma nova forma de regionalização do Brasil, esta baseada em aspectos naturais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula:

46 Atividade 20: Regionalização física ou natural da Terra
As regionalizações podem ser feitas em vários níveis do espaço, desde o planeta todo até os bairros, ruas e quadras de uma cidade, ou seja, em várias escalas diferentes. Observe uma forma de regionalização no mapa a seguir, onde foi utilizado o critério físico ou natural para a regionalização do nosso planeta: No mapa visualizamos os continentes América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida, que são as grandes porções de terras emersas. Os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e Glacial Ártico e Antártico preenchem as terras imersas.

47 ATIVIDADE 20: Regionalização física ou natural da Terra
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade é um outro exemplo de regionalização, mudando a escala para o nível global, mostrando a regionalização mais conhecida que é a divisão do nosso planeta em continentes. O mapa ilustrativo é um apoio para a atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

48 Atividade 21: Regionalização sócio econômica da Terra
Olhando para o mapa abaixo, você saberia dizer como o mundo foi regionalizado? Se você respondeu que a divisão é de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acertou. Essa é uma regionalização que vai considerar como critério o grau de desenvolvimento econômico dos países do nosso planeta.

49 ATIVIDADE 21: Regionalização sócio econômica da Terra
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade visa instigar aos alunos à análise de um mapa, procurando definir as regiões formadas e o critério de regionalização. O mapa ilustrativo é um apoio para o professor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula:

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Analise a tabela abaixo: Os dados da tabela indicam os aumentos percentuais no Brasil na capacidade de produção de energia elétrica instalada até Esses dados foram divididos por: Percentuais Regiões Meses Produção MW

51 Atividade 22: Protocolo Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
A resposta correta é a letra B. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Os dados da Tabela foram divididos em regiões do Brasil. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra B. Essa alternativa não corresponde a como os dados foram divdiidos no Brasil.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2) O mapa a seguir mostra a regionalização do Brasil por domínios morfoclimáticos no nosso país. Podemos definir como critério para essa regionalização os aspectos: Econômicos Populacionais Naturais Sociais

53 Atividade 23: Protocolo Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
A resposta correta é a letra C Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Essa regionalização tem como critérios os aspectos ou características naturais do nosso país. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra C, pois essa alternativa não está relacionada ao domínios morfoclimáticos do nosso país.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3) Regionalizar o Brasil é tarefa difícil, pois o país é extenso, com grandes diversidades naturais e uma sociedade formada por diferentes povos. Sobre o tema regionalização NÃO podemos afirmar que: a) As regiões diferenciam-se umas das outras por suas características próprias. b) Regionalizar o espaço geográfico é dividi-lo em regiões que possuam as mesmas características. c) Apenas são passíveis de serem regionalizados grandes territórios, como por exemplo, países. d) Para regionalizar é possível a utilização de diferentes critérios.

55 Atividade 24: Protocolo Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
A resposta correta é a letra C. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! A regionalização pode ser feita em diferentes escalas. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra C. Essa é uma afirmativa verdadeira sobre a regionalização.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4) O mapa ao lado traz uma divisão do planeta Terra em continentes. Essa regionalização se baseou no critério: Físico ou natural Econômico e social Somente populacional Paisagístico do planeta

57 Atividade 25: Protocolo Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4) A resposta correta é a letra A. Feedback positivo: Parabéns, sua resposta está correta! Essa divisão se baseou no critério físico ou natural do nosso Planeta. Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra A. Essa alternativa não é um critério para a regionalização do nosso planeta em continentes.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5) Interprete a tabela e responda a questão: Os dados da tabela estão agrupados de acordo com: a) Divisão por trabalhadores b) Divisão populacional c) Divisão regional d) Divisão percentual

59 Atividade 26: Protocolo Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
A resposta correta é a letra C. Feedback positivo: A tabela está organizada de acordo com a divisão regional do Brasil. Parabéns, sua resposta está correta! Feedback negativo Que pena! A resposta correta é a letra C. A tabela não está organizada de acordo com a proposta de divisão que você assinalou.

60 Atividade 22/26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade consiste na realização de um quiz contendo cinco perguntas de múltipla escolha com quatro alternativas em cada uma. Essas questões apresentam graus de dificuldade que variam entre médio e difícil e possuem feedbacks corretivos, que vão direcionar o encaminhamento da atividade. As perguntas contemplam o conteúdo que foi trabalhado até o momento na aula digital, podendo ser utilizadas pelo professor como instrumento de sondagem e de verificação da aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A`s Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula:

61 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 27

62 Atividade 27: Você está sendo desafiado
Observando o mapa ao lado, responda as seguintes questões: O continente do mapa está regionalizado? Em caso afirmativo, em quais regiões? Podemos definir qual foi o critério utilizado para formar essas regiões? Em qual dessas regiões o Brasil está localizado? E clique aqui para conferir!

63 Atividade 27: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade propõe um desafio, onde o aluno deverá, através de um mapa, responder as questões referentes â regionalização do mesmo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula:

64 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 28 Resumo ATIVIDADE 29 Próximo tema ATIVIDADE 30

65 Atividade 28: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu o tema da aula, faça um resumo em seu caderno utilizando as palavras-chave abaixo. REGIÃO – CRITÉRIOS - CONTINENTES – REGIONALIZAÇÃO – TERRITÓRIO - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS – DIVISÃO REGIONAL MUNDIAL

66 Atividade 28: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade propõe que os alunos criem, individualmente, uma lista com 10 palavras mais significativas para eles sobre o conteúdo trabalhado na aula. Em seguida, solicite que eles as enumerem em ordem crescente, de acordo com o seu aprendizado. Dessa forma, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre o seu aprendizado, criando e organizando uma “estrutura” de como esse processo ocorreu. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

67 Atividade 29: Educossíntese
Veja se você usou em seu resumo ao menos 5 frases que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Se suas frases não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Estudar as regiões e como elas são formadas é muito importante para conhecermos melhor nossa cidade, estado, país e o nosso mundo. As regiões são áreas que se diferenciam do seu entorno por uma ou mais particularidades. Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.  Através da regionalização os governos, as instituições podem agir tomando medidas que possam ajudar e melhorar cada vez mais cada região. Quando mudamos o critério de divisão e classificação de um espaço, formamos outras regiões. Regionalizar significa escolher a forma como iremos dividir uma área em regiões. A regionalização pode ser definida por diferentes aspectos ou critérios. A regionalização do Brasil de acordo com os “domínios morfoclimáticos” leva em consideração apenas aspectos naturais do território, tais como vegetação, relevo e clima. As regionalizações podem ser feitas em vários níveis do espaço, deste o planeta todo até os bairros, ruas e quadras de uma cidade.

68 Atividade 29: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, são expostos 10 pontos principais trabalhados no decorrer da aula digital para que os alunos verifiquem se, ao menos, 5, das 10 palavras apontadas por eles anteriormente, são citadas nessa síntese. Nesse momento, o professor pode fazer indagações, sugerir reflexões sobre o que foi registrado e fazer a verificação junto com os alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

69 Atividade 30: Na próxima aula...
Você sabia que existe uma regionalização oficial do Brasil? E que existe um órgão responsável por essa regionalização? Continue na próxima aula e você aprenderá muito mais sobre o nosso país, conhecendo mais o nosso território. Até lá!

70 Atividade 30: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta última atividade, é proposto um fechamento do conteúdo abordado nessa aula digital e estabelecida uma conexão com o conteúdo posterior, por meio da apresentação da pergunta-desafio que norteará a discussão inicial da próxima aula, abordando a temática do texto oral como prática discursiva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula:

71 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Cadernos pedagógicos de geografia para o 7ºano – 1º bimestre PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema


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