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Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
2014

2 Momentos de formação 1º Momento 2º Momento
Os Sistemas de Avaliação: a importância para as redes de ensino. 2º Momento Os resultados: leitura, interpretação e intervenções.

3 1º Momento Os Sistemas de Avaliação

4 Os Sistemas de Avaliação
Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino. As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la.

5 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
2 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 1 Determinação da população a ser avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 5 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

6 O SAETHE Um olhar para a rede

7 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede
Edição Entrada 2014 Saída 2014 Educação Infantil (2º período) - Língua Portuguesa (leitura e escrita) 2º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 3º ano EF Se liga (3º ano EF) 4º ano EF Acelera (4º ano EF) 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática Monitoramento das atividades dos Programas executados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em uma parceria entre a Secretaria e o Instituto. A parceria envolve 4 programas: Acelera Brasil, Se Liga, Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, onde atende 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os técnicos da Semec realizaram uma síntese dos programas, e apresentaram como está sendo seu desenvolvimento dentro do seu objetivo, que é alfabetizar alunos com distorção idade/série do 1º ao 5º ano, para atingir a meta da secretaria que é alfabetizar 100% dos alunos atendidos pelo programa. O programa trabalha com indicadores de sucesso e com rotina organizada em sala de aula. Os indicadores são frequência de alunos, para casa não feitos, planejamentos, dias letivos, alunos abaixo da media, leitura e escrita, que são acompanhados sistematicamente através de relatórios e tomada de decisões para melhor intervir objetivando alcançar as metas propostas. Assim o programa foi desenvolvido para dar subsídios para que as escolas possam promover o trabalho pedagógico articulando com indicadores e metas, planejamentos e avaliações, gerenciados de forma eficaz e eficiente, retomando as ações em todas as escolas com foco no ciclo de alfabetiz

8 Menor periodicidade entre os ciclos avaliados
Edição Etapas Disciplinas Entrada 2014 2º ano EF, 4º ano EF, e 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita/produção de texto) e Matemática Saída 2014 Educação Infantil (2º período), 2º ano EF, 3º ano EF, Se liga (3º ano EF), 4º ano EF, Acelera (4º ano EF) e 8º ano EF

9 Definição da série e áreas do conhecimento
Edição Entrada Saída 2014 4º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 4º ano EF / Acelera 4º ano EF

10 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação
SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Modificar até slide 21

11 SAETHE 2014 Modificar até slide 21

12 SAETHE 2014 Modificar até slide 21

13 Uso dos Resultados Professor Projetos de intervenção pedagógica
Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Planejamento das ações de sala de aula Ações de reforço escolar Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

14 Uso dos Resultados Aluno e família
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

15 2º Momento Os Resultados

16 Como trabalhar os resultados na escola
O trabalho de intervenção realizado em cada escola, deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

17 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo
Qual é o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual é o trabalho desenvolvido com a equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

18 O acesso aos resultados
Equipe gestora Conhecer os resultados gerais da escola. Orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

19 O acesso aos resultados
Equipe pedagógica Conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos estudantes; Relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes (TRI E TCT); Reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e recursos pedagógicos para o melhor desenvolvimento dos estudantes;

20 O acesso aos resultados Equipe pedagógica
Conhecer os resultados gerais da escola: etapas avaliadas e percentual de participação; etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina.

21 Como os dados podem ser acessados? Revista Impressa.
Acesso ao portal – SAETHE:

22

23 Resultados por ESCOLA Foco na TRI. Resultados por ALUNO Foco na TCT.

24

25 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

26 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

27 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

28 Resultados – Língua Portuguesa (Escrita)

29 Resultados – Língua Portuguesa (Escrita)

30 Resultados – Língua Portuguesa (Escrita)

31 O que representa a Proficiência Média?
O que é proficiência? É a medida que representa um determinado traço latente (aptidão) Teoria da Resposta ao Item (TRI) Grupo de modelos matemáticos e estatísticos que descrevem a associação entre a aptidão de um indivíduo e a probabilidade de uma resposta a um item

32 O que representam os Padrões de Desempenho?
Do mais básico... RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

33 O que representam os Padrões de Desempenho?
Área Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) Até 600 pontos De 600 a 650 pontos De 650 a 750 pontos Acima de 750 pontos

34 Abaixo do Básico – Leitura

35 Abaixo do Básico – Leitura

36 Básico – Leitura

37 Básico – Leitura

38 Adequado – Adequado

39 Adequado

40 Avançado – Leitura

41 Avançado

42 Abaixo do Básico – Escrita

43 Abaixo do Básico – Escrita

44 Básico – Escrita

45 Básico – Escrita

46 Adequado – Escrita

47 Adequado – Escrita

48 Adequado – Escrita

49 Avançado

50 O teste de Escrita A incorporação da avaliação da escrita nas avaliações educacionais em larga escala revela um avanço nas políticas de avaliação, uma vez que, ao se avaliar a escrita, obtém-se um diagnóstico mais completo da qualidade da educação ofertada pela rede pública de ensino. Por se tratar de uma avaliação da escrita para o ciclo de alfabetização, esse diagnóstico torna-se ainda mais rico, pois pode-se ter uma visão mais ampla e completa do processo de aprendizagem da língua escrita por estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental.

51 O que foi avaliado no teste de Escrita?
///

52 Como a Escrita foi avaliada?

53 Como a Escrita foi avaliada?

54 Como a Escrita foi avaliada?
A PRIMAVERA CHEGOU AO CAMPO.

55 Como a Escrita foi avaliada?

56 Como a Escrita foi avaliada?

57 Como a Escrita foi avaliada?

58 Chave de correção Exemplo da Chave de correção de escrita de palavra com o apoio de imagem

59 Vamos exemplificar com os dados de Língua Portuguesa (Leitura)
Como realizar a leitura e interpretação dos resultados? As REVISTAS publicadas pelo sistema. Acesso ao site. Vamos exemplificar com os dados de Língua Portuguesa (Leitura)

60 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

61 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

62 Observe o número de estudantes e o percentual de participação:
Equipe Pedagógica 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação: Está acima ou abaixo de 80%? Como interpretar esse dado? Por que ele está acima/abaixo de 80% Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola para elevar o percentual de participação?

63 Observe a proficiência média.
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média. Relacione a proficiência média com o Padrão de Desempenho. Quais habilidades e competências já foram desenvolvidas e quais ainda não foram apropriadas pelos alunos?

64 Organize os dados na tabela para leitura
Leitura e interpretação de pequenos textos com alguma autonomia. Habilidades relacionadas aos usos sociais da leitura e da escrita, o que indica que esses estudantes demonstram ter maior familiaridade com gêneros textuais diversos. Apreensão de elementos que se encontram na superfície textual e à identificação de elementos da narrativa, quanto aquelas que dizem respeito à realização de inferências. Capacidade de interagir com os textos, percebendo as relações existentes entre as diferentes partes que os constituem. 4EF ,4 594,6 SIM ABAIXO DO BÁSICO

65 ESCOLA: 594,6 ZONA: 632,0 MUNICÍPIO: 629,5

66 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual é o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

67 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Com base nesses resultados, elabore possíveis ações de intervenção para cada etapa, com o objetivo de recuperar alunos com desempenho abaixo do esperado. Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegarão à esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

68 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina
Qual é o percentual de estudantes em cada Padrão de Desempenho? O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

69 100% participação = 97 alunos
3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade? Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho para identificar quem são os estudantes em cada padrão na escola. Ex.: ABAIXO DO BÁSICO 100% participação = 97 alunos 51,6% no Abaixo do Básico = X X = aprox. 50 alunos Quais as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

70 As habilidades de realização de inferências se ampliam.
4EF 594,6 51,6% 20,6% ,7% ,1% ABAIXO DO BÁSICO Em seu conjunto, o desenvolvimento das habilidades de leitura relacionadas a este Padrão de Desempenho caracteriza um leitor que lê e interpreta pequenos textos com alguma autonomia. Ampliam-se, ainda, as habilidades relativas à identificação de gênero, finalidade e assunto de textos, assim como se amplia a extensão dos textos que esses estudantes conseguem ler. As habilidades de realização de inferências se ampliam. Observa-se, portanto, que as principais conquistas a partir deste nível de proficiência dizem respeito à capacidade de interagir com os textos, percebendo as relações existentes entre as diferentes partes que os constituem.

71 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola nessa etapa de escolaridade. Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto. Observe a relação existente entre descritores (habilidades de uma mesma competência ou habilidades trabalhadas no desenvolvimento de um determinado conteúdo).

72 Organize os dados na tabela para leitura...
Identificar sílabas de uma palavra (consciência silábica) 18,75% T2/C D07 Reconhecer os usos sociais da ordem alfabética. 35,94% T3/C D11 Identificar o número de sílabas de uma palavra (consciência silábica) 87,50% T2/C D06 84,38% T3/C D12 Reconhecer gêneros textuais diversos

73 Equipe Pedagógica 5. Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da Matriz de Referência?

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