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Metodologia e Expressão Técnico-Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia e Expressão Técnico-Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Módulo de Redação Científica Flávia Barros

2 Objetivos da Disciplina
Possibilitar ao aluno a compreensão do método e sua relevância na construção de conhecimento científico Capacitar o aluno para estruturar e realizar as diversas etapas de um trabalho científico: Pesquisa e redação científica

3 Redação Científica Objetivos deste módulo do curso: Observação
Dar dicas sobre como fazer uma boa apresentação oral Ensinar normas e estratégias de compreensão e produção de textos técnicos/científicos Observação Não vou ensinar Português (gramática, ortografia,...) Nosso enfoque é a produção de textos para o curso e para um futuro trabalho

4 E eu preciso mesmo saber isso?
Prof. Daniel Menascé realizou uma pesquisa junto a empresas nos EUA Requisitos desejados em um profissional (em ordem decrescente) 1) Saber trabalhar em equipe 2) Boa comunicação verbal e escrita 3) Saber apresentar os resultados (para clientes diversos) 4) Saber usar o tempo (definição de cronogramas) 5) Ter capacidade de aprender 6) E por último… ter domínio técnico

5 Redação Científica Conteúdo deste módulo:
Etapas da Pesquisa Científica Leitura e Compreensão de Texto Pesquisa Bibliográfica Normas técnicas para elaboração de referências bibliográficas Tipos de Textos Científicos Apresentação oral Aulas baseadas no livro: Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas Autor:João Bosco Medeiros, Editora Atlas, 1991

6 Pesquisa Científica Objetivo principal
Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas consagradas pela Ciência Deve ser sistematicamente planejada E executada de acordo com critérios rigorosos de processamento das informações Possui técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade.

7 Pesquisa Científica: Fases
Planejamento, execução e apresentação dos resultados 1. Estabelecimento do problema Escolha do assunto, formulação do problema, revisão bibliográfica sobre o problema a ser resolvido/investigado 2. Organização da pesquisa Formulação de hipóteses, descrição do método empregado, definição do corpus (dados da pesquisa) 3. Execução da pesquisa de campo Elaboração do plano de trabalho, coleta de dados, análise dos resultados obtidos 4. Redação dos resultados Redação preliminar, revisão gramatical e de conteúdo, redação final, bibliografia

8 Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecimento do problema
1.1 Escolha do assunto (Hermano, Alex, Sérgio) Selecionar o tema Delimitar a extensão da pesquisa em termos de Tempo e Abrangência 1.2 Formulação do problema (Patrícia???) 1.3 Pesquisa Bibliográfica (Flávia)

9 Pesquisa Científica - Fase 1 Pesquisa Bibliográfica
É o levantamento da bibliografia (dos documentos) referente ao tema de pesquisa escolhido Na Web, em bibliotecas digitais ou convencionais Livrarias, Universidades, Hospitais, Museus,… Nas referências bibliográficas de livros e artigos consultados É um passo decisivo em qualquer pesquisa científica Elimina a possibilidade de se perder tempo investigando o que já foi solucionado!

10 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
1. Identificação Onde posso encontrar material do meu interesse? Livrarias, Bibliotecas, Web, Universidades, Hospitais, Museus,… Nas referências bibliográficas de livros e artigos 2. Seleção Como selecionar o material a ser usado? Por título, autor, edição, prefácio, resumo, índice, bibliografia… Os documentos selecionados devem ser confiáveis Coletados de fontes reconhecidamente aceitas Cuidado com a Web...

11 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
3. Compilação Obtenção e reunião do material desejado 4. Fichamento Transcrição dos dados de interesse em fichas, para posterior consulta e referência 5. Redação da Revisão Bibliográfica Análise e interpretação do que foi lido, resultando em um texto/resumo

12 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
6. Redação do Plano da Pesquisa a ser realizada Introdução Formulação do tema, sua importância, justificativa da pesquisa, metodologia a ser empregada Desenvolvimento Fundamentação lógica do trabalho, explicação do tema, discussão, demonstração Deve ser dividido em seções/subseções Conclusão Síntese do que foi apresentado

13 Pesquisa Bibliográfica:Etapas
1. Identificação - ok 2. Seleção - ok 3. Compilação - ok 4. Fichamento 5. Redação da Revisão Bibliográfica 6. Redação do Plano da Pesquisa a ser realizada

14 O que é Fichamento? Fichas de leitura Exemplo
Registram o levantamento bibliográfico realizado pelo leitor Podem estar em papel ou digitalizadas O tempo inicial é longo, mas o ganho futuro é grande As fichas auxiliam nos estudos e na redação do trabalho final Exemplo A seguir…

15 Exemplo de ficha Título genérico: A evolução dos computadores
Título específico: O S.O. MS Windows Plano de trabalho: 1.2 N. ficha: A Referência Bibliográfica: SMITH, John E. Introdução a MS Windows. 1a ed. São Paulo: Editora Royal, P. 210. Texto Local onde está a obra: Biblioteca do CCEN/CIn – UFPE

16 Fichamento Tipos de fichas De leitura Temáticas Por autor De citações
Separadas por tema Por autor De citações Contendo apenas citações De trabalho Sugestões, ligações enter as idéias, … Bibliográficas Contêm apenas as informações bibliográficas necessárias para se localizar um livro

17 Fichamento Fichas de Leitura
Registram informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, resumo do texto lido e comentários O corpo da ficha pode conter Citações diretas (transcrições) Resumo do texto Informações sobre o autor Comentários apreciativos O conteúdo da ficha pode ser indicado no seu cabeçalho

18 Fichas de leitura: Fichamento de transcrição
ATENÇÃO: Essas fichas obedecem as mesmas normas utilizadas para fazermos citação direta de textos de outros autores dentro de textos de nossa autoria Normas gerais: A citação deve vir entre aspas Traz a reprodução fiel do texto do autor citado

19 Citação: Normas gerais
Se já houver um trecho entre aspas no texto sendo transcrito, essas aspas transformam-se em aspas simples, exemplo: “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) Deve-se indicar o número da página de onde o texto foi copiado Nas citações, deve-se também incluir o nome do autor e o ano de publicação da obra Isso aparece no cabeçalho das fichas…

20 Citação: Normas gerais
Se for necessário suprimir palavras do texto original, isso deve ser indicado com três pontos entre parênteses “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, (…) nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) A supressão de parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada. Não se deve alterar o texto original sendo citado Respeitar aspas, letras maiúsculas, pontuação, itálico, etc

21 Citação: Normas gerais
No trabalho científico As citações com até duas linhas podem ser incluídas no parágrafo em que é feita a referência ao autor Citações com mais de duas linhas devem vir em parágrafo próprio, com recuo (exemplo anterior)

22 Fichas de leitura: Fichamento de Resumo
Condensação do texto Deve apresentar todo o pensamento exposto no texto, não apenas um fragmento Engloba duas fases Compreensão do texto Técnicas de leitura já apresentadas Elaboração de um novo texto Ver aula passada Anotações resumidas!

23 Fichas de leitura: Fichamento de Comentário
Comentários analisam o texto sob aspectos Quantitativos Tamanho do texto (n. de páginas) Sua constituição (exemplos, figuras, bibliografia) Conceitos abordados Qualitativos Detecção e análise da hipótese do autor Objetivos do texto Idéias que fundamentam o texto Avaliação da obra Verificar se: A organização do texto é clara e consistente A exposição das idéias é formal ou informal A terminologia é precisa Se há pontos fracos na argumentação A conclusão é convincente

24 Fichas de leitura: Fichamento Informatizado
Vantagens: Não há limite de linhas na ficha É possível/fácil copiar textos (para fazer citações) É possível consultar dicionários on-line Facilita a troca de informação

25 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
1. Identificação - ok 2. Seleção - ok 3. Compilação - ok 4. Fichamento - ok 5. Redação da Revisão Bibliográfica Análise e interpretação do que foi lido Resultando em um resumo, um capítulo de monografia ou em uma monografia Depende do tamanho (extensão) e dos objetivos da pesquisa realizada 6. Redação do Plano da Pesquisa a ser realizada não é o nosso caso

26 Revisão Bibliográfica: Resumo
Segundo a NBR 6028 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto” Deve ser sintético e seletivo, ressaltando a articulação das ideais Formas variadas Apresenta apenas o sumário das idéias do autor Concentra-se nas idéias principais Condensa o conteúdo dispensando a leitura do original

27 Resumo Tamanho Pode ser constituído de um só parágrafo!
até 100 palavras Notas e comunicações breves, textos curtos até 250 palavras Resumos de trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e artigos científicos até 500 palavras Resumos de relatórios de pesquisa/desenvolvimento e teses de doutorado Pode ser constituído de um só parágrafo!

28 Resumo Procedimentos a observar
Deve ser redigido em linguagem objetiva Deve evitar repetições de frases do original Deve respeitar a ordem de apresentação dos fatos ou idéias Não deve criticar o texto Isso é feito em Resenhas (outro tipo de texto científico) Deve ser compreensível por si mesmo, sem necessidade de se consultar o original

29 Resumo Algumas etapas (segundo vários autores)
Selecionar as idéias principais Apagar os elementos redundantes ou irrelevantes Agrupar as idéias inter-relacionadas Generalizar as idéias do texto Registrar as informações de ordem geral Substituir enunciados específicos por gerais Inventar (criar) o novo texto Construir frases que incluam várias idéias expostas no texto De forma sintética

30 Resumo Destaque para O objetivo do texto O assunto do texto
Sua intenção, o que o texto deseja comunicar E.g., transmitir conhecimentos sobre a evolução dos computadores O assunto do texto E.g., A evolução dos computadores A perspectiva sob a qual o texto foi construído E.g., visão história da evolução dos processadores de hardware e dos sistemas operacionais A articulação das idéias Os resultados apresentados As conclusões do autor

31 Revisão Bibliográfica: Capítulo de Monografia
Semelhante ao Resumo Ver os 2 slides anteriores Diferenças principais: Pode estar baseado em mais de um documento Deve incluir no texto referências à bibliografia consultada (os documentos) O texto é mais longo Geralmente, entre 5 e 20 páginas Está dividido em seções e subseções Pode conter figuras

32 Revisão Bibliográfica: Monografia
Dissertação (escrita) que trata de um assunto particular de forma sistemática e completa Relata estudo sobre um tema específico Obedece a uma rigorosa metodologia Investiga os fatos de forma pormenorizada e exaustiva Engloba: Revisão Bibliográfica baseada em vários documentos Trabalho de conclusão de curso de graduação Dissertação (mestrado) Tese (doutorado) O que diferencia um texto do outro é o tipo e o nível da pesquisa realizada e relatada, porém, todos podem ser chamados de monografias.

33 Monografia Científica Estrutura básica
Elementos pré-textuais Página de rosto, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo, Sumário, Lista de ilustrações, abreviaturas e siglas Elementos textuais Capítulos numerados, contendo seções com quadros, figuras e tabelas Elementos pós-textuais Apêndices, Anexos, Bibliografia (ou Referências bibliográficas), Índice onomástico, Índice remissivo

34 Monografia Científica Elementos pré-textuais
Página de rosto (~ Capa) Nome da instituição, Curso, Disciplina, Título (e subtítulo) do trabalho, nome do autor, local, mês e ano Dedicatória, Agradecimentos (opcionais) Devem aparecer cada um em uma página separada Resumo As monografias no nível de mestrado e de doutorado exigem um também resumo em alguma língua estrangeira (geralmente, inglês) Sumário Enumera as divisões do texto (capítulos, seções e subseções), indicando as páginas de início de cada divisão Deve conter TODAS as partes da monografia que o sucedem Lista de ilustrações, abreviaturas e siglas (opcionais)

35 Elementos Textuais: Os capítulos
Seqüência Introdução, Revisão Bibliográfica, Desenvolvimento e Conclusão Cada capítulos deve incluir referências à bibliografia consultada referente ao assunto daquele capítulo. Introdução Objetivo, enfoque e delimitação (escopo) da pesquisa realizada, apresentação sintética da questão abordada (solucionada), justificativa do trabalho, objetivo do texto, metodologia utilizada (levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, uso de questionários, pesquisa de laboratório) e referências às publicações relativas ao assunto. Revisão Bibliográfica Resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema da monografia

36 Elementos Textuais: Os capítulos
Desenvolvimento (um ou mais capítulos) Objetivo: demonstrar o que foi proposto na Introdução Exposição dos fundamentos do trabalho (argumentos), discussão (apresentação dos contra-argumentos) e demonstração (exame e demonstração do raciocínio, apresentação de provas) Informação nova, trabalho desenvolvido pelo autor da monografia Conclusão Síntese das idéias defendidas na monografia Retoma as pré-conclusões expostas ao longo do texto, reforça a linha de pensamento que dá sustentação à monografia Obs.: A introdução aponta problemas e a conclusão sintetiza a postura do autor diante do problema

37 Monografia Científica Elementos pós-textuais
Apêndices Texto escrito pelo autor da monografia, mas não é central para o trabalho (e por isso não aparece dentro da parte textual) Anexos Textos que não foram escritos pelo autor da monografia, e que estão relacionados com o tema da monografia Bibliografia Lista de documentos consultados e utilizados na construção da monografia Lista de documentos referentes a um mesmo tema Referências bibliográficas Lista de documentos que foram mencionados no texto da monografia Índice remissivo (opcional) Lista dos termos do texto, com indicação das páginas onde aparecem Índice onomástico (opcional) Lista dos autores citados, com indicação das páginas onde aparecem

38 Elaboração de Referências Bibliográficas
Utilizar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) As normas são pagas (custa caro...) Assim sendo, tivemos acesso a essas normas através de livros e documentos disponíveis online Livro texto: Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas Apostila da Fundação Getúlio Vargas: Normas para Apresentação de Monografias Vejamos alguns exemplos...

39 Referências Bibliográficas Sistemas para indicar fontes bibliográficas
Autor-data No texto: Segundo SILVA (2000), ... Isso já foi relatado em pesquisa anterior SILVA (2000). Na Bibliografia (em ordem alfabética do sobrenome): SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo: Ática, p. Numérico Segundo [1], ... Isso já foi relatado em pesquisa anterior [1]. Na Bibliografia (em ordem crescente): [1] SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo: Ática, p.

40 Referências Bibliográficas Exemplos
Vejam as regras todas no cap. 5 da apostila da FGV A partir da página 24 Documentos na Web SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 20 jan

41 Tipos de Documentos: Uma classificação
Documentação Direta: Documentos que ainda não foram utilizados como base de pesquisas científicas Encontrados em museus, arquivos públicos, escolas, instituições religiosas, filmotecas, videotecas, correspondências, coleções de fotografias, etc Pode ser obtida também pela observação direta intensiva E.g., entrevistas, pesquisas de campo ou de laboratório Documentação Indireta: obtida pela pesquisa bibliográfica baseia-se em documentos pré-existentes

42 Tipos de Informação encontrada nos Documentos
Textos primários: texto original, baseado em resultados novos de pesquisas ou fruto da criação do autor E.g., livros, jornais, periódicos, relatórios, dissertações, artigos Textos secundários: Apresentam repetição de informação, material de segunda mão E.g., listas bibliográficas, resumos, traduções, obras de referência (dicionários, enciclopédias, …) Textos terciários Estudos recapitulativos

43 Bibliotecas Podem ser Guardam um acervo bibliográfico
Especializadas (CCEN/CIn) ou Gerais (UFPE) Convencionais (CCEN/CIn) ou Digitais Guardam um acervo bibliográfico conjunto de obras que formam o patrimônio de uma biblioteca Livros, periódicos, mapas, fitas de vídeo, CD-Roms, entre outros As obras são classificadas e depois registradas no catálogo (espécie de índice) da biblioteca O acervo deve ser catalogado, a fim de possibilitar a localização e a rápida obtenção das obras desejadas

44 Bibliotecas: Classificação das obras
Cada obra é classificada segundo seu conteúdo Existem dois sistemas para classificação das obras de uma biblioteca Sistema Melvil Dewey (Classificação Decimal de Dewey – CDD) Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) Ambos são decimais As obras são distribuídas em 10 classes E.g., matemática, história, etc. Nossa biblioteca adota o sistema CDU

45 Bibliotecas: Catálogos
São índices para as obras disponíveis na Biblioteca Podem ser manuais ou digitalizados Bibliotecas convencionais: Catálogos manuais Utilizam fichas de papelão como índices As fichas contêm Número de classificação da obra em CDD ou CDU, título, autor (sobrenome, nome), editora, ano da edição, número de páginas Catálogos digitalizados Índice digital para acervo “em papel” Normalmente, são armazenados em um banco de dados Possibilitam busca automática por: Palavras-chaves no título, assunto, autor, tipo de publicação editora, ano, …

46 Bibliotecas: Catálogos
Bibliotecas Digitais: O acervo está digitalizado também! Normalmente, o acesso é feito via um browser na Web Com ou sem password (pagamento  ) O Catálogo Pode ser construído manualmente ou (semi)automaticamente Possibilita busca automática por: Palavras-chaves no título, assunto, autor, tipo de publicação editora, ano, … Alguns sistemas permitem busca por palavras no texto ou por partes do texto Semelhantes ao Engenhos de Busca na Web (e.g., Google)


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