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Programa de Qualidade ICr Implantação da Ferramenta 5S

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Apresentação em tema: "Programa de Qualidade ICr Implantação da Ferramenta 5S"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Qualidade ICr Implantação da Ferramenta 5S
Sara Diniz Rubinsztejn Azevedo Coordenadora do Programa de Qualidade

2 Programa de Qualidade ICr Implantação da Ferramenta 5S
TAXONOMIA Critério 7: Processos Item: 7.1: Processos principais do negócio e processos de apoio Fundamento: Liderança e Constância de Propósito; Responsabilidade Social; Orientação por Processos e Informações Palavras chave: Ferramenta da qualidade 5S

3 ENFOQUE Metodologia Apresentação do Programa de Qualidade no Comitê Gestor Definição da implantação de ferramentas de Qualidade Sensibilização do Comitê Gestor sobre a ferramenta 5S Definição no Comitê Gestor da data para o “Dia D” Ampliação do Grupo de Qualidade para implementação de ferramenta Definição de metas Sensibilização dos colaboradores

4 ENFOQUE Metodologia Realização do “dia D”: 11 de agosto de 2008
Aplicação de check-list (“dia D” e Manutenção) Avaliação do “dia D”: em agosto de 2008 Avaliação do comprometimento da liderança na realização do “dia D”: em setembro de 2008 Avaliação do nº de colaboradores sensibilizados e complementação da sensibilização (colaboradores que não foram sensibilizados na 1ª fase e recém admitidos): 2009

5 ENFOQUE Responsabilidades: Coordenação do Programa de Qualidade
Controle: ata de reuniões e lista de freqüência; “dia D”, preenchimento do instrumento de check-list baseado nas fases do 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) Proatividade: qualidade de vida; preservação de recursos ambientais; organização do ambiente de trabalho

6 APLICAÇÃO Grau de disseminação: 100% das unidades e 68% dos colaboradores sensibilizados (meta = 100%). Continuidade: início de prática - junho de 2008

7 APRENDIZADO Implantação em junho de 2008 - Início de Prática
Prevista avaliação semestral do processo pelo Grupo de Qualidade

8 INTEGRAÇÃO Coerência:
Diretriz 3 (corporação) – Otimizar os processos organizacionais buscando a garantia da qualidade, da racionalidade e resolubilidade, embasados em práticas de excelência científica e administrativa Diretriz 1(ICr): prestar assistência de alta complexidade com qualidade e humanização Inter-relacionamento: Prática da coleta de material reciclável, material excedente, manutenção e conservação da área física, guarda de documentação e qualidade de vida Cooperação: Todas as áreas da instituição

9 RESULTADOS Quantitativos:
nº de reuniões; % de profissionais sensibilizados; volume de material reciclado; material excedente; caixas de documentos arquivados Qualitativos Preservação de recursos ambientais Melhoria do ambiente de trabalho e relacionamento

10 RESULTADOS 21 reuniões da equipe de implantação
141 aulas de sensibilização 1051 colaboradores treinados até o “Dia D”

11 RESULTADOS

12 RESULTADOS

13 RESULTADOS

14 ANTES DEPOIS

15 ANTES DEPOIS

16 OBRIGADA Tel:


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