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Planejamento Estratégico de MKT

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de MKT"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de MKT
Administração Mercadológica AULA 6 PLT Capítulo Planejamento Estratégico de MKT

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4 PLANEJAMENTO DE MARKETING

5 Quatro Fases de Estratégia
4. Administração Estratégica: Criar futuro 3. Planejamento Orientado Externamente: Pensar estrategicamente Análise dinâmica Análise estática 2. Planejamento com Base em Previsões: Prever o futuro 1. Planejamento Financeiro: Cumprir o orçamento anual

6 Características do Planejamento
Refere-se ao futuro Antecipa-se aos acontecimentos do ambiente externo Processo ordenado e racional Sujeito a revisões Auxilia a tomada de decisões

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
DEFINIÇÃO Planejamento de Marketing consiste na definição sistematizada de estratégias e táticas mercadológicas que promovam os ajustes operacionais necessários para que a empresa possa desenvolver respostas adequadas e competitivas às demandas do consumidor .

8 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
Da empresa toda Para 5 ou mais anos Planejamento Estratégico De setores da empresa Para 1 ano Planejamento Tático De ações Menos de 1 ano Planejamento Operacional

9 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO Presidência / Conselho TÁTICO Recursos Humanos Produção Marketing Finanças OPERACIONAL Vendas e Distribuição Pesquisa de Produto e Mercado Comunicação

10 Estratégia de Marketing
A estratégia de marketing define os princípios amplos pelos quais a unidade de negócio espera realizar seus objetivos de marketing em um mercado-alvo. (Kotler,1995)

11 Estimula o desenvolvimento do empreendimento.
BENEFÍCIOS Estimula o desenvolvimento do empreendimento. Facilita a integração e o fluxo de informações. Favorece a formação de um espírito de equipe. Promove o compartilhamento da missão da empresa. Ajuda a pensar estrategicamente o negócio.

12 EXIGÊNCIAS BÁSICAS DE UM PLANO EFICAZ
SIMPLES Fácil de compreender CLARO Preciso e detalhado PRÁTICO Fixa metas realistas FLEXÍVEL Adaptável às mudanças do ambiente competitivo

13 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Fase 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo?

14 2.1. ANALISANDO O PRODUTO “Produto é aquilo que pode ser oferecido a um mercado para aquisição, utilização ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade, incluindo objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e idéias” Kotler O QUE ANALISAR ? Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos?

15 CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS
Qualidade Design Serviços Garantias Marca Embalagem Outros Quais desses aspectos são positivos e devem ser mantidos ? Quais desses aspectos são negativos e devem ser mudados?

16 MARCA Questões a analisar
Como está o posicionamento da sua marca no mercado? Quais seus pontos fortes? Quais seus pontos fracos?

17 ESTRATÉGIAS DE MARCAS Guarda-Chuva Institucional Marcas Individuais
(Gessy Lever) Marcas de Família (Nestlé) Guarda-Chuva Institucional

18 FUNÇÕES DAS MARCAS Identificar produtos
Possibilitar comparação de produtos e preços Proteger o produto contra imitações Diferenciar, identificar e ajudar a localizar o produto no ponto-de-venda Marca que satisfaz estimula a compra e a recompra Boas marcas podem gerar lealdade Marcas famosas podem permitir margens maiores Permitir segmentação de mercado

19 EMBALAGEM Questões a analisar Como está a qualidade do design das
embalagens dos seus produtos (bens ou serviços)? Quais seus pontos fortes? Quais seus pontos fracos?

20 FUNÇÕES DA EMBALAGEM Proteção do produto
Comunicação informativa e persuasiva Apoio de propaganda Distribuição Diversificação de produtos Facilitador de compras Despertar sensações / Atratividade Promoção de Vendas Agregação de valor no ato de presentear

21 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo?

22 2.2. ANALISANDO O PREÇO Quais os preços praticados por sua empresa?
Qual o preço do produto em análise? Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos?

23 PREÇO Quantificação de uma permuta entre empresa e consumidor.
Pagamento direto ou indireto Percepção de Valor

24 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo?

25 2.3. ANALISANDO A DISTRIBUIÇÃO
a) Papel no Canal de Distribuição b) Localização c) Apresentação Interna e Externa d) Distribuição Logística e) Atendimento no Ponto-de-Venda Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos?

26 a) CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
Consumidor Final Fabricante Consumidor Final Fabricante Intermediário (s)

27 b) LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA
Cidade; região; acesso do cliente; preço do ponto; atração física do local; meio ambiente onde está localizada (fluxo de carros, ônibus, vizinhança etc.); característica do próprio produto/serviço. c) APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Elementos internos e externos do ponto: espaço físico, cores, iluminação, música ambiente, layout interno, informações e comunicação com os clientes através de desenhos e sinalizações etc.

28 LOGÍSTICA Planejamento, implementação e controle do fluxo de pessoas e produtos até chegarem ao cliente. Fila de Espera Estágio 1 Estágio 2

29 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico 2. COMPOSTO MERCADOLÓGICO 2.1. Produto – O que sua empresa vende? 2.2. Preço - Quanto custa? 2.3. Distribuição - Onde se compra? 2.4. Comunicação - Como o cliente fica sabendo?

30 2.4. ANALISANDO A COMUNICAÇÃO
PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS VENDA PESSOAL MARKETING DIRETO Quais os Pontos Fortes? Quais os Pontos Fracos?

31 PROPAGANDA De produto Institucional Promocional Cooperada:
Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, produtos ou serviços, efetuada por um patrocinador identificado. De produto Institucional Promocional Cooperada: Fabricante + Fabricante Fabricante + Varejista Varejista + Varejista TIPOS

32 Para Consumidores Finais Para Intermediários Para Clientes Internos
PROMOÇÃO DE VENDAS A promoção é uma ação de marketing que consiste na oferta temporária de vantagens econômicas para um grupo muito bem definido de destinatários (clientes finais, intermediários ou internos), a fim de atingir objetivos específicos dentro do quadro da estratégia comercial da empresa. Para Consumidores Finais TIPOS Para Intermediários Para Clientes Internos

33 ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 6 (Planejamento Estratégico de Marketing)


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