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Equipe responsável pela produção

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Educopedista produtor da aula: Isaac Gabriel G. F. da Rosa Educopedista validador da aula: Tâmara Bezerra Disciplina Ano Aula número Geografia 09 Tema da Aula Digital Desigualdades socioespaciais no território Brasileiro

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Compreender as principais formas de desigualdade social e como as principais desigualdades socioespaciais se distribuem no território Brasileiro. Compreender as principais formas de desigualdade social no Brasil; Distinguir os diferentes tipos de desigualdades: desigualdade econômica, desigualdade social, desigualdade espacial, desigualdade racial. Identificar a desigualdade socioespacial através de dados estatísticos, tabelas e gráficos; Analisar as consequências das desigualdades sócio espaciais pelo território brasileiro. Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior você estudou os movimentos migratórios no Brasil. Que tal relembrar o tema da aula anterior com a música abaixo? Você estudou sobre os principais fluxos migratórios no Brasil. Viu ainda que muitos migrantes sentem saudades do seu lugar de origem. A letra descreve um caso de êxodo rural? Pense nisso.

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá retomar o conteúdo de movimentos migratórios com a música. Nela o aluno deverá lembrar dos impactos no migrante. Trabalhe também a importância da migração campo-cidade para a população brasileira. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a canção para trabalhar as mudanças das paisagens descritas. Se for possível utilize o conceito de lugar para discutir o processo que aflinge os migrantes. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nessa aula você será preparado para compreender as principais formas de desigualdade social e como as principais desigualdades sócioespaciais se distribuem no território Brasileiro. Ao final desta aula você terá conseguido: Compreender como a desigualdade social existe no Brasil; Analisar os diferentes tipos de desigualdades; Identificar a desigualdade socioespacial através de dados estatísticos, tabelas e gráficos; Analisar as consequências das desigualdades sócioespaciais pelo território brasileiro. Bom trabalho!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre ao seu aluno qual é o objetivo da aula e o que é esperado que ele conheça ao final dessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor use a imagem para trabalhar a desigualdade na paisagem urbana. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Está lançado o desafio! Observe a charge abaixo e pense na situação social do Brasil! I O Brasil segundo dados de 2012 apresenta a sétima maior economia do Mundo. Mas isso não significa uma superação da maioria dos problemas sociais presentes. Agora, pense e reflita! Com esses dados podemos afirmar que toda população brasileira terá melhorado de vida e terá também melhores condições econômicas ?

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A pergunta-desafio desta aula é fazer os alunos refletirem sobre a melhora econômica do país e a consequência desta melhora para a população. Questione os alunos se esta melhora beneficiará toda a população de forma equilibrada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma charge que pode ajudar a discutir a presença de problemas sociais no Brasil a despeito de dados relacionados a PIB. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Você já passeou pela cidade do Rio de Janeiro? Nossa cidade é repleta de diferenças. Observe as fotografias abaixo. A primeira foto é a imagem do bairro de São Conrado, um dos bairros com as maiores rendas da nossa cidade. Mas ao lado dele também existe a Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina. Ou seja, do lado de um bairro privilegiado economicamente, temos uma das áreas mais carentes da cidade. Essa desigualdade ocorre pelas diferenças econômicas, sociais e espaciais da população que reside em cada local. Essa aula permitirá que você entenda as razões da existência dessas diferenças. Além de conseguir perceber as consequências desses processos para toda a sociedade.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá identificar a importância do tema da aula a partir da análise dos contrastes na paisagem da cidade do Rio de Janeiro. Ao observar as duas imagens da atividade, identifique as diferenças como, por exemplo, os tipos de habitação. Depois questione os motivos para tal desigualdade na mesma cidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A atividade é composta por duas fotografias de bairros vizinhos do Rio de Janeiro. No entanto, a desigualdade social, econômica e espacial ficam muito nítidas pelas diferenças de classes de cada zona da cidade. Use as imagens para comprovar as diferenças existentes no Rio de Janeiro. Instigue os alunos a relatarem do seu cotidiano, bairros próximos que evidenciem classes sociais mais abastadas ao lado de bairros de classes sociais inferiores. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

12 Atividade 05: Educoquiz 1 – O que mais você aprendeu?
Observe os gráficos abaixo sobre as conquistas sociais adquiridas pela população brasileira entre 2000 e 2010. 1) Segundo o gráfico qual é a opção correta? Os gráficos mostram que as conquistas adquiridas pela população são o acesso à água tratada, transporte público e escolas. Mais da metade da população conseguiu saneamento básico, acesso à energia e melhor renda. Os gráficos mostram que as mudanças sociais brasileiras foram muito poucos e insignificantes para a população. Um dos problemas enfrentados pela população é a falta de energia elétrica e fome.

13 Atividade 05: Educoquiz 1 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: O gráfico não menciona as questões da escola e transporte. Feedback Positivo para a letra b: Segundo o gráfico mais da metade da população apresentou avanços sociais importantes. Feedback Negativo para a letra c: Que pena! O gráfico enfoca avanços importantes. Feedback Negativo para a letra d: O gráfico não enfoca a questão da fome.

14 Atividade 06: Educoquiz 1 – O que mais você aprendeu?
Observe o mapa abaixo: 2) A soma das riquezas produzidas pelo Brasil dividida pelo número de habitantes daria para cada pessoa R$16.917,66. No entanto, no mapa podemos observar que esse número não é o mesmo em cada região. A maior desigualdade entre o PIB per capita está entre as regiões: Sul e sudeste Norte e nordeste Centro-oeste e sudeste Nordeste e centro-oeste

15 Atividade 06: Educoquiz 1 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: A diferença é relativamente pequena entre essas duas regiões. Feedback Negativo para a letra b: Ambas as regiões apresentam um PIB per capita baixo. Feedback Negativo para a letra c: As duas regiões apresentam um dado parecido de PIB per capita. Feedback Positivo para a letra d: Existe uma grande desigualdade em termos de PIB per capita entre as duas regiões.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3) A partir da charge, assinale a alternativa que melhor interpreta a ideia do autor: A charge mostra que o Brasil está melhorando a qualidade de vida da população. O personagem da charge fica feliz com a notícia do jornal pois sabe que sua vida irá melhorar. A charge mostra uma contradição entre a reportagem do jornal e a situação vivida pelo personagem. O personagem está a procura de material para reciclagem e mostra que sua qualidade de vida melhorou.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: A charge enfoca um problema social do Brasil. Feedback Negativo para a letra b: A explicação não condiz com a mensagem transmitida pela charge. Feedback Positivo para a letra c: Existe uma contradição entre a fome urbana enfocada e a notícia do jornal, que informa um aumento do índice de qualidade de vida. Feedback Negativo para a letra d: A reciclagem não é enfocada na charge.

18 Atividade 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto que será abordado na aula: deseigualdade social, idh. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os alunos irão interagir com o Educoquiz , clicando nas alternativas que considerarem corretas. Utilize a charge e os gráficos para trabalhar a ideia da desigualdade territorial. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Nas aulas passadas você estudou que nosso país tem uma grande extensão territorial, que segundo o IBGE possuímos cinco regiões bem diferentes, e que temos uma enorme diversidade étnica e cultural. Por que, com tanta diversidade, o Brasil possui elevada desigualdade sócioespacial? Veja a manchete e a charge abaixo e pense nisso e depois responda as questões. Apesar da melhoria em 2012, quando diminuiu a diferença entre ricos e pobres, o Brasil em 2010 era o terceiro país mais desigual do mundo. ( Agora responda: quem são os personagens em cima do carro alegórico? E o personagem sozinho, representa o que? O cenário desta charge lembra que tipo de festividade? Por que?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá fazer os alunos refletirem sobre as causas da desigualdade social no Brasil. Para isso, use o texto da atividade que irá conduzir a discussão. Depois, questione como podemos diminuir esta situação. A charge poderá ilustrar e ajudar neste momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Para contemplar a atividade, a charge servirá de objeto de aprendizagem. Identifique com os alunos as pessoas que estão em cima do carro alegórico e analise também o outro personagem. Não esqueça de identificar também com os alunos o cenário típico das festas de carnaval (blocos de rua), que representa uma ironia com a situação da desigualdade social no Brasil. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 Atividade 09: Desigualdade sócioespacial, o que é isso?
A expressão ‘desigualdade socioespacial’ será muito importante nesta aula. Você sabe o que ela significa? Então vamos entender cada palavra dessa expressão! Agora escreva em seu caderno uma frase que explique o que é desigualdade socioespacial. Clique aqui e confira a resposta. DESIGUALDADE Diferenças Disparidade SÓCIO Relacionado à sociedade; Educação, infraestrutura, renda, emprego, etc. ESPACIAL Relacionado à distribuição da população no território; Localização dos bairros, cidades e estados.

23 Atividade 09: Desigualdade sócioespacial, o que é isso?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade irá apresentar a expressão “desigualdade sócioespacial” aos alunos. De forma simples, a atividade pretende através do organograma analisar cada palavra e seus significados para que o alunos consiga compreender os sentidos e ideias que a expressão contempla. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um organograma explicativo da expressão ‘desigualdade sócioespacial”. Inicie a leitura pela esquerda com a palavra desigualdade. As duas palavras que seguem abaixo dela, são sinônimos que podem ser usados em frases para explicar o seu significado. Depois, siga para a palavra sócio e use as caixas abaixo para identificar seu significado na expressão. Detenha atenção para o segundo quadrinho, pois são exemplos de setores da sociedade que estão mais presentes nesta expressão. Por último, explique o significado da palavra espacial. Se necessário use exemplos do dia a dia para explicar como, por exemplo, a organização da sala de aula em diferentes grupos. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

24 Atividade 10: A desigualdade sócioespacial
Coma ajuda do seu professor, observe a charge e identifique as desigualdades sócioespaciais. Agora responda as questões: Quais as diferenças entre as habitações do lado esquerdo e as do lado direito? Qual parte apresenta melhores condições de vida? Por que? Por que o chão à esquerda está desmoronando? As duas áreas estão separadas por uma faixa escrito “CENSO 2010”, o que é isso? Compare sua resposta com as de seus colegas e depois confira com seu professor.

25 Atividade 10: A desigualdade sócioespacial.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor trabalhe o conceito de desigualdade sócioespacial. Enfatize a noção da existência das diferenças, que não subtendem necessariamente a ideia da desigualdade. É necessário que haja equilíbrio entre as discrepâncias para que todos tenham boas condições de vida, ou seja, educação de qualidade, boa infraestrutura (rede de esgoto, telefonia, água potável, luz), transportes eficazes, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um imagem para que o aluno perceba a desigualdade exacerbada entre ao mais ricos e os mais pobres no Brasil. Peça para o aluno indicar na imagem o que demonstra que uma área possui melhores condições do que a outra. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

26 Atividade 11: Índice de Desenvolvimento Humano.
Uma das maneira de compreendermos a existência da desigualdade sócioespacial é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este índice utiliza três fatores sociais para diagnosticar as condições sociais e econômicas de um lugar ou um país, são eles: renda per capita, dados educacionais e de saúde. Esse varia de 0 a 1, sendo a localidade com número mais próximo de 1 a com melhor qualidade de vida. Vamos analisar cada um deles. Clique nos links abaixo de cada item. RENDA PER CAPITA ESCOLARIDADE LONGEVIDADE A partir da análise responda o que o IDH mostra sobre uma população? Monte sua resposta no caderno e depois discuta com seus colegas e seu professor.

27 Atividade 11: Índice de Desenvolvimento Humano
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade é apresentado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como uma das possibilidade de visualizar as características sociais de uma área. Para analisarmos a importância deste índice, desmembramos os fatores que o compõe. Para cada fator do IDH tem um objeto de aprendizagem. Nesta atividade serão apresentados dois deles: a renda per capita e a escolaridade. É importante ressaltar quanto a renda per capita que ela simboliza quanto a população poderia ganhar, o que não demonstra a realidade da maioria da população, mas serve como estimativa. Ressalte aos alunos, através dos gráficos, as mudanças que ocorreram no Brasil como, por exemplo, a melhoria da escolaridade. No terceiro item ela será apresentado o fator longevidade e a divisão do IDH em baixo, médio e alto. Ressalte aos alunos, através do gráfico, a mudança que ocorreu no Brasil, quanto as maiores chances de chegar à vida adulta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Para cada fator que compõe o IDH há um gráfico. Destaque no gráfico da renda per capita o aumento rápido dos últimos anos e questione-os se eles concordam que a renda da família deles também aumentou. No segundo gráfico identifique com os alunos a melhoria da escolaridade entre 1992 e O terceiro objeto de aprendizagem é um gráfico sobre a expectativa de vida no Brasil por estados. Destaque os estados com maior longevidade e os com menor Tempo de duração da atividade: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla. Organização da sala de aula:

28 Atividade 12: IDH brasileiro
Os países e lugares podem ser classificados segundo o IDH em três grupos: IDH baixo: entre 0 e 0,499 IDH médio: entre 0,500 a 0,799 IDH alto: acima de 0,800 Clique no ícone ao lado e veja o mapa interativo que apresenta o IDH de vários países do Mundo e responda as questões: Qual é o IDH do Brasil? Classificamos o nosso país em qual faixa? Qual é a posição do Brasil na lista mundial? Qual é a nação de maior e a de menor IDH no Mundo? O que esse resultado significa para nosso país?

29 Atividade 12: IDH brasileiro
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade é continuação da anterior. Identifique que o IDH pode ser dividido em três níveis. Utilize o mapa para localizar o IDH de alguns países como, por exemplo, os com maior IDH e com menor IDH. Estimule-os a localizarem o Brasil e identificar se o IDH é alto, médio ou baixo. Promova uma discussão com os alunos a partir do que as atividades anteriores mostraram, ou seja, as desigualdade entre as regiões e estados e que o IDH do Brasil não revela as desigualdades que nosso país enfrenta. Deixe claro que este índice é uma média nacional, e por isso deve ser analisado seus itens separadamente pelo território para percebermos tais desigualdades e tentar diminuí-las. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é um mapa mundi interativo com a distribuição do IDH por várias nações do Globo. Esse OA apresenta uma série de utilidades. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

30 Atividade 13: Produto Interno Bruto
Você já ouviu falar no PIB, ou seja, no Produto Interno Bruto? Ele representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços produzidos num país, estado ou cidade, durante um período que pode ser um mês, um trimestre ou por ano. O PIB é uma das formas mais utilizadas para identificarmos a importância econômica de um lugar . Por isso, este índice será importante para visualizarmos as diferenças econômicas entre os estados e regiões do nosso pais. Observe a tabela abaixo. Qual das regiões brasileiras apresenta o maior PIB? O que isso significa? E qual das regiões tem o menor PIB? Isso é ruim ou bom? Por quê?

31 Atividade 13: Produto Interno Bruto
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade tem o objetivo de apresentar o Produto Interno Bruto como fator importante de análise das diferenças socioespaciais. Após conceituar a expressão, utilize a tabela para identificar os PIB’s de cada região. Questione os alunos por que uma região tem o PIB maior do que a outra, ou seja, por que uma região supera economicamente as demais. Não esqueça de analisar com os alunos que a riqueza produzida por uma região não significa que a população possa desfrutar (utilizar) tal riqueza. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um gráfico sobre o PIB das regiões brasileiras e suas variações no período entre 1968 e Mostre que a região sudeste, nos dois períodos, esteve com o PIB muito maior do que as demais regiões. Isso significa que esta região possui uma elevada produtividade e gera muita renda. Esta região sozinha concentra mais de 50% da economia do país. Pergunte aos alunos as consequências desta região ter um faturamento muito maior do que as demais como, por exemplo, melhores investimentos em infraestrutura, melhores escolas e hospitais. Já a região Norte, nos dois períodos, apresentou o menor PIB, ou seja, tem a menor geração de riquezas entre as regiões. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
1) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é umas das maneiras de compreender como é a qualidade de vida de uma população. Para ser calculado este índice utiliza três fatores sociais importantes em uma sociedade. Assinale a alternativa que faz parte do cálculo direto do IDH: Habitação Escolaridade Acesso a alimentação. Acesso à campanhas de vacinação.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: A habitação não compõe diretamente o cálculo do IDH. Feedback Positivo para a letra b: A escolaridade é um dado fundamental do IDH. Feedback Negativo para a letra c: A fome não é medida diretamente pelo IDH. Feedback Negativo para a letra d: A vacinação não forma o cálculo do IDH.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2) O IDH é composto por três fatores. Cada um deles possui um significado importante para medir o nível de desenvolvimento de uma área. Cada frase abaixo identifica um desses itens: I - é um indicador que mede o quanto cada pessoa poderia ganhar se a soma da riqueza de toda país fosse dividido pelo número total de habitantes. II - mede a taxa de alfabetização da população. III - se refere à expectativa de vida da população e mostra se a população tem boas condições de saúde e de um ambiente saudável para viver. A frase que identifica corretamente a renda per capita é: I II III I e III

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: A frase I define a renda per capita. Feedback Negativo para a letra b: A frase II está relacionada com índice educacional. Feedback Negativo para a letra c: A frase III está relacionada com dados e saúde. Feedback Negativo para a letra d: As duas frases não definem ao mesmo tempo o conceito de renda per capita.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3) Observe o gráfico ao lado. Ele demonstra o PIB em diferentes anos. Assinale a alternativa que melhor interpreta o gráfico: Podemos afirmar que o Brasil viveu uma crise em 2009 mas superou no ano posterior. O melhor crescimento do PIB brasileiro foi entre os anos de 2001 e 2003. Em 2010, o PIB brasileiro atingiu seu maior crescimento e por isso tirou a população da pobreza. O crescimento do PIB revela necessariamente a melhora das condições de vida da população.

37 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: Em 2009 tivemos uma queda acentuada do PIB. Feedback Negativo para a letra b: O maior crescimento do PIB não ocorreu nesse período. Feedback Negativo para a letra c: Um grande crescimento de PIB não significa necessariamente retirada de população da pobreza. Feedback Negativo para a letra d: A pobreza não é superada apenas por crescimento de PIB.

38 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4) A charge mostra uma situação cotidiana dos grandes centros urbanos do Brasil, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Podemos afirmar que a situação da charge é um exemplo de desigualdade social porque: Os personagens apresentam roupas diferentes: o homem está com gravata e a mulher somente de vestido; Existem erros de português na fala da mulher e falta do ponto final na fala do homem; No fundo existem prédios muito altos mas não existem favelas; Enquanto um menino está ganhando um produto eletrônico, os outros tem que pedir dinheiro nos sinais de trânsito.

39 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: A explicação da crítica da charge não reside nas diferenças entre as roupas das personagens. Feedback Negativo para a letra b: Não são os erros de grafia que explicam a ideia central da charge. Feedback Negativo para a letra c: Os prédios altos não são centrais na ideia da charge. Feedback Positivo para a letra d: A desigualdade é apresentada pelo acesso exclusivo a um produto eletrônico por uma criança na charge.

40 Atividade 14 a 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionado aos conceitos trabalhados até o momento da aula: conceito de desigualdade social, PID e IDH. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize os gráficos e a charge para trabalhar os conceitos de IDH, PIB e desigualdade. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

41 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 23 a 27 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 18 a 22

42 Atividade 18: O IDH do Brasil
Estudamos que o IDH é composto pela renda per capita, escolaridade e longevidade. Se o IDH aumenta, isto significa que esses itens também melhoram. Clique na imagem e observe a tabela. Observe a tabela: Será que este IDH alto do Brasil beneficia toda a população? Observe a charge ao lado e responda: Qual o título dela? Ela faz uma crítica a melhora deste índice? O que isso significa? Podemos afirmar que a charge ao lado demonstra o IDH alto identificado na tabela acima? Por quê? Discuta com seus colegas e o professor suas respostas.

43 Atividade 18: O IDH do Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá nesta atividade demonstrar as mudanças sociais que ocorreram com a melhora do IDH brasileiro. Utilize o primeiro gráfico para comparar o IDH do Brasil com outros países. O objetivo da charge é sinalizar que apesar da melhora do IDH nem toda população desfruta do aumento deste índice. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é composto por um gráfico e uma charge. Explore o primeiro comparando o IDH do Brasil com o primeiro lugar e o último lugar deste ranking. Faça também uma análise comparativa com cada aspecto do IDH. A última coluna pode ser utilizada para demonstrar que a média de filhos (taxa de fertilidade / fecundidade) do Brasil não está entre as mais altas, indicativo também para a redução de jovens no país. Ajude os alunos a interpretar a charge a partir da leitura do título, da paisagem e da fala do personagem. Com relação ao mapa, liste os estados com maior e menor IDH e veja se temos maior quantidade com IDH alto, médio ou baixo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

44 Atividade 19: O IDH dos estados brasileiros
Nas atividades anteriores, observamos que o IDH é formado pela renda per capita, a escolaridade e a longevidade. Então, ao analisar este índice e detectar que um estado tem o IDH baixo é porque um, ou mais, daqueles fatores está abaixo do nível desejável. Analise o mapa e responda as seguintes questões: Descreva a distribuição do IDH no Brasil. Quais regiões apresentam maiores e menores índices? Cite os aspectos que explicam essas diferenças no IDH entre os estados.

45 Atividade 19: O IDH dos estados brasileiros
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o objetivo é explorar o IDH dos estados brasileiros. Instigue os alunos a localizarem os estados com os maiores IDH e os demais com os menores IDH. Identifique o estado do Rio de Janeiro e assim como os demais, classifique-os entre IDH alto, médio ou baixo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é formado pelo mapa do IDH de cada estado. Use-o para identificar os estados com baixo, médio e alto IDH. Se possível monte uma tabela com os alunos para classificar os estados em IDH alto, médio e baixo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

46 Atividade 20: A desigualdade entre os estados
Na atividade anterior, observamos que os estados brasileiros não possuem o mesmo IDH. Vamos agora identificar nos itens do IDH os problemas de cada estado. Para isso, vamos criar uma tabela em seu caderno (veja o exemplo abaixo) e visualizar em cada mapa abaixo as informações para preenchê-la. Clique em cada mapa para ampliá-lo. RENDA PER CAPITA Três estados com o maior índice Três estados com o menor índice TAXA DE ANALFABETISMO EXPECTATIVA DE VIDA Renda per capita Analfabetismo Expectativa de vida

47 Atividade 20: A desigualdade entre os estados
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o objetivo é explorar os itens do IDH dos estados brasileiros. Para isso, apresente cada mapa e identifique com os alunos os melhores e piores estados Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é composto por três mapas. Utilize-os para visualizar cada fator que compõe o IDH e identificar os estados com os melhores e os piores índices de cada mapa. Se possível peça a cada aluno para selecionar alguns estados ou regiões e monte com eles um quadro comparativo. A tabela poderá servir de exemplo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

48 Atividade 21: As consequências da desigualdade sócioespacial
A imagem ao lado mostra a realidade de algumas favelas do nosso país. Observe-a e liste em seu caderno três a quatro palavras ou expressões para caracterizá-la. Será que as pessoas gostam de viver nessa situação? O que pode acontecer quando outras pessoas visitam esses lugares? Normalmente, as pessoas residentes nas favelas podem sofrer com a segregação, a discriminação, a violência e o preconceito. A segregação ocorre quando isolamos ou afastamos parte da população. Esse fragmento dos habitantes não tem acesso a serviços sociais que deveriam ter do Estado como, por exemplo, o saneamento básico, transporte eficiente, lazer, enfim, boas condições de vida. Esses locais normalmente ficam em áreas menos valorizadas. Já a discriminação social pode ser visualizada de diferentes formas, pois ela está relacionada ao preconceito. Por isso, podem existir discriminação racial, discriminação religiosa, por renda e tantos outros motivos. Observe a imagem ao lado e identifique possíveis razões pelos quais o menino está sofrendo preconceito.

49 Atividade 21: As consequências da desigualdade sócioespacial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deverá frisar que a desigualdade social tem várias consequências, dentre elas: a segregação e a discriminação, preconceito etc. Entre as palavras que poderíamos identificar para a resposta selecionamos: pobreza, isolamento, falta de esgoto e calçamento, casas precárias, entre outras. Conduza a atividade para que o aluno perceba que as diferenças exageradas entre ricos e pobres faz com que estes fiquem excluídos de muitos serviços sociais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é composto por uma imagem que ilustra a favela para exemplificar a segregação nos centros urbanos. A outra imagem é uma ilustração sobre o preconceito. Use-os para desenvolver esta atividade. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

50 Atividade 22: Avanços sociais no Brasil
Apesar dos inúmeros problemas sociais, estudos apontam que o nosso país está melhorando. Reduzimos os níveis de pobreza e melhoramos a distribuição de renda. No entanto o Brasil continua entre os países mais desiguais do mundo. Veja, na reportagem abaixo dados sobre mudanças na renda da população. Agora você já tem condições de responder à pergunta desafio desta aula. Apesar de em 2012 ser a 7ª economia mundial, podemos afirmar que toda população terá melhorado de vida e terá também melhores condições econômicas ? Por que? Monte sua resposta no seu caderno e discuta com sua turma e seu professor.

51 Atividade 22: Avanços sociais no Brasil.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos farão uso de uma reportagem para diagnosticar que o país avançou e o que falta para combater a desigualdade social. Ajude-os na interpretação do vídeo. Chame a atenção dos alunos para os dados comparativos que a reportagem faz, pois para saber se nosso país está melhor ou pior há sempre comparação com anos anteriores ou com outros países. Para finalizar a atividade, retomamos a pergunta desafio do 1º momento, pois agora o aluno já terá condições de respondê-la. Ele deverá escrever sua resposta e depois comparar e discutir com seus colegas e professor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma reportagem sobre o avanço da renda de parte da população. Trabalhe os vários desafios que a sociedade brasileira ainda tem que enfrentar em termos de enfrentamento dos problemas sociais. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
1) Observe os dados apresentados pela mapa e pela imagem ao lado. O mapa identifica o IDH dos estados brasileiros, e a imagem divide a pobreza pelas regiões do Brasil. Comparando as duas informações apresentadas, podemos diagnosticar que: A região Norte por ter o IDH alto possui somente 13% de pobreza. O estado do Maranhão por ter o pior IDH não se inclui em nenhuma região. Apesar de ter o IDH alto, a região Sudeste tem um número alto de pobreza, 22%. A região com menor quantidade de pobreza possui o maior IDH do Brasil.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: A Região Norte apresenta um IDH que não pode ser classificado como alto. Feedback Negativo para a letra b: O Maranhão segundo o IBGE é classificado na Região Nordeste. Feedback Positivo para a letra c: O Sudeste concentra um alto IDH e alto índice de pobreza, demonstrando a desigualdade sócioespacial. Feedback Negativo para a letra d: O Centro-oeste apresenta o menor índice de pobreza, mas não possui o maior IDH.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Ao chegar da escola, Pedro ligou a televisão e ouviu a seguinte notícia: “... por isso os estados da região Nordeste possuem os maiores níveis de desigualdade social. Mas, pesquisas realizadas pelo IBGE mostram que o Brasil tem chances de acabar com a esta realidade até o ano de 2020.” Infelizmente, Pedro não conseguiu ouvir os motivos que fazem o Nordeste ser a região com os maiores níveis de desigualdade. Curioso, Pedro ligou imediatamente para seu amigo José. - José, você ouviu a reportagem sobre a desigualdade social no Nordeste? Não consegui saber os motivos para que lá tenha tanta desigualdade. Você sabe? José respondeu: - Ouvi, sim! Eles disseram que no Nordeste tem muitos turistas e por isso todos são diferentes. 2) Podemos afirmar que a resposta do José está: Errada, porque o Nordeste não recebe muitos turistas, mas mesmo assim possui uma cultura bem diferente do restante do Brasil e por isso tem muita desigualdade social. Errada, porque a elevada desigualdade do Nordeste ocorre devido a má distribuição de renda, pobreza, falta de investimentos nas escolas e baixa longevidade. Correta, por que os turistas são atraídos pelas boas condições de infraestrutura do Nordeste, o que mostra que é uma região com boas condições de vida. Correta, porque a palavra desigualdade significa diferenças e a região Nordeste é cheia de diferenças culturais, étnicas e econômicas.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: O Nordeste recebe muitos turistas, mas isso não explica o alto índice de desigualdade. Feedback Positivo para a letra b: A elevada desigualdade é explicada pelo baixo investimento em saúde, educação básica etc. Feedback Negativo para a letra c: O Nordeste não apresenta boas condições de infraestrutura na maior parte de seu território. Feedback Negativo para a letra d: Desigualdade e diferença não significam a mesma coisa.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3) A desigualdade sócioespacial pode ser identificada, principalmente, pela desigualdade de renda, ou seja, quando uma parte menor da população possui elevados salários e o restante recebe baixos salários. Mas as causas da má distribuição de renda são diferentes de suas consequências. Assinale a alternativa que contenha as causas e as consequências da desigualdade sócioespacial. Causas Consequências a) Baixo investimento em educação e precárias condições de vida. Moradias precárias (favelas), discriminação e preconceito. b) Baixos salários e boa infraestrutura. Analfabetismo, baixa expectativa de vida e discriminação. c) Má distribuição de renda, elevada escolaridade. Melhores condições de vida, melhores transportes. d) Elevado investimento em educação, precária infraestrutura e analfabetismo Racismo, desigualdade espacial.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: O baixo investimento em educação ajuda a produzir segregação espacial. Feedback Negativo para a letra b: A boa infraestrutura não explica problemas sociais. Feedback Negativo para a letra c: Melhores condições sociais não se configura em uma consequência de problemas sociais. Feedback Negativo para a letra d: Um elevado investimento em educação não explica a difusão do racismo.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4) Analise a charge abaixo: Podemos afirmar que ela demonstra a desigualdade social porque: A notícia informa que o IDH do Brasil aumentou; As pessoas comemoram o desenvolvimento do país; O IDH do Brasil melhorou mas pessoas continuam na pobreza, com pessoas sem moradia; O personagem reage com vandalismo dormindo na praça pública.

59 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: A notícia informa a ascensão do IDH, mas a ironia não reside nesse fato. Feedback Negativo para a letra b: Não existe alusão a comemoração. Feedback Positivo para a letra c: A falta de acesso a moradia ainda existe, a despeito da elevação do IDH. Feedback Negativo para a letra d: O personagem dorme no banco da praça por falta de moradia, e não por vandalismo.

60 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5) Observe os dados apresentados pelo gráfico ao lado. O analfabetismo pode ser um dos fatores para identificar o desenvolvimento de uma área. No Brasil, esta taxa pode indicar a desigualdade entre as regiões. Assinale a alternativa que tenha, respectivamente, a região com a maior taxa em 2000 e a região com a menor taxa em 2010; Norte, Nordeste. Nordeste, Sul Centro-oeste, Sudeste Nordeste, Sudeste.

61 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: O Norte não apresenta maior índice de analfabetismo em 2000. Feedback Positivo para a letra b: Você acertou! O Sul apresenta o menor índice de analfabetismo em 2010. Feedback Negativo para a letra c: O Sudeste não é o menor índice de analfabetismo em 2010. Feedback Negativo para a letra d: Em 2010 não temos no Sudeste a menor taxa de analfabetismo.

62 Atividade 23 a 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula: cálculos envolvendo PIB, desigualdade sócioespacial e suas consequências e a melhora destes fatores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize os gráficos e charges para debater as questões propostas. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

63 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

64 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Você deve ter percebido que existe no Brasil muita desigualdade sócioespacial entre as regiões brasileiras e dentro das próprias cidades. Um exemplo é a cidade do Rio de Janeiro, que apresenta paisagens precárias ao lado de bairros nobres. Somos afetados diariamente pela desigualdade. Clique ao lado e ouça a música sobre a realidade carioca. Por isso, você será desafiado a criar um plano estratégico com soluções para o seu bairro. Aponte possíveis soluções para combater a desigualdade sócioespacial. Com a ajuda desse material junte-se com seus colegas e crie uma carta para enviar ao Prefeito da sua cidade com ideias e projetos eficazes que ajudem a melhorar a vida da população da sua área de moradia. Não esqueça de identificar a pobreza através dos índices do IDH. Mãos à obra.

65 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos serão desafiados a pensarem em soluções para diminuir a desigualdade sócioespacial na sua cidade ou até mesmo no Brasil. O professor deverá ficar atento, pois eles deveram produzir um documento com projetos eficazes, ou seja, soluções práticas para diminuir a desigualdade local ou nacional. Não basta apenas os alunos citarem distribuir a renda, mas sim especificar como esta ação deverá ser feita. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma música que denuncia a desigualdade na cidade do Rio de Janeiro. Peça para que os estudantes identifiquem na letra situações pressentes em seu cotidiano. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

66 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Resumo ATIVIDADE 30 Próximo tema ATIVIDADE 31 Construção ATIVIDADE 29

67 Atividade 29: Construindo um resumo
Escreva em seu caderno os dez principais pontos estudados na aula em um texto. Para ajudar seu raciocínio, você pode se guiar pelas ideias abaixo: Desigualdade sócioespacial Índice de Desenvolvimento Humano Fatores do IDH Produto Interno Bruto A desigualdade entre as regiões brasileiras e seus estados Avanços sociais e problemas não solucionados Consequências da desigualdade

68 Atividade 29: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos importantes abordados na aula em seu caderno, a fim de que eles reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem nessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

69 Atividade 30: Educosíntese
Agora compare os pontos que você escreveu sobre o conteúdo com os itens relacionados abaixo. Caso existam muitas diferenças, converse com seus colegas e professor: O IDH é um índice que mede o desenvolvimento de um local com base na renda per capita, na escolaridade e na longevidade e auxilia na análise da desigualdade sócioespacial. A renda per capita é a soma de toda riqueza produzido por um país, por exemplo, e dividido pela quantidade total da sua população, resultando na média de quanto a população poderia ganhar. Escolaridade é o fator que mede o nível da população que se mantém matriculada nos segmentos de ensino. Pode ser visualizada também pela taxa de analfabetismo ou de evasão escolar. Longevidade é o fator responsável pela qualidade de vida, ou seja, pela expectativa que um indivíduo tem de se manter vivo nas condições fornecidas pelo governo. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma das riqueza de um local. Auxilia na análise do desenvolvimento econômico do local. O IDH do Brasil atingiu o nível alto. No entanto, percebemos que muitos estados mantém seu IDH baixo e médio, mostrando desigualdade entre as regiões do país. A desigualdade sócioespacial pode ser entendida como as desigualdades de renda, escolaridade, educação e serviços públicos oferecidos entre a população. Tais diferenças acabam gerando a segregação espacial, ou seja, a localização de áreas diferentes devido a desigual distribuição de bens e serviços. Algumas consequências da desigualdade sócioespacial são a segregação e a discriminação. A região Nordeste pode ser classificada como a região mais desigual do país, mas embora a região Sudeste tenha o maior IDH e o maior PIB, ela tem a maior quantidade de pobreza do país, demonstrando que ela também é uma região com muita desigualdade sócioespacial.

70 Atividade 30: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educosíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

71 Atividade 31: Na próxima aula...
Nesta aula você aprendeu sobre as desigualdades socioespaciais, que se refletem o tempo todo no espaço geográfico. Na próxima aula você irá estudar sobre a população e o trabalho no Brasil. Ouça a música abaixo e pense sobre o cotidiano dos trabalhadores em nosso país. Até lá!!!! Até a próxima aula!

72 Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma canção que apresenta problemas sociais relacionados ao mercado de trabalho. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

73 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital – Documentário com as ideias do geógrafo Milton santos que demonstra a formação da desigualdade em nosso território. - Documentário com base nas ideias de Darcy Ribeiro sobre a formação do Povo Brasileiro. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Peça para que os estudantes coletem informações em jornais e sites sobre o PIB, IDH e desigualdade. Monte um mural na sala de aula a partir desses recortes. Peça para que os alunos criem um relatório com fotos e desenhos em sua área de moradia que enfoque a desigualdade sócioespacial.

74 GABARITO EDUCOQUIZ Educoquiz 1: 1 – B 2 – D 3 – C Educoquiz 2: 2 – A 3 – A 4 – D Educoquiz 3: 1 – C 2 – B 4 – C 5 – B


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