A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
<Cidade e data>

2 Agenda do dia 0h às 0h: Boas-vindas
0h às 0h: Apresentação dos participantes 0h às 0h: O projeto Parceria Votorantim pela Educação 0h às 0h: Leitura compartilhada e discussão do texto “Família e escola, a culpa é de quem?” 0h às 0h: Leitura compartilhada e discussão da cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos” 0h às 0h: Intervalo 0h às 0h: Planejamento das ações de mobilização 0h às 0h: Próximos passos 0h às 0h: Encerramento

3 Apresentação dos participantes

4 Parceria Votorantim pela Educação

5 Vídeo Parceria Votorantim pela Educação

6 Parceria Votorantim pela Educação
Atenção: incluir neste espaço os slides que achar interessante discutir sobre o projeto, a partir dos modelos de apresentações disponibilizados pelo Instituto Votorantim (e que estão gravados também neste pen drive).

7 Leitura compartilhada do texto “Família e escola, a culpa é de quem?”

8 Perguntas iniciais Texto: “Família e escola, a culpa é de quem?”
Que tipo de provocação o título sugere? A culpa mencionada é pelo quê? Como nós achamos que deve ser a relação escola e família? Qual o papel de cada um no sucesso escolar dos alunos? Que lembrança temos da relação entre a escola e as famílias na época em que estudávamos? Para os que têm filhos na escola, qual a relação que mantém com ela?

9 Questões para debate Texto: “Família e escola, a culpa é de quem?”
Como afirma o texto, a relação entre escola e família passou por transformações ao longo do tempo. Como avaliamos essas mudanças? Que fatores impedem o estreitamento da relação família-escola? Além das ações mostradas no texto, quais sugestões o grupo têm para aproximar escolas e famílias nos quatro pontos apresentados: acolhimento, comunicação, participação e convívio? Para os pais presentes, pergunte o que eles gostariam que a escola fizesse e não faz para melhorar a participação deles na aprendizagem dos filhos.

10 Questões para debate Texto: “Família e escola, a culpa é de quem?”
Para os diretores escolares e educadores presentes: o que eles têm a dizer para as famílias e o que elas poderiam fazer para melhorar a relação com as escolas? Há políticas públicas que facilitariam essa relação? Como é a relação entre escolas e famílias no município? Há mais integração ou disputa e culpabilização? Os pais da comunidade acompanham a vida escolar dos filhos? Eles sabem como acompanhar? O que está no texto e que acontece no município? Como as empresas privadas podem colaborar, em parceria com o poder público, na elaboração de ações que aproximem escolas e famílias?

11 Cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”

12 Cartilha - Explique que a cartilha é a ferramenta utilizada no Ciclo para sensibilizar as famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos e sobre a participação qualificada na escola. - Contextualize a atividade como sendo o momento em que os participantes vão se familiarizar com seu conteúdo, para que se sintam aptos a replicar as discussões e o material em outros fóruns e momentos.

13 6 passos para participar da vida escolar!
Neste slide, você pode estimular a discussão trazendo as seguintes questões: - As escolas da cidade têm suas portas abertas para receber as famílias? Os professores são preparados para lidar com as demandas que as famílias trazem? As reuniões de pais acontecem regularmente, em dia e horário adequados?

14 Neste slide, você pode estimular a discussão trazendo as seguintes questões:
As famílias têm clareza sobre os benefícios que a educação traz e repassam essa informação aos filhos? As famílias são parceiras da escola? Costumam realizar as ações mencionadas, em casa?

15 Neste slide, você pode estimular a discussão trazendo as seguintes questões:
As famílias estão preparadas para fazer o seu papel? As escolas têm ajudado as famílias a entenderem melhor o seu papel? Como as escolas lidam com as famílias que não estão preparadas para fazer o seu papel?

16 COMO ESTÁ O IDEB DO NOSSO MUNICÍPIO?
Peça para o consultor apoiá-lo na explicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Se possível, mostre como os participantes podem acessar o IDEB do município e das escolas, na página da cidade no Blog Educação: COMO ESTÁ O IDEB DO NOSSO MUNICÍPIO?

17 4ª série/5º ano 8ª série/9º ano IDEB Observado Metas projetadas 2005
2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021 Município Nota 8ª série/9º ano IDEB Observado Metas projetadas 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021 Município Nota Consulte previamente a página do município no Blog Educação e preencha a tabela acima com os dados. Explique que o IDEB é melhorado com a participação dos alunos na Prova Brasil, sua frequência e taxa de aprovação. Enfatize que essas são questões que a família pode apoiar a escola, com impacto direto no Índice.

18 Neste slide, você pode estimular a discussão trazendo as seguintes questões:
Os professores são engajados em trazer as famílias como parceiras do processo de aprendizagem? Os Conselhos Escolares são instituídos e atuantes? (Retome o número de Conselhos Escolares levantado no Marco Zero)

19 Peça para o consultor dar exemplos das principais políticas públicas da área da educação:
Transporte escolar, Merenda, Livro didático, Programa Dinheiro Direto na Escola etc. É importante contextualizar a discussão no âmbito do DIREITO: - Na cidade, as famílias enxergam a educação como direito ou como favor? Como criar a percepção de direito, caso não exista?

20 Complemente este slide com os seguintes conteúdos:
CABE AO CONSELHO: Zelar pela manutenção da escola; Participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira; Contribuir com as ações dos dirigentes escolares e Assegurar gestão democrática É CONSTITUÍDO POR: pais, alunos, professores, diretor e funcionários da escola - Reflexão: como estão instituídos e como atuam os Conselhos Escolares na cidade?

21 Pausa para o café Retorno em 15 minutos

22 Planejamento das ações de mobilização

23 Planejamento de mobilização
Sugestões de atividades a serem desenvolvidas (Atenção: adaptar conforme o grupo de mobilização presente) Quem tem acesso e facilidade de falar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, como líderes religiosos, diretores de escola e representantes de empresas pode distribuir e abordar os conteúdos da cartilha nas igrejas, escolas e empresas do município. Comunicadores, como radialistas, jornalistas ou blogueiros podem divulgar o tema na rádio, jornais, internet e outros meios de comunicação. Comerciantes podem se comprometer em conversar com seus clientes e entregar cartilhas nos seus estabelecimentos.

24 Planejamento de mobilização
Sugestões de atividades a serem desenvolvidas (Atenção: adaptar conforme o grupo de mobilização presente) Diretores e educadores podem realizar uma reunião de pais com o tema “Relação escola e família” e entregar as cartilhas aos pais. Caso haja um grupo de teatro de jovens, pode-se utilizar o conteúdo da cartilha para elaborar uma peça de teatro e realizar apresentações nas escolas. Os funcionários da empresa têm a possibilidade de organizar discussões sobre a temática em momentos internos, como “Minuto da Segurança”, visita das famílias à Unidade ou até mesmo preparar materiais para comunicação interna.

25 Planejamento de mobilização
Definições das atividades e responsáveis (Imprima os Planos de Trabalho – Anexo II, disponíveis no Caderno 2)

26 Próximos passos

27 Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
<Cidade e data>


Carregar ppt "Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google