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Aula 13 – 31/10/2012 António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO.

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1 Aula 13 – 31/10/2012 António Albano Baptista Moreira EMPREENDEDORISMO

2 Aula 13 – 31/10/2012 Plano de negócios - finanças OBJETIVOS

3 PLANO DE NEGÓCIOS FINANÇAS

4 EQUAÇÃO DE CUSTOS ANTIGAMENTE PREÇO CUSTO + LUCRO = PREÇO DECISÃO INTERNA HOJE MERCADOS LIVRES CUSTO PREÇO – LUCRO = CUSTO GERENCIAR A COMPETITIVIDADE

5 POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS DA AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DE CUSTO EM RELAÇÃO A: MERCADORIAS ATIVIDADES DESCONHECI MENTO DO LUCCRO POR MERCADORIAS PREÇOS FIXADOS SEM BASE DE ACORDO COM A CONCORRÊNCIA OU COM TABELAMENTO DESCONHECI MENTO DOS CUSTOS DE ATIVIDADES DA EMPRESA VENDAS DE MERCADORIAS QUE NÃO DÃO LUCRO SUFICIENTE ESFORÇO DE VENDA NÃO ORIENTADO PARA MERCA DORIAS MAIS LUCRATIVAS PREÇOS MUITO ALTOS PREÇOS MUITO BAIXOS DIFICULDADE PARA IDENTI FICAR OU FIXAR AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS A EMPRESA PROVAVEL MENTE OPERA COM CUSTOS MAIS ALTOS DO QUE DEVERIA DIMINUIÇÃO DA LUCRA TIVIDADE PERDA DE VENDAS CAPITAL DE GIRO APLICADO A CRÉDITO PARA CLIENTES DE MERCADORIAS POUCO LUCRATIVAS USO DA CAPACI DADE DE VENDA; ADMINISTRAÇÃO EM MERCADORIAS POUCO LUCRATIVAS EM DETRIMENTO DE PRODUTOS MAIS LUCRATIVOS CAPITAL DE GIRO MAL APLICADO: ESTO QUES DE MERCA DORIAS POUCO RENTÁVEIS AMEAÇAS: ESTABILIDA DE ECONÔMICO- FINANCEIRA CRESCIMENTO DA EMPRESA MENOR LUCRO MENOR RENTABI LIDADE

6 CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS O QUE É CUSTO ? É um somatório de remunerações aos funcionários/salários + empresários/lucro + emprestadores/juros + governo/impostos + fornecedores. É o preço pelo qual se obtém um bem ou serviço.

7 CUSTOS VARIÁVEIS São aqueles que variam proporcionalmente ao volume de vendas da empresa, isto é, quando o volume de vendas aumenta, estes custos aumentam na mesma proporção. Exemplos: Fretes de mercadorias: aumentam com o crescimento das vendas. ICMS : quanto maior a quantidade vendida, maior será o volume pago. Mercadorias : quanto maior a venda, maior o consumo de materiais.

8 CUSTOS FIXOS São aqueles que não variam proporcional mente ao volume de vendas da empresa. Exemplos: Exemplos: Os honorários pagos ao contador. O pró-labore dos sócios. O salário do pessoal administrativo. Aluguel pago para utilização de uma loja, independentemente da quantidade de mercadoria vendida pela empresa.

9 EXERCÍCIOS: (Variação dos custos) Os custos variam conforme a produção e o período.Os custos fixos são fixos no período e variável na produção, e os custos variáveis são variáveis no período e fixos na produção. Para entender melhor isto, vamos fazer o seguinte exercício: A empresa XX Ltda., comprou durante um determinado período (mês) 2.000 unidades de chinelos a um Custo Total (Mercadorias + Fretes – Impostos) de R$ 10.000,00. O gerente da mesma, apurou as despesas operacionais em torno de R$ 4.000,00. Com estes dados complete o quadro a seguir:

10

11 EXERCÍCIO DA FOLHA

12 Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO PLANO DE NEGÓCIOS ANÁLISE FINANCEIRA

13 Cenário atual Globalização dos negócios Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

14 Dados de 2004 2002 (2 anos) – 49,4 % 2001 (3 anos) – 56,4 % 2000 (4 anos) – 59,9 % 7 anos – 70%

15 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 % 3º Problemas financeiros - 21 % 4º Maus Pagadores - 16% 5º Falta de Crédito - 14% Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

16 Custo sócio - econômico Ano Empresas Encerradas Perda de ocupações Desperdícios econômicos 2000275.900882.880R$ 6,6 bilhões 2001276.874885.996R$ 6,7 bilhões 2002216.905703.696R$ 6,5 bilhões Total772.6792,4 milhõesR$ 19,8 bilhões

17 E QUAL É O OBJETIVO DAS EMPRESAS ?

18 SANTOGRAALSANTOGRAAL VIDAETERNAVIDAETERNA

19 Como ? Com Gestão... Gerir com técnica; Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar; Buscar informações e... Usar as informações ao tomar decisões.

20 + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado E o que é a Gestão ? É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

21 O Homem e seus modelos do mundo exterior...

22 Controles financeiros básicos Registro Diário de Caixa; Contas a Receber; Contas a Pagar; Movimento Bancário; Movimento de Estoques;

23 Controles gerenciais Fluxo de Caixa; Balanço; Demonstrativo Gerencial de Resultados.

24 Quais as perguntas a responder Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho Lucro ? Qual o investimento necessário ? Qual Capital de Giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Quais são os Custos ? Qual o valor do Contas a Receber ? Qual o valor do Contas a Pagar ? Quais os Pontos Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a Lucratividade ? Qual a Rentabilidade ?

25 Objetivos da Administração Financeira 1 – GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO 2 – GESTÃO DOS INVESTIMENTOS 3 – GESTÃO DOS FINANCIAMENTOS

26 O Capital de Giro ATIVOPASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital 65.000 Financiamentos 35.000 TOTAL 192.500 Caixa, Bancos 47.500 ATIVO PERMANENTE Eqpts,etc. 70.000 Contas a Pagar 50.000 Estoques. 55.000 Fornecedores 32.500 Ctas Receb. 20.000 Lucro 10.000 BALANÇO PATRIMONIAL

27 Ciclo do Capital de Giro CAIXA E BANCOS ESTOQUEDEMERCADORIAS OU MATÉRIA- PRIMAS PRODUTOSACABADOS VENDAS A VISTA CONTAS A RECEBER COMPRAS PRODUÇÃO VENDAS A PRAZO RECEBIMENTO DOS CLIENTES BOM EQUILÍBRIO FINANCEIRO CICLO LENTO Maior Necessidade do Capital Próprio Movimento Rápido do Ciclo

28 Objetivo do Capital de Giro Gerar lucro a cada ciclo PREÇO – CUSTO => LUCRO

29 APURAÇÃO DOS RESULTADOS VENDAS À vista e a prazo CUSTOS Fixos e Variáveis LUCRO OU PREJUÍZO ( - ) ( = ) Análise de dados para identificar, dentro de um período, se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo, quais os custos/despesas que oneram a empresa e qual o mínimo a ser vendido para ter garantia de lucro.

30 DEMONSTRATIVODEMONSTRATIVO GERENCIALDOGERENCIALDO RESULTADORESULTADO

31 COMO ? Vendas – R$ 10.000,00 Custos Variáveis Venda – R$ 6.000,00 Custo da Mercadoria – R$ 4.000,00 Custos Variáveis – R$ 2.000,00 Custos Fixos – R$ 3.000,00 Lucro Mensal – R$ 1.000,00 Vamos fazer um exemplo.....

32 Proposta de Vendas Vendas + R$ 10.000,00 -> R$ 20.000,00 Recebimento -R$ 5.000,00 a 30 dias R$ 5.000,00 a 60 dias R$ 10.000,00 a 90 dias Fornecedores - R$ 8.000,00 a 30 dias Custos Variáveis – R$ 2.000,00 no mês R$ 2.000,00 30 dias Custos Fixos –R$ 1.000,00 no mês R$ 2.000,00 30 dias

33 DGR ou DRE resumido ITEM R$% 1RECEITA20.000,00100 2CUSTOS VARIÁVEIS12.000,0060 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)8.000,0040 4CUSTOS FIXOS3.000,0015 5LUCRO (3-4)5.000,0025

34 Fluxo de Caixa - simplificado Vendas a prazo – 30 dias Fornecedores – 30 dias Custos Variáveis – R$ 1.000,00 no mês R$ 1.000,00 30 dias Custos Fixos –R$ 1.000,00 no mês R$ 2.000,00 30 dias

35 Fluxo de Caixa projetado MÊS 1MÊS 2MÊS 3MÊS 4 1 - Saldo Anterior-2.0000 Entradas Vendas10.000 2 - Total Entradas10.000 Saídas Fornecedores4.000 Custos Variáveis1.0002.000 Custos Fixos1.0003.000 3 - Total Saídas2.0009.000 4 - Saldo do Mês (2-3)-2.0001.000 5 - Saldo Acum. (1+-4)-2.00001.000 Necessidade de Capital de Giro – R$ 2.000,00

36 Fluxo de Caixa com Caixa inicial MÊS 1MÊS 2MÊS 3MÊS 4 1 - Saldo Anterior2.00001.0002.000 Entradas Vendas10.000 2 - Total Entradas10.000 Saídas Fornecedores4.000 Custos Variáveis1.0002.000 Custos Fixos1.0003.000 3 - Total Saídas2.0009.000 4 - Saldo do Mês (2-3)01.000 5 - Saldo Acum. (1+-4)01.0002.0003.000 Necessidade de Capital de Giro – R$ 2.000,00

37 Proposta de Vendas Vendas + R$ 10.000,00 -> R$ 20.000,00 Recebimento -R$ 5.000,00 a 30 dias R$ 5.000,00 a 60 dias R$ 10.000,00 a 90 dias Fornecedores - R$ 8.000,00 a 30 dias Custos Variáveis – R$ 2.000,00 no mês R$ 2.000,00 30 dias Custos Fixos –R$ 1.000,00 no mês R$ 2.000,00 30 dias

38 DGR ou DRE resumido ITEM R$% 1RECEITA20.000,00100 2CUSTOS VARIÁVEIS12.000,0060 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)8.000,0040 4CUSTOS FIXOS3.000,0015 5LUCRO (3-4)5.000,0025

39 Fluxo de Caixa - 2 MÊS 1MÊS 2MÊS 3MÊS 4MÊS 5 1 - Saldo Anterior2.00000-10.000-15.000 Entradas Vendas10.0005.00010.00020.000 2 - Total Entradas10.0005.00010.00020.000 Saídas Fornecedores4.0008.000 Custos Variáveis1.0003.0004.000 Custos Fixos1.0003.000 3 - Total Saídas2.00010.00015.000 4 - Saldo do Mês (2-3)00-10.000-5.0005.000 5 - Saldo Acumul. (1-4)00-10.000-15.000-10.000 Mês 2 dobra a venda mas tem que dar mais prazo

40 Voltando ao DGR resumido: Item R$% 1RECEITA10.000,00100 2CUSTOS VARIÁVEIS6.000,0060 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)4.000,0040 4CUSTOS FIXOS3.000,0030 5LUCRO (3-4)1.000,0010

41 Se dermos desconto de 10% CUSTOS VARIÁVEIS – Custo da Matéria Prima continua R$ 4.000,00 Os outros Custos Variáveis passam a ser de 20% de R$ 9.000,00 -> R$ 1.800,00 TOTAL dos Custos Variáveis - R$ 5.800,00 CUSTOS FIXOS continuam sendo R$ 3.000,00

42 Sendo o resultado... ITEM R$% 1RECEITA9.000,00100 2CUSTOS VARIÁVEIS5.800,0064,4 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)3.200,0035,6 4CUSTOS FIXOS3.000,0033,3 5LUCRO (3-4)200,002,3 Dando 10% de desconto.

43 E para ter o mesmo lucro ? Para ter o mesmo lucro deveremos aumentar as vendas de tal maneira que a Margem de Contribuição passe de R$ 3.200,00 para os mesmos R$ 4.000,00 visto que os Custos Fixos permanecem em R$ 3.000,00 e sobra um lucro de R$ 1.000,00. Qual será esse aumento para compensar o desconto ?

44 Quanto deve ser vendido ? ITEM R$% 1RECEITA?100 2CUSTOS VARIÁVEIS64,4 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)35,6 4CUSTOS FIXOS3.000,00 5LUCRO (3-4)1.000,00 Precisamos de um aumento de 12,5 % nas vendas 4.000,00 11.250,00 7.250,00 26,7 8,9

45 Portanto... Para manter o mesmo lucro só vai compensar dar o desconto de 10% no Preço de Venda se esse desconto contribuir com : Aumento das vendas de 25%. De R$ 9.000,00 para R$ 11.250,00

46 Mais uma situação... E se aumentarmos o Preço de Venda em 10% ? Até quanto pode ser a queda de vendas para ainda compensar com o mesmo Lucro ?

47 Teremos... RECEITA - R$ 11.000,00 CUSTO DA MATÉRIA PRIMA – R$ 4.000,00 OUTROS CUSTOS VARIÁVEIS R$ 2.200,00 TOTAL – R$ 6.200,00

48 Logo o DGR será - Item R$% 1RECEITA11.000,00100 2CUSTOS VARIÁVEIS6.200,0056,4 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)4.800,0043,6 4CUSTOS FIXOS3.000,0027,7 5LUCRO (3-4)1.800,0015,9

49 Mas as vendas vão baixar... Até quanto podem baixar ? Até a Margem de Contribuição R$ 4.000,00 Para dar o mesmo Lucro de R$ 1.000,00.

50 Então teremos... ITEM R$% 1RECEITA?100 2CUSTOS VARIÁVEIS56,4 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)43,6 4CUSTOS FIXOS3.000,00 5LUCRO (3-4)1.000,00 4.000,00 9.174,31 5.174,31

51 Diferença em vendas... Com aumento das vendas : Receita - R$ 11.000,00 Mas para o mesmo Lucro : Receita - R$ 9.174,31 R$ 11.000,00 - R$ 9.174,31 = R$ 1.825,69

52 Logo... A diferença de R$ 1.825,69 representa 16,59% de R$ 11.000,00. CONCLUSÃO : Se aumentar o preço em 10% e as vendas baixarem só até 16,59% ainda assim compensa.

53 De novo o DGR inicial : Item R$% 1RECEITA10.000,00100 2CUSTOS VARIÁVEIS6.000,0060 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)4.000,0040 4CUSTOS FIXOS3.000,0030 5LUCRO (3-4)1.000,0010

54 E se agora... Decidirmos fazer uma propaganda ou comprar uma máquina que represente uma prestação mensal de R$ 500 Apenas 5% da nossa receita ! Quanto teremos que aumentar a receita para poder pagar esse aumento nos Custos Fixos e dar o mesmo lucro de R$ 1.000,00 ?

55 Sendo o resultado... ITEM R$% 1RECEITA?100 2CUSTOS VARIÁVEIS60 3MARGEM CONTRIBUIÇÃO (1-2)40 4CUSTOS FIXOS3.500,00 5LUCRO (3-4)1.000,00 Precisamos de um aumento de 12,5 % nas vendas 4.500,00 11.250,00 6.750,00 31 8,8

56 ESQUEMA BÁSICO PARA APURAÇÃO DOS RESULTADOS APURAÇÃO DE RESULTADO 1.VENDAS TOTAIS À vista À prazo 2. CUSTO VARIÁVEIS Mercadorias ICMS PIS/COFINS ISS Comissões Contribuição Social Imposto de Renda s/lucro presumido Optante pelo SIMPLES 3. LUCRO BRUTO ( 1 – 2 ) 4. CUSTOS FIXOS Retirada dos Sócios Aluguel Água/Luz /Telefone Despesas Bancárias Material de Expediente Honorários Contábeis Telefone Salários/Encargos Outros 5. RESULTADO OPERACIONAL (3 – 4 ) Lucro ou Prejuízo

57 RECEITA TOTAL 1. RECEITA TOTAL 1.1 Venda à vista 1.2 Venda a prazo CUSTOS VARIÁVEIS 2. CUSTOS VARIÁVEIS 2.1 CMA ou CMV 2.2 ICMS 2.3 PIS 2.4 COFINS 2.5 Contribuição Social 2.6 ISS 2.7 IRPJ sobre lucro presumido 2.8 Comissões de vendas 2.9 *Optantes pelo imposto “SIMPLES” _____% MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 3. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (1-2) CUSTOS FIXOS 4. CUSTOS FIXOS 4.1 Mão-de-obra + Encargos 4.2 Pró-labore 4.3 Água/Luz/Telefone 4.4 Honorários contábeis 4.6 Material de expediente/Limpeza 4.7 Juros e despesas bancárias 4.9 Propaganda 4.10 Depreciação 4.11Aluguel/Condomínio 4.14 Ônibus/Vales-transporte 4.15 Outros LUCRO OPERACIONAL 5. LUCRO OPERACIONAL (3-4) RESULTADO EXTRA-OPERACIONAL 6. RESULTADO EXTRA-OPERACIONAL LUCRO LÍQUIDO 7. LUCRO LÍQUIDO PLANILHA DE APURAÇÃO / PROJEÇÃO DE RESULTADOS DISCRIMINAÇÃOVALOR%

58 RECEITA TOTAL 1. RECEITA TOTAL 1.1 Venda à vista 1.2 Venda a prazo CUSTOS VARIÁVEIS 2. CUSTOS VARIÁVEIS 2.1 CMA ou CMV 2.2 ICMS 2.3 PIS 2.4 COFINS 2.5 Contribuição Social 2.6 ISS 2.7 IRPJ sobre lucro presumido 2.8 Comissões de vendas 2.9 *Optantes pelo imposto “SIMPLES” _____% MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 3. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (1-2) CUSTOS FIXOS 4. CUSTOS FIXOS 4.1 Mão-de-obra + Encargos 4.2 Pró-labore 4.3 Água/Luz/Telefone 4.4 Honorários contábeis 4.6 Material de expediente/Limpeza 4.7 Juros e despesas bancárias 4.9 Propaganda 4.10 Depreciação 4.11Aluguel/Condomínio 4.14 Ônibus/Vales-transporte 4.15 Outros LUCRO OPERACIONAL 5. LUCRO OPERACIONAL (3-4) RESULTADO EXTRA-OPERACIONAL 6. RESULTADO EXTRA-OPERACIONAL LUCRO LÍQUIDO 7. LUCRO LÍQUIDO PLANILHA DE APURAÇÃO / PROJEÇÃO DE RESULTADOS DISCRIMINAÇÃOVALOR% 25.424,00100% 15.507,44 11.568,00 2.355,52 165,26 762,72 254,24 305,09 96,61 9.916,56 7.373,54 5.337,50 500,00 270,00 110,00 120,00 60,00 200,00 76,04 500,00 50,00 150,00 2.543,02 61,00 45,50 9,26 0,65 3,00 1,00 1,20 0,38 39,00 29,00 21,00 1,96 1,06 0,43 0,47 0,24 0,78 0,29 2,00 0,19 0,59 10,00

59 PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL Margem de Contribuição (%) Custos e Desp. Fixas (R$) Lucro Planejado (R$) Valor da Receita Total (R$) Representação : PEO = Custos/Despesas Fixas MC % X 100 RECEITA (R$) % Variação (%) da Receita PONTO DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO Margem de Contribuição (%) Custos e Desp. Fixas (R$) Lucro Planejado (R$) Valor da Receita Total (R$) Representação : PEE = Custos/Despesas Fixas + Lucro Planejado MC % X 100 RECEITA (R$) % Variação (%) da Receita PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO Margem de Contribuição (%) Custos e Desp. Fixas (R$) Lucro Planejado (R$) Valor da Receita Total (R$) Representação : PEF = Custos/Despesas Fixas + Lucro Planejado + Parc. Fin. MC % X 100 RECEITA (R$) % Variação (%) da Receita

60 PREÇO DE VENDA PV = CM 100 – (%CVV + %CF + L) X 100 Onde: CM ou P = Custos das mercadorias ou produtos %DVV = Percentual despesas variáveis de venda %CDF = Custos e despesas fixas %L = Percentual do lucro

61 PV = 129,00 x 100 100 – (27,00 + 25,00 + 10,00) PV = 129,00 x 100 100 – 62,00 PV = 129,00 x 100 38,00 PV = 339,47 COMPOSIÇÃO DO PREÇO DE VENDA R$ % PREÇO DE VENDA ( - ) CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA ( - ) CUSTO VARIÁVEL DE VENDA = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO ( - ) CUSTO FIXO = LUCRO 339,47 129,00 91,66 118,81 84,87 33,94 10,00 38,00 27,00 35,00 25,00 10,00

62 INSTRUMENTOS DE GERÊNCIA FINANCEIRA CAPITAL DE GIRO Soma dos valores que a empresa utiliza para movimentar os negócios no seu dia- a-dia. FLUXO DE CAIXA Projeção de prováveis entradas e saídas de dinheiro referentes a um período.

63 CAIXA E BANCOS ESTOQUEDEMERCADORIAS OU MATÉRIA- PRIMAS PRODUTOSACABADOS VENDAS A VISTA CONTAS A RECEBER COMPRAS PRODUÇÃO VENDAS A PRAZO RECEBIMENTO DOS CLIENTES CICLO DO CAPITAL DE GIRO BOM EQUILÍBRIO FINANCEIRO CICLO LENTO Movimento Rápido do Ciclo Maior Necessidade do Capital Próprio

64 01a 0910 a 1617 a 2324 a 31Out/01 RECEBIMENTO VENDA À VISTA DUPLICATAS A RECEBER (PRAZO) RESGATE APLICAÇÕES VENDA IMOBILIZADO ENTRADA DE EMPRÉSTIMOS RECEBIMENTO DE SEGUROS OUTROS A- TOTAL DOS RECEBIMENTOS 1.200,00 9.400,00 10.600,00 1.200,00 14.300,00 15.500,00 1.200,00 9.100,00 10.300,00 1.400,00 28.000.0 29.400,0 5.000,00 60.800,00 65.800,00 COMPRAS MERCADORIAS OUTROS GASTOS DE COMPRA RECOLHIMENTO DE TRIBUTOS DESPESAS DE VENDAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DESPESAS PESSOAL E ENC. OUTROS IMPOSTOS E TAXAS DESPESAS FINANCEIRAS B- TOTAL DE PAGAMENTO 8.000,00 30,00 474,00 1.125,00 1.600,00 385,00 11.614,00 10.650,00 35,00 4.596,00 471,00 1.125,00 450,00 385,00 17.712,00 11.300,00 35,00 700,00 481,00 1.125,00 385,00 14.026,00 12.520,0 40,0 474,0 1.125,0 385,0 1.500,0 16.044,0 42.470,00 140,00 5.296,00 1.900,00 4.500,00 2.050,00 1.540,00 1.500,00 59.396,00 SALDO ANTERIOR SALDO DA SEMANA SALDO ACUMULADO 450,70 (1.014,00) (563,30) (2.212,00) (2.775,30) (3.726,00) (6.501,30) (6.501,3) 13.356,0 6.854,7 450,70 6.854,70 FLUXO DE CAIXA PROJETADO ENTRADAS SAÍDAS

65 PONTO DE EQUILÍBRIO PONTO DE EQUILÍBRIO - é o volume de vendas mínimo necessário para que a empresa não tenha prejuízos. RENTABILIDADE RENTABILIDADE é o percentual que representa o quanto rende mensalmente o investimento total. LUCRATIVIDADE LUCRATIVIDADE é o percentual que representa o lucro líquido mensal. INVESTIMENTO INICIAL INVESTIMENTO INICIAL representa o montante inicial necessário para que a empresa possa começar a funcionar. RETORNO DO INVESTIMENTO RETORNO DO INVESTIMENTO representa quantos meses a empresa levará para pagar o investimento realizado. CAPACIDADE DE PAGAMENTO CAPACIDADE DE PAGAMENTO é a capacidade máxima que a empresa possui para fazer frente à amortização de empréstimos. ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA (Indicadores econômicos-financeiros)

66 Do que se falou... FLUXO DE CAIXA - Gestão do Caixa - Decisões de prazos e pagamentos - Sobra ou falta de recursos DEMONSTRATIVO GERENCIAL DE RESULTADOS - Gestão dos Custos - Decisões de Preços - Lucro ou Prejuízo - Análise de Sensibilidade

67 Sem dados não há gestão estratégica... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

68 Então temos que... Gerir com técnica; Buscar informações; Usar as informações ao tomar decisões.

69 Portanto... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

70 Tomada de decisão Qual é o problema ou problemas? Há uma decisão a ser tomada? Existe um objetivo a ser atingido? Qual o diagnóstico (causa do problema)? Quais são as causas? Quais são as características/conseqüências do problema? Quais são as prioridades? Quais as possíveis alternativas? Porque escolher esta alternativa? Quais as vantagens e desvantagens? Qual a decisão a ser tomada? Qual a melhor alternativa? Como implantar? Quais as implicações? Porque escolher esta alternativa? Implantação da ação. Controle dos resultados

71 Tomar decisão é prever o futuro O que fazemos, porquê, como, quando, quais objetivos, qunato custa, qual o retorno, quais objetivos, o que é meio, o que é fim e quais as prioridades. Visão sistêmica, integrada e geral. Qual a causa, qual o efeito? Qual a ação e qual a reação? Toda a decisão é uma decisão financeira.

72 Sem dados não há gestão... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

73 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade; Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

74 Vamos lá... DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTO SISTEMAS

75 DADOS Representações originais e detalhadas de eventos no mundo físico.

76 INFORMAÇÕES Dados contextualizados Espaço Tempo Síntese

77 CONHECIMENTO Informações novas baseado em informações já existentes. Conclusões, descobertas...

78 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade; Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

79 Fluxo das informações DADOS Componentes básicos influentes ao negócio INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA Tomada de decisão com vantagem competitiva

80 INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA

81 Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação METAS MISSÃO, VISÃO ESTRATÉGIA RESULTADOS

82 Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.

83 Na estrutura Estraté- gico Gerencial Operacional InformaçãoObjetivos

84 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado

85 Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.

86 Como atingir – Passo 1? DADOS NOTAS FISCAIS VENDA NOTAS FISCAS COMPRA MOV. ESTOQUE MOV. CAIXA MOV. BANCOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS CTAS A PAGAR CTAS A RECBER REGISTRO CAIXA CONTROLE ESTOQUES EXTRATO BANCÁRIO CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL

87 Como atingir – Passo 2? ANÁLISE E APLICAÇÃO PREÇO DE VENDA CAPITAL DE GIRO METAS DE VENDAS CICLO FINANCEIRO CUSTOS GIRO DE ESTOQUE LUCRO RENTABILIDADE INFORMAÇÃO D. G. RESULTADO FLUXO DE CAIXA BALANÇO GERENCIAL PTOS EQUILÍBRIO MARGEM CONTR.

88 Como atingir – Passo 3 ? INTELIGÊNCIA/EXCELÊNCIA Qual o Caixa. Qual o meu Lucro. Qual o investimento necessário. Qual Capital de Giro necessário. Quanto vou capitalizar. Quais são os Custos. Qual o valor do Contas a Receber. Qual o valor do Contas a Pagar. Quais os Pontos Equilíbrio e metas de Vendas Qual Margem Contribuição. Qual a Lucratividade. Qual a Rentabilidade.

89 Uma Solução

90 Obrigado

91

92 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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