A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Edinaldo Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Edinaldo Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Edinaldo Ribeiro

2 E CULTURAL DA SEGUNDA METADE
A RENOVAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Acontecimentos que mudaram o rumo da sociedade Europeia: Revolução Industrial - (estabeleceu novas relações sociais, econômicas e culturais). Novas Tecnologias – ( Trouxe novas e importantes reflexões sobre a produção artística nesse período). Paris se tornou o centro das artes europeia – (nasceu o debate sobre a criação artística, o mercado de arte e os colecionadores). Nasce o movimento Impressionista.

3 Baile no Moulin de la Galette - 1876
Obra de Pierre-Auguste Renoir – (1841 – 1919) Baile no Moulin de la Galette

4 Fotografias de Marcel Gautherot (1910 – 1996)
Carnaval de Salvador Carnaval do Recife Obs: Percebam como um mesmo tema pode ser abordado com técnicas diferentes e em épocas diferentes. Caracterizando o social, o político e o econômico de um sociedade.

5 A Belle Époque Metade do séc. XIX – Triunfo das Revoluções Burguesas. - Sistema de Governo Democrático. - Mudanças: Políticas Econômicas Novas Percepções de Mundo. (relações humanas) Com a Revolução Industrial: (Inglaterra) Provocou um grande crescimento demográfico. Aperfeiçoamento assombroso dos meios de Transportes e Comunicações. (Trem, Barco a vapor o Telégrafo). Novos Conceitos Estéticos. Industrialização = Crescimento Demográfico Multiplicação de Notícias e Imagens = Fortalecimento da Imprensa e a criação da Fotografia. Paris a Capital francesa que brilhou como o Centro do Mundo. Berço das grandes criações e renovações das Artes. Daí Chamada de Belle Époque.

6 O Nascimento da Arte Moderna
O IMPRESSIONISMO Paris 1874 – Um grupo de artistas; Claude Monet, Renoir, Degas, Cézanne e outros realizaram uma exposição no estúdio do fotógrafo Felix Nadar onde foi exibida uma obra de Claude Monet intitulada: Impressão do Sol nascente – (critica do jornalista francês, Louis Leroy), esses pintores passaram a ser chamados de impressionistas. A origem do Impressionismo é datada no ano de 1860, quando um grupo de artistas franceses, passaram a retratar a realidade a partir das sensações visuais, traduzidas na tela por pinceladas rápidas. Deixaram de falar sobre temas mitológicos e históricos, impostos pela arte oficial e passaram a descrever o cotidiano: ruas, bares, cafés, cabarés, caminhos, jardins, praças, etc. foram assim, marginalizados pela estrutura artística estatal francesa. Almoço na Relva – 1883 de Edouard Manet

7 Observação visual imediata, a impressão primeira.
Ao ar livre. Ausência do rascunho, traço, desenho. Pintura diretamente na tela. Pinceladas soltas, rápidas e cores puras. Influência da luz sobre as cores. Visão de sua percepção. Pinturas da Catedral de Rouen – por Claude Monet

8 Fases do Impressionismo
Obra de Renoir (1ª Fase) Obra de Seurat (2ª Fase – Pontilhismo) Obra de Van Gogh (3ª Fase)

9 O Impressionismo no Brasil
Obra Independência ou Morte De Pedro Américo

10 Arte DECO Arte Nouveau Ecletismo Arquitetônico
A Renovação da Arquitetura e o Design Moderno Arte Nouveau Arte DECO Ecletismo Arquitetônico

11

12 Música Impressionistas
Fontes de inspirações objetivas. Desaparecimento da Melodia linear. Quebra com a harmonia tradicional e as regras clássicas. Colorido orquestral. Formas a princípio vagas e imprecisas. Impressões auditivas. Prazer no som. Um dos músicos mais conhecido nesse estilo é Maurice Ravel.

13 Nasce o Cinema Nasceu no final do século XIX, precisamente, em 28 de dezembro de 1895, em Paris, quando o primeiro filme projetado para um pouco mais de 30 pessoas, com a ajuda de um aparelho chamado cinematógrafo. Criada pelos irmãos Lumiére.


Carregar ppt "Prof. Edinaldo Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google