A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAESP - Artes Aula 03 - 21/02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAESP - Artes Aula 03 - 21/02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:"— Transcrição da apresentação:

1 CAESP - Artes Aula 03 - 21/02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:

2  Propriedades do som: notas musicais e ruídos formam a poesia sonora.  Altura (grave ou agudo): frequência da onda ou frequência de áudio. Quantas ondas por segundo.  Unidade de medida: Vibrações completas por segundo = Hertz (Hz).  Quanto mais baixo, mais grave, menor frequência.  Quanto mais alto, mais agudo, maior frequência.  Percepção humana entre 16 e 20kHz.  Intensidade (volume):  Sons fortes: maior intensidade, maior amplitude de onda, mais energia.  Sons fracos: menor intensidade, menor amplitude de onda, menos energia.

3

4  “Música na Pré-história:”  Paleolítico (2.6M a.p. até 10k a.p.):  Instrumentos de percussão.  Imitação de sons da Natureza.  Vozes (talvez coros).  Instrumentos de sopro:  Flauta de osso da asa de uma águia, Alemanha (40k a.p.).  Flauta de madeira da Toca da Extrema II, Parque Nacional Serra da Capivara, PI (12k a.p.).  Neolítico (10k a.p. até 5k a.p.):  Música com função religiosa e social.  Divisão social do trabalho e a criação dos músicos como profissão.

5  Antiguidade Grega:  Música com a função do deleite, a fruição.  Dentro do contexto filosófico nascente na Grécia, existia a busca estética pelo “belo”.  Surgimento dos estudos de música dentro das academias gregas: entre os séculos VII e VI a.C.  Pitágoras e a escala diatônica (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó).  Éthos: essência que faz parte naturalmente de um tipo musical específico e determina o caráter desse.  Páthos: efeito subjetivo do éthos naqueles que ouvem.  Aristóteles: “o despertar das emoções na audiência” (“Retórica”).  Um éthos produz um páthos correspondente, e somente um possível.  Será mesmo possível um e apenas um páthos para cada éthos? Existe uma limitação categórica e apriorística e?

6  Platão e a música:  Mundo das Formas: mundo dos conceitos abstratos e perfeitos.  Mundo físico: um mundo de múltiplos reflexos imperfeitos das “Formas”.  Música das Esferas: peças musicais produzidas a partir de cálculos matemáticos. Uma música silenciosa acessível apenas à intelecção.  Paidéia: o processo educacional deverá forjar o cidadão dentro dos princípios de amar o “bom” e a “beleza” e ter aversão ao “mal” e ao “feio”.  A educação dos cidadãos se processa no desenvolvimento do “dom” natural, tendo como bases formadoras principais da prática educacional a música (psique) e a ginástica (corpo físico) e nessa ordem.  Função educacional da música: como música tem o seu éthos específico que produz um páthos correspondente, o uso da música propiciaria a formação das características desejadas para o bom cidadão.  Destinos da arte para Platão: ou a arte assume que é uma cópia da cópia, ou passa a expressar as “Formas”.

7  Notação:  M = Milhão 10 6  k = Quilo ou Kilo 10 3  a.p. = antes do presente. Prof. Heleno Licurgo do Amaral Data: 15-02-2015


Carregar ppt "CAESP - Artes Aula 03 - 21/02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google