A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cuidados com os medicamentos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cuidados com os medicamentos:"— Transcrição da apresentação:

1 Cuidados com os medicamentos:
Verifique sempre o prazo de validade antes de usá-los; Não use medicamentos com embalagens estragadas, sem rótulo e sem bula; Não utilize a mesma receita médica mais de uma vez. Não compre medicamentos indicados pelos vizinhos ou amigos. Não misture medicamentos sem a devida orientação; Solicite informações ao farmacêutico sobre possíveis efeitos adversos; Se sentir algum sintoma diferente ao tomar o medicamento, procure o médico ou farmacêutico; Bebês, mulheres grávidas ou que estão amamentando nunca devem tomar medicamentos sem receitas médicas.

2 Farmácia Caseira: antitérmico; algodão ; gaze estéril; antigases;
esparadrapo ; curativos tipo "band-aid"; tesourinha; álcool; soro fisiológico; spray ou pomada anti-séptica; termômetro; antiinflamatório; colher medida para soro caseiro.

3 Queimaduras Existem diferentes graus de lesão: De terceiro, segundo e primeiro graus. Cada tipo de lesão pede um socorro específico. O QUE NÃO FAZER? Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha, pó de café, gelo. Apenas água fria é permitida. Furar as bolhas. Retirar a pele morta Arrancar a roupa grudada na área queimada Apertar o ferimento

4 Queimaduras de primeiro grau
Atingem a camada mais superficial da pele. O QUE FAZER? Use muita água corrente Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em casos de queimadura de primeiro grau, é recomendável beber bastante água.

5 Queimaduras de segundo grau
Já não é superficial. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. O QUE FAZER? Use muita água corrente Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

6 Queimaduras de terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave. Atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. A aparência deste tipo de ferimento é escura ou esbranquiçada. O que fazer? Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa! É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.

7 Graus das queimaduras

8 Quedas É preciso agir com calma.
Certifique-se de que a pessoa está consciente e respirando adequadamente. Observe se há algo "fora do lugar", mas não faça movimentos bruscos. Se houver ferimentos, lave com água e sabão. Se o sangramento for grande, enfaixe com um pano limpo. Não faça torniquetes (manobra em que se amarra um pano em volta do membro atingido e ele é torcido até ficar bem apertado ). Se houver suspeita de ferimentos na cabeça, no pescoço ou no tórax, evite mexer a vítima e providencie socorro médico imediatamente. Se a pessoa estiver conseguindo se mexer, deixe seu corpo reto, com o pescoço alinhado.

9 Substância tóxicas A lista de substâncias que pode provocar envenenamento é extensa. Não deixe os produtos tóxicos à vista de crianças. Não guarde nenhum produto químico fora da embalagem original, para evitar confusão. Exemplos de substâncias tóxicas: Água sanitária, alvejante, desinfetante, removedor de cera, removedor de esmalte, solvente “thinner”, comigo ninguém pode, espirradeira, mandioca brava, água oxigenada, detergente, desodorante, esmalte, inseticidas, medicamentos, perfume, pilhas e baterias, repelente de inseto.

10 Intoxicação por ingestão
Em caso de envenenamento por ingestão, a primeira coisa que se deve fazer é tentar descobrir a substância ingerida, porque o tratamento varia caso a caso. Não se deve nunca induzir o vômito na pessoa intoxicada. beber leite também não é aconselhado. A regra é simples: a vítima não deve beber nada. No máximo, pode fazer um bochecho para limpar a boca.

11 Como agir? Caso haja uma parada respiratória, apresse a ida ao hospital. Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre o braço, para evitar que ela se sufoque com vômitos involuntários. Se a pessoa estiver com frio, agasalhe-a. Preste muita atenção em cada reação. Esteja atento aos detalhes. Se você conseguir, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento.

12 Asfixia Se o objeto está preso no nariz:
Peça para que a pessoa respire pela boca. Observe a localização do objeto. Se ele não tiver sido introduzido até o fundo, tente pressionar a base do nariz (no alto, próximo aos olhos) e empurrar o objeto para baixo. Se isso não funcionar ou o objeto estiver alojado no fundo, procure socorro médico. Não tente forçar: você pode machucar a pessoa ou, pior, pressionar o objeto ainda mais para dentro.

13 Asfixia Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades:
Espere a pessoa tossir. Você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da pessoa: coloque-se atrás dela e faça a pessoa se curvar para frente. Dê os tapas no alto das costas. Cuidado com a força aplicada. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto. Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

14 Asfixia Se a pessoa engasgou e não consegue respirar:
Observe se a vítima começa a sentir falta de ar. Se o objeto for pontiagudo, não se deve fazer nada: apenas procurar socorro médico imediato. Em outro caso, a solução é provocar o vômito. Isto é conseguido colocando seu dedo na garganta da vítima. Se isso não funcionar, procure socorro médico imediato.


Carregar ppt "Cuidados com os medicamentos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google