A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?."— Transcrição da apresentação:

1 PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?

2

3 DIMENSÕES LAYOUT Definir a dimensão da página :
escolher o formato retrato ou paisagem Definir o tamanho ou usar o tamanho indicado pelo professor ( ex. 90 cm por 110 cm ) LAYOUT Definir o layout se ele não tiver sido imposto pelo professor de acordo com as partes em que vou dividir o meu trabalho de pesquisa ou de acordo com as exigências do tipo de trabalho solicitado.

4

5 ESTRUTURA Ex 1 – Cabeçalho, apresentação da questão problema (s), metodologia de desenvolvimento do trabalho; resultados da pesquisa ( deve ocupar cerca de 40% do póster), Interpretação dos resultados da pesquisa / conclusões, bibliografia Ex 2- Cabeçalho, introdução, desenvolvimento = resultados da pesquisa e interpretações dos resultados; conclusões e bibliografia; Ex 3: Cabeçalho, contextualização teórica do tema , objetivos da pesquisa, metodologia, resultados da pesquisa e sua interpretação, conclusões e bibliografia. Cada secção deve incluir um pequeno título/ cabeçalho destacado de alguma forma

6 1ª SECÇÃO - CABEÇALHO No cabeçalho do póster deve colocar-se , do lado esquerdo, o logotipo institucional; Segue-se o título do trabalho - O título deve ter um bom destaque, permitindo que os destinatários saibam facilmente do que trata o trabalho. Abaixo do título devem ser colocados os nomes dos autores, por ordem alfabética, seguidos das referências institucionais e do endereço de . A primeira referência institucional indicada deve ser a da instituição correspondente ao logotipo do lado esquerdo, seguindo-se, cajo existam, outras referências institucionais dos autores.

7 RESTANTES SECÇÕES As diferentes secções devem estar bem separadas uma das outras. Costuma-se dividir o póster em colunas ou linhas para que fique mais amigável para leitura;

8 TEXTOS DO PÓSTER Usar frases diretas e curtas , ao invés de orações longas e estruturas complexas; A informação apresentada deverá ser retida facilmente, pelo que deve ser perfeitamente sistematizada. Máximo de 200 palavras em texto corrido; Espaçamento simples entre linhas no texto e espaçamento duplo entre parágrafos ; Apresentar , sempre que o conteúdo o permita, resultados da pesquisa, tambem na forma de esquemas, como fluxogramas, pirâmides, organogramas, diagramas , tabelas .

9 GRÁFICOS E DIAGRAMAS Um bom póster deve ser fácil de ler e atraente ao mesmo tempo . Os gráficos e diagramas ajudam ambos os obetivos; Uma mensagem em 2D implica um gráfico 2D; Não usar fundos com texturas nem com linhas; Um gráfico deve ter uma leitura fácil e ser auto-explicativo. Quanto mais simples melhor.

10 IMAGENS / FIGURAS/ FOTOGRAFIAS…
As imagens devem refletir e dar informação sobre o assunto do trabalho realizado; As imagens vão ajudar a entender o trabalho e dar sustentação aos argumentos, de maneira muito mais eficaz do que os textos, quando estiverem bem combinadas com os diagramas e esquemas. As figuras devem ter o mesmo tamanho; O conteúdo das figuras apresentadas deve ter contornos bem definidos Evitar usar imagens a servir de fundo ao texto , devendo preferir-se fundos lisos ou com texturas simples.

11 CORES Ter em atenção o contraste do fundo com o texto , de modo que o texto fique bem legível e o esquema de cores esteja combinando; Usar cores quentes, como vermelho, amarelo ou laranja para molduras, e cores frias, como branco e bege, para os fundos de textos; Usar um esquema de cores que seja ao mesmo tempo atraente, mas que não canse o leitor.

12 . TIPOS DE LETRA USAR fontes grandes, como 24 pt para o texto, 34 pt para os cabeçalhos das diferentes secções e 70 pt para o título. Uma pessoa deve ser capaz de ler o póster confortavelmente a 2 m de distância. PREFERIR a fontes sem ornamentos, tais como Arial, Verdana, Tahoma, Courier ou Times pois facilitam a leitura a longa distância. EVITAR misturar fontes diferentes num mesmo póster

13 MAIS ALGUNS PROCEDIMENTOS A NÃO ESQUECER
Fazer o póster em papel que dê boa nitidez às figuras e seja resistente; Fazer um teste de impressão em A4 antes de mandar o póster para a impressão definitiva, de modo a poder corrigir falhas.

14


Carregar ppt "PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google