A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Agroecologia Módulo 1 Prof.ª Chayane C. de Souza

2 Funcionamento dos ecossistemas naturais A função dos ecossistemas refere se aos processos dinâmicos que ocorrem dentro deles: Movimento de matéria e energia as interações e relações dos organismos e materiais do sistema. É importante conhecer esses processos para compreender melhor estudos de dinâmica, eficiência, produtividade e desenvolvimento de ecossistemas, especialmente agroecossistemas.

3 Fluxo de energia Cada organismo esta usando energia para executar seus processos fisiológicos e ter suas fontes de energia reabastecidas regularmente. O fluxo esta diretamente relacionado com a sua estrutura trófica.

4 Decompositores Plantas Herbívoro

5 As produtoras captam a energia solar , que fica armazenada em suas ligações químicas. A energia total do sistema é chamada de BIOMASSA VIVA, também pode se usar a taxa de conversão da energia solar sendo a produtividade primária bruta normalmente em kcal / m² ao ano. E a energia que as plantas usam para si chama se produtividade primária liquida. Os herbívoros (consumidores primários) consomem a biomassa das plantas e converte em biomassa animal, consumidores e parasitas atuam como consumidores secundários e de nível mais alto, estes atacando herbívoros e outros consumidores. A taxa de biomassa tende a cair em cada nível trófico.

6 Por fim a massa é decomposta por detritívoros e decompositores
Por fim a massa é decomposta por detritívoros e decompositores. O processo de decomposição libera energia que entrou na produção para ser devolvida ao solo. Em ecossistemas naturais , a energia deixa o sistema em forma de calor pela respiração dos organismo ou na decomposição da biomassa.

7

8

9 Fluxo de Energia em um Agroecossistema Este é muito alterado devido a intervenção humana. Insumos derivam principalmente de fontes humanas e frequentemente não são auto- sustentáveis. Os agroecossietmas tendem a serem mais abertos, sendo que a energia é retirada do sistema a cada nova colheita.

10 Atividade 1. Escolha uma planta medicinal ( relógio do corpo humano) e descreva um fluxo de energia.
Encontre seu nome cientifico e a que família pertence. Qual insumo foi usado no cultivo? Em que a planta é utilizada para o consumo humano? Houve algum ataque de praga ou herbívoro? Pesquise se existe algum predador típico para esta planta. Encerre organizando o fluxo em folha, traga uma folha da planta escolhida para simplificar. Próxima aula- 23/03

11 Ciclagem de nutrientes Além de energia , os organismos necessitam da entrada de matéria para manter suas funções vitais. Este entra em forma de nutrientes que contem uma variedade de elementos e compostos cruciais, utilizada para compor células e tecidos e as moléculas orgânicas complexas. Os nutrientes costumam mover-se em ciclos através dos componentes bióticos de um ecossistema para o componente abiótico.

12 Estes ciclos são referidos como ciclos biogeoquímicos
Estes ciclos são referidos como ciclos biogeoquímicos. Tendo como os principais o carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e água. Com exceção da água, os outros são reconhecidos como macronutrientes, cada um com sua rota específica. A atmosfera e o solo fazem parte do local de reserva deste nutrientes. Muitos são absorvidos pelas raízes das plantas, tornando armazenado em sua biomassa, podendo retornar ao solo pelos decompositores.

13

14 Ciclagem de nutrientes em um agroecossistema Este ocorre de maneira mínima em um agroecossistema devido a fato do sistema perder quantidades consideráveis de nutrientes na colheita ou como resultado da lixiviação ou erosão. A exposição frequente do solo entre a plantas cultivadas, cria um vazamento de nutrientes , para repor estes utiliza se insumos externos.

15

16 Regulação de populações A demografia de cada população é a função das taxas de nascimento e de mortalidade daquela espécie. Este é reconhecido como a capacidade de carga no ambiente. O tamanho de uma população em relação a outra pode gerar interações em um ambiente. Cada espécie tem características próprias de adaptação que podem desenvolver de acordo com a ocasião, algumas competem, outras fazem o processo de mutualismo ou seleção.

17

18 Mecanismo reguladores da população em um agroecossitema Devido á simplificação do ambiente, ocorre a redução nas interações. Naturalmente as plantas são auto- reguladores. Os insumos humanos , podem ser na forma de semente ou agentes de controle de pragas, dependem de muita energia e mantem a diversidade biológica reduzida.

19 Mudança no ecossistema A estabilidade do ecossistema muda de acordo com a resistência dos indivíduos a perturbação. Algumas espécies se recuperam outras se perdem no estagio de sucessão. Quando a espécie torna- se adaptada e estável dizemos que ela encontra o estado clímax, e o ecossistema seu equilíbrio dinâmico.

20

21 Estabilidade no agroecossistema Esta é muita pequena devido ao fato de ter pouca diversidade funcional. Quando a colheita é o enfoque principal e o equilíbrio é mantido pelos humanos, por meio de insumos entre outros.

22 Dúvidas?? chayane.souza@ifsc.edu.br


Carregar ppt "Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google