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Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa
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O que é multimídia? Interação homem e computador
Múltiplos meios de representação de informação Som Imagem animada, estática Uso do computador como meio de apresentação
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Multimídia: Características
Acesso não-linear – o usuário não fica preso a uma seqüência de tempo Interatividade – participante da atividade Integração com programas aplicativos Nem sempre o PC é a forma mais conveniente para apresentar um título: custo, peso, tamanho, qualidade, etc
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Evolução da Informação
Digitalização da Informação Redes telefônicas Equipamento de áudio Instrumentos musicais elétricos Fotografia Vídeo Cinema
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Evolução da Informação
Ambientes textuais Linhas de comandos Ambientes gráficos Endereçáveis por caracteres Endereçáveis por ponto WYSIWYG (What you see is what you get)
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Ambientes Multimídia: emprego da animação
Movimento em tempo real Atualizações: Ambientes sem figuras animadas: 2s Animação requer no mínimo 10 atualizações por seg. – Ilusão de movimento Ilusão de movimentos 24 quadros/s – cinema 30 quadros/s – televisão Velocidades no limite dos computadores: atualizações parciais - Avancos na utilização de vídeos, no futuro o mesmo avanço do som
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Ambientes Multimídia: emprego do som
Fluxo auditivo mais lento do que o visual Mais dinâmico Flui em tempo real Ouvido humano sensível a pequenas deformações temporais do som Difusão: Cd’s, canais digitais da telefonia “Obrigatório hoje nos PCs”
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Ambientes Multimídia: substituição das mídias convencionais
Substitui os métodos manuais ou analógicos Técnicas: Processamento digital de som Animação por computador Menor custo ou esforço Resultados e efeitos que não podem ser obtidos dos métodos tradicionais
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Ambientes Multimídia: Produtos multimídia
Maior uso do potencial da tecnologia multimídia Quando o próprio PC é usado como instrumento de apresentação Produtos multimídia Os programas que permitem ao computador fazer as apresentações e interagir com seus usuários
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Ambientes Multimídia: Produtos multimídia
Diferentes graus de interação Percorre o material audiovisual de forma não linear Consultar e atualizar material armazenado em BD audiovisuais Gerar material em tempo real Efetuar simulações de sistemas físicos
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Tipos de produtos multimídia
Classificação de acordo com o grau de interatividade Títulos Aplicativos Sítios
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Título Grau de comportamento mais rígido
Esses produtos se comportam mais como documento do que programas Flexibilidade embutida nos programas visualizadores Título lineares : apresentação segue ordem predeterminada e sequencial Avanço,retrocesso, avanço rápido
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Título Lineares O computador permite modificar o material com facilidade,e apresenta melhor qualidade de som e de imagens estática que o vídeo Ex.: Apresentações para palestras, no lugar de transparências e slides Demonstraçoes de produtos e conceitos Tutoriais não-interativos – finalidade educativa
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Título Hipermídias Ordem de visualização determinada pelo usuário
Controles para navegação não-sequencial Hipertextos Encadeamento de referencias Ao hipertexto, a hipermídia acrescenta gráficos, imagens ,som e animações.
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Título Hipermídias Sistemas de autoria Exemplos:
Ambientes mais complexos para a construção de títulos hipermídia Exemplos: Títulos de referência: Dicionários, enciclopédias e manuais Ajuda on-line Quiosques informativos Catálogos interativos
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Aplicativos com interface multimídia
Jogos Aplicativos educacionais básicos Aplicativos de produtividade pessoal ( agendas, geradores de relatórios simples, etc)
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Aplicativos multimídia
Ferramentas de multimídia Sistemas de visualização técnica e científica Simuladores em tempo real Sistemas de informação geográfica Sistemas avançados de computação musical Sistemas avançados de entretenimento
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Multimídia na Internet
World Wide Web ( WWW) Site (sítio) Navegadores HTML Hiperlinks Fluxo contínuo : streaming
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Material Contatos:
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