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Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário

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Apresentação em tema: "Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário"— Transcrição da apresentação:

1 Normas ISO ISO 13407 – Projeto centrado no usuário
IS Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores

2 ISO Organização Internacional para Normalização International Organization for Standardization
A ISO é uma federação mundial composta de organizações nacionais de normalização. comitês técnicos elaboram as normas No Brasil a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

3 Referências ISO9241 A Norma Internacional ISO foi preparada pelo Comitê Técnico ISO/TC 159, Ergonomia, Subcomitê SC 4, Ergonomia de interação humano-sistema Esta segunda edição cancela e substitui a primeira edição (ISO :1992), a qual foi tecnicamente revisada.

4 Composição da IS09241 Parte 1: Introdução geral. Geral
Parte 2: Condução quanto aos requisitos das tarefas. Geral Parte 3: Requisitos dos terminais de vídeo. Hardware Parte 4: Requisitos dos teclados. Hardware Parte 5: Requisitos posturais e do posto de trabalho. Ambiente

5 Composição da IS09241 Parte 6: Requisitos do ambiente. Ambiente
Parte 7: Requisitos dos terminais de vídeo quanto as reflexões.hardware Parte 8: Requisitos dos terminais de vídeo quanto as cores. hardware Parte 9: Requisitos de dispositivos de entrada, que não sejam os teclados. Hardware Parte 10: Princípios de diálogo. Geral Parte 11: Orientações sobre usabilidade. Geral

6 Composição da IS09241 Parte 12: Apresentação da informação. Software
Parte 13: Orientações ao usuário. Software Parte 14: Diálogos por menu. Software Parte 15: Diálogos por linguagem de comandos. Software Parte 16: Diálogos por manipulação direta. Software Parte 17: Diálogos por preenchimento de formulário. Software

7 IS09241: Parte 1 - Introdução Propósito e público-alvo estabelece os requisitos ergonômicos para o trabalho de escritório com VDTs. O projeto ergonômico  seguramente, saudavelmente, efetivamente, eficientemente e confortavelmente projetistas e fabricantes  software e hardware compradores e avaliadores

8 Abordagem baseada em dois conceitos: no desempenho do usuário
IS09241: Parte 1 - Introdução Abordagem baseada em dois conceitos: no desempenho do usuário Abordagem para projeto e avaliação de sistemas que estabelece requisitos sobre o sistema baseado no nível de desempenho que espera-se que os usuários alcancem ao completar tarefas relevantes. teste do desempenho do usuário Teste no qual o nível de desempenho dos usuários é medido diretamente com o propósito de avaliar o sistema.

9 Para projetar e avaliar um sistema:
IS09241: Parte 1 - Introdução Como usar a ISO9241: Para projetar e avaliar um sistema: especificar os requisitos  objetivos de usabilidade, saúde e segurança e do contexto de uso do sistema (usuários, tarefas e o ambiente); projetar sistemas aplicando princípios, recomendações e normas; avaliar o sistema em comparação dom os requisitos ergonômicos. reprojetar

10 Como usar a ISO9241: Ainda é preciso: IS09241: Parte 1 - Introdução
comunicar a informação sobre requisitos ergonômicos e as propriedades ergonômicas de sistemas

11 IS09241: Parte 10 Princípios de diálogo
Escopo: fornecer princípios ergonômicos formulados em termos gerais,  sem referência às situações de uso, aplicação, ambiente ou tecnologia. Definições básicas Diálogo e usuário

12 IS09241: Parte 10 Princípios de diálogo são sete
adequação à tarefa; auto descrição; controlabilidade; conformidade com expectativas do usuário; tolerância ao erro; adequação à individualização; adequação ao aprendizado;

13 IS09241: Parte 10 Princípios de diálogo levam em conta
Características do usuário capacidade de atenção; limites da memória de curto termo; comportamento de aprendizado; nível de experiência no trabalho e no sistema; visão internalizada da estrutura de base, e da proposta do sistema com o qual o usuário irá interagir.

14 IS09241: Parte 10 Princípios de diálogo levam em conta
Características da tarefa O desempenho em uma dada tarefa está condicionado às características do diálogo do sistema. A eficácia e a eficiência do desempenho podem ser melhoradas se os requisitos para execução da tarefa forem satisfeitos.

15 IS09241: Parte 10 Princípios de diálogo
Relacionamento entre os princípios objetivos da organização; necessidades do grupo de usuários (finais) pretendidos; tarefas a serem apoiadas; tecnologias e recursos disponíveis. Ao aplicar os princípios, pode ser necessário estabelecer prioridades com base em uma análise caso-a-caso.

16 Adequação para a tarefa
A ISSO9241:Parte10 organiza-se como um conjunto de recomendações bem amplas Adequação para a tarefa Recomenda-se que o diálogo apresente ao usuário somente informações relacionadas com a conclusão da tarefa. A formatação da informação tal como cor, e informações tais como dia atual, data, etc. são apresentadas somente se elas facilitarem a conclusão da tarefa.

17 Adequação para a tarefa
A ISSO9241:Parte10 Adequação para a tarefa Convém que a informação de ajuda seja dependente da tarefa. Quando o usuário requisita ajuda, o sistema de diálogo apresenta informação relevante para a tarefa atual (p.ex. lista de comandos de edição se em modo de edição). Quando uma caixa de diálogo particular é mostrada e o usuário requisita ajuda, a interface do software apresenta informação relevante para aquela caixa de diálogo.

18 Adequação para a tarefa
A ISSO9241:Parte10 Adequação para a tarefa Convém que qualquer ação que possa ser apropriadamente alocada ao software para execução automática deva ser realizada pelo software sem o envolvimento do usuário. O cursor é automaticamente posicionado no primeiro campo de entrada relevante para a tarefa.

19 ISO9241:Parte 11 Orientações sobre Usabilidade
define usabilidade explica como identificar a informação necessária na especificação e/ou avaliação em termos de medidas de desempenho e satisfação do usuário. Orienta sobre: como descrever o contexto de uso do produto (hardware, software ou serviços) Como aplicar medidas relevantes de usabilidade. Nos próximos capítulos: Projeto e Avaliação


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