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PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.

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1 PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

2 Grupo PET-Saúde Pediatria Alana Maria Amanda Aguiar Francisca Rebeka Francisco Robson Francisco Sidione Henrique Lobo Lívia Marinho Naiara Renée Nancy Barreto Paulo Diogo Pedro Fontes Rafael Teixeira Tallys Ranier Teófilo Vannomark Wildemberg...

3 “O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social.” Ministério da Saúde Crescimento e Desenvolvimento Infantil

4 Chamamos de crescimento o desenvolvimento físico, ou seja, aumento da massa corporal. Deve ser avaliado de forma quantitativa através das medidas de peso e altura da criança ao longo do tempo, enquanto desenvolvimento é o surgimento de habilidades motoras e psíquicas conforme a criança cresce. Crescimento X Desenvolvimento

5 Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento Influência do fator genético no crescimento ◦ No crescimento linear

6 Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento Influência do fator genético no crescimento ◦ Na velocidade do crescimento das diferentes partes do corpo

7 Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento A influência do meio ambiente

8 Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento Fatores extrínsecos que influenciam o crescimento ◦ Alimentação ◦ Infecções ◦ Higiene ◦ Cuidados gerais com a criança

9 Objetivo Obter o perfil do desenvolvimento pondero-estatural em crianças na faixa etária de 6 a 10 anos residentes nos bairros Lagoa do Mato, Liberdade II e Belo Horizonte na cidade de Mossoró-RN.

10 Total de Crianças (n = 170)

11 Semana De Ação Solidária Campanha Meu Melhor Natal

12 Realizada pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) Dias 7 a 11de dezembro de 2009 Objetivo: ◦ “Retratar o compromisso social da Instituição com a arrecadação de brinquedos, livros e material escolar entre os segmentos da UERN e a sociedade em geral, para distribuição entre crianças carentes da comunidade, além de promover momento de lazer, descontração e integração.” www.uern.br

13 Campanha Meu Melhor Natal Semana de Ação Solidária ◦ Dias 16 a 20 de dezembro de 2009 ◦ Locais: Escola Municipal Maria do Céu Pereira Escola Estadual Antônio de Souza Machado Escola Padre Dehon

14 Campanha Meu Melhor Natal Ação do PET-Pediatria ◦ Identificação do estado nutricional e o perfil estatural das crianças na faixa etária de 6 a 10 anos; ◦ Orientação aos professores e aos pais presentes quanto à necessidade de acompanhamento médico para essas crianças.

15 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Total de crianças (n =30 )

16 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Idade das crianças (n =30 )

17 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estatura das crianças (n =30 )

18 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Perfil estatural por gênero (n =30 )

19 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Perfil estatural por idade (n =30 )

20 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estado nutricional das crianças (n =30 )

21 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estado nutricional por gênero

22 Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estado nutricional por idade

23 Campanha Meu Melhor Natal - Conclusões Estado nutricional por idade

24 Curso de Primeiros Socorros na Infância Grupo PET- Saúde Pediatria

25 Curso de Primeiros Socorros na Infância

26 Curso de Primeiros Socorros na Infância

27 Ação Global “ Com Cidadania a Gente Cresce”

28 Ação Global “Ação Global é um projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população, visando uma melhor qualidade de vida e o resgate da cidadania.” www.acaoglobal.globo.com

29 Ação Global Acontece uma vez por ano, num único dia, em todo Brasil; Ocorre através da mobilização de instituições parceiras, públicas e privadas, e da convocação de profissionais voluntários; Objetivo: ◦ Oferecer serviços gratuitos de Documentação; Saúde preventiva; Educação; Esporte; Lazer.

30 Ação Global - “Com cidadania a gente cresce” 16 ª edição; Dia 22 de maio de 2010; 31 localidades; 40 mil voluntários e 2.500 instituições parceiras (UERN); Visitantes: 729.578; Atendimentos: 2.067.109; Atendimentos médicos: 438.196.

31 Em Mossoró: ◦ Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho ◦ Atendimentos: 74.824 ◦ Serviços prestados:  Apresentações culturais;  Mini-cursos;  Palestras;  Atendimentos nas áreas de família, infância e juventude;  Registro civil de pessoas naturais;  Emissão de documentos. Ação Global - “Com cidadania a gente cresce”

32 Ação Global – Atuação do PET-Pediatria Objetivos ◦ Identificar o estado nutricional e o perfil estatural das crianças na faixa etária de 4 a 14 anos, com a finalidade de orientar os pais ou responsáveis quanto à necessidade de acompanhamento médico para essas crianças. ◦ Determinar a prevalência das doenças da infância.

33 Atividades ◦ Realização de anamnese ◦ Exame físico:  Verificação da PA  Medição de peso, altura e CA ◦ Cálculos de percentil (peso, estatura e IMC) ◦ Diagnóstico ◦ Orientação Ação Global – Atuação do PET-Pediatria

34 Total de crianças ( n =50 ) Ação Global – Resultados

35 Idade das crianças (4 a 14 anos) Ação Global – Resultados

36 Perfil estatural das crianças (n =50 ) Ação Global – Resultados

37 Perfil estatural por gênero (n =50 ) Ação Global – Resultados

38 Perfil estatural por idade (4-14 anos) Ação Global – Resultados

39 Perfil nutricional das crianças (n =50 ) Ação Global – Resultados

40 Perfil nutricional por gênero (n = 50 ) Ação Global – Resultados

41 Perfil nutricional por idade (4-14 anos) Ação Global – Resultados

42 Prevalência das comorbidades (n =50 ) Ação Global – Resultados

43 50 atendimentos Alteração do estado nutricional 46% das crianças Faixa etária c/ maior alteração: 7-10 anos Comorbidades mais prevalentes: Amigdalite (37crianças) Diarréia (35 crianças) Parasitoses (29 crianças) Ação Global – Conclusões 13 meninos 10meninas

44 Obrigado!!!


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