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Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.

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1 Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na região Sudoeste de São Paulo

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3 O Compromisso do Grupo Orsa Conduzido pelo modelo de Governança Corporativa Repasse de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo à Fundação Orsa EMPRESA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE Condução dos negócios da empresa de tal maneira que a torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. EMPRESA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE Condução dos negócios da empresa de tal maneira que a torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

4 * OCPE - Orsa Celulose Papel e Embalagens *

5 Organizações Fundação Orsa Desenvolve e executa modelos de intervenção urbana e rural, com objetivo de contribuir com políticas públicas e com o desenvolvimento local. BRASIL Suzano - SP Itapeva - SP Glicério – SP Vale do Jari – PA/AP Atuação direta em 4 territórios: Fundação Orsa – Sede

6 Contribuição no desenvolvimento local de territórios onde atua. Forma de atuação Fortalecimento de Políticas Públicas Desenvolvimento Local Educação Garantia de Direitos Empregabilidade Empreededorismo Saúde

7 Pesquisa Elaboração conjunta de estratégias Gestão / Execução conjunta Proposição a partir de experiências bem sucedidas Fortalecimento de Políticas Públicas Forma de atuação

8 Delimitação Territorial Processo participativo Diagnóstico Conselho Gestor Sistema de Governança Capital Produtivo Capital Humano Capital Social Monitoramento e fortalecimento de políticas públicas Capital Ambiental Empreendedorismo Experiências acumuladas Programas e Políticas Institucionais Plano de Desenvolvimento Local Empregabilidade Garantia de Direitos Educação Saúde Desenvolvimento Local Forma de atuação

9 Índice de Desenvolvimento Infantil - IDI Fonte: Unicef

10 Índice de Desenvolvimento Humano - IDH Fonte: Fundação Seade

11 Alimentação Desvios nutricionais SaúdeAspectos sociaisEducação Nossa visão sobre os determinantes dos problemas nutricionais

12 Estratégia de enfrentamento dos problemas relacionados a nutrição Busca ativa e diagnóstico IntervençãoAvaliação Censos antropométricos (pesar e medir) em comunidades e escolas Atendimento ambulatorial multidisciplinar Educação alimentar (pais, educadores, merendeiros) Participação nos Conselhos de Educação e Alimentação Escolar Capacitação de equipes de saúde (PSF) Manejo do aleitamento materno e relactação Criado em 1993, o Projeto Bandeira tem como objetivo contribuir para prevenção e o controle dos desvios nutricionais e promover capacitações para os profissionais de saúde, educação e líderes da comunidade, além de ações educativas para as famílias e a comunidade. Projeto Bandeira Ambulatório de Aleitamento Materno

13 Parceria com Secretaria Municipal de Saúde e de Educação Avaliação de 1192 crianças nas 12 creches públicas de Itapeva Palestras educativas para famílias e profissionais de educação infantil, totalizando 765 participantes Tratamento ambulatorial por meio de equipe multidisciplinar Alteração no cardápio servido nas creches Reavaliação (após 1 ano e meio): redução de 50% da anemia na faixa etária de prevalência de 0 a 2 anos de idade Programa de Combate à Anemia Carencial Ferropriva

14 Resultados Programa de Combate à Anemia Carencial Ferropriva 11,5% 31,1% 48,6% 77,4% 25,3% 60,4% 2004 a 2006 n1 = 314 n2 = 458

15 Alimentação adequada Atendimento ambulatorial multidisciplinar Porcentagem de crianças com desvios nutricionais Art. 4º - direito à alimentação Art. 4º - direito à saúde Art. 14 - prevenção de enfermidades Indicadores de qualidade Art. 14 - educação sanitária para pais, educadores e alunos Art. 4º - direito à vida, educação e saúde Art. 5º - objeto de negligência Art. 6º - condição peculiar de pessoa em desenvolvimento

16 Aprendizagens acumuladas Busca ativa das crianças, principalmente em comunidades com alto índice de vulnerabilidade Dados SISVAN versus dados coletados nos censos antropométricos Dados da média da população versus dados das comunidades de alta vulnerabilidade Criança na escola e que recebe merenda não significa ausência de risco nutricional Erros nutricionais Orientação aos pais e educadores Educação alimentar como forma de mudança cultural

17 Relacionamentos com órgãos públicos Integração entre organizações governamentais e não- governamentais Dificuldade em admitir que ainda existe desnutrição infantil Trabalho conjunto, com responsabilidades compartilhadas Integração entre os profissionais de educação e saúde Integração entre as Escolas de Educação Infantil com os Postos de Saúde Capacitação periódica aos operadores dos sistemas de saúde, educação e assistência social Experiência do Laboratório Pedagógico

18 Obrigado!


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