A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar."— Transcrição da apresentação:

1 Intersetorial Micro Área Sousas

2 A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar um projeto conjunto.

3 A partir do final de 2004, a articulação da rede de atendimento fez com que as discussões fossem sistematizadas e desde então esta intersetorial tem ganhado forças e se constituído enquanto fórum de peso na região Leste.

4 O Centro de Saúde Sousas participa também da Intersetorial da Micro Área da Vila Brandina, em função da divisão territorial pelo Distrito de Assistência Social Leste (DAS).

5 Instituições integrantes: CECOIA APAS Casa da Criança de Sousas Creche Gustavo Marcondes NAECA Centro de Saúde Sousas Centro de Saúde Joaquim Egídio Escola Estadual Couto de Barros

6 Casa de Cultura de Sousas Biblioteca Municipal de Sousas Escola Estadual Barreto Leme Escola Estadual Tomás Alves Centro de Convivência Cândido Ferreira DAS Leste Praça de Esportes de Sousas

7 Objetivos: Articular os diversos segmentos existentes no território a fim de otimizar o atendimento e facilitar o acesso da população aos serviços disponíveis. Discutir e desenvolver estratégias de ações conjuntas com objetivos comuns.

8 Estabelecer parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento e promoção da qualidade de vida das famílias. Acompanhar de forma conjunta e discutir ações para as famílias em situações de grande vulnerabilidade.

9 Ações desenvolvidas: Encontros mensais para a discussão das dificuldades da região e elaboração de proposta: (Grupo Rede) Ceamo, Crami, Craisa, SOS Mulher, Vara da infância s/n Divulgação das atividades desenvolvidas em cada instituição para toda a rede de atendimento. Encontros mensais para discussão de casos e encaminhamento de intervenções conjuntas com o Conselho Tutelar (Grupo Redinha).

10 Dificuldades: Falta de diretrizes e políticas públicas que determinem a participação conjunta das Secretarias do Município. Atividades não disponíveis para adolescentes na faixa de 13 a 17 anos.

11 Desafios: Mobilizar a população da região para a participação nas atividades desenvolvidas. Co-responsabilização de todos os parceiros. Estabelecer parcerias com as grandes empresas da região (Empresa Arcor- Sousas).

12 Essa participação coletiva rendeu frutos..... Cecóia- participou da 1ª. Edição do Projeto Arcor em 2006 – Projeto Parcerias. Em 2007 o C.S.Sousas inicia a participação na 2ª. Edição do Projeto Arcor (Coordenadora, Enfermeira, Psicóloga, Agente Comunitária, Apoio Distrito Leste). Projeto com financiamento durante 18 meses para desenvolvimento das ações. Participação fundamental de escolas públicas. Foco: Crianças, adolescentes e família. Desenvolver ações de Educação em Saúde (DST/Aids e Gravidez na Adolescência, FM, Dengue e Educação Ambiental). Compartilhado com o Conselho Local.

13 Projeto Construindo Alianças com Novas Parcerias. Conexão com a Declaração do Milênio, aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000, assinada no Brasil, com 191 países membros da ONU, compromisso com a sustentabilidade do planeta. São 8 macro-objetivos a serem atingidos até o ano de 2015. Este projeto também se propõe a contribuir com esse compromisso trabalhando as seguintes metas: Meta 2- Atingir O Ensino Básico Universal. Meta 6- Combater a Aids/HIV, a Malária e outras doenças. Meta 7- Garantir a sustentabilidade ambiental. Meta 8- Todos pelo desenvolvimento.

14 MUITO OBRIGAD O!


Carregar ppt "Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google