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PublicouAna Carolina Sequeira Teixeira Alterado mais de 8 anos atrás
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Dissertação e Critérios de Correção
Curso Sorocaba
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Dissertar é expor ideias a respeito de um determina do assunto.
É discutir essas ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.
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pressupõe: exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever;
raciocínio lógico; clareza, coerência e objetividade na exposição.
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Não é exclusividade do vestibular
Dissertar é um exercício cotidiano você o utiliza toda vez que discute com alguém, tentando fazer valer sua opinião sobre qualquer assunto o pensar é uma prática permanente da nossa condição de seres sociais, cujas ideias são debatidas e veiculadas através da comunicação linguística
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Portanto, dissertar é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nossas posições diante dela.
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ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO
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A dissertação, comumente, apresenta três partes:
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INTRODUÇÃO Tese (parágrafo introdutório) – É a apresentação do assunto a ser discutido no desenvolvimento. Pode ser elaborada com uma afirmação, uma definição, uma citação ou uma interrogação, combinadas ou não entre si.
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DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento (argumentação) – É a elaboração argumentativa da tese, uma análise crítica. Deve apresentar exemplificações, justificativas, explicações, juízos. Pode-se proceder a um confronto entre os pontos positivos e negativos do assunto (se houver), às relações de causa e consequência, às comparações de natureza histórica ou geográfica, à passagem do geral para o particular (e vice-versa) etc.
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CONCLUSÃO Conclusão (ponto de chegada da discussão) – É o parágrafo final em que se podem levantar perspectivas sobre o problema discutido (possíveis soluções). A conclusão pode, ainda, ser uma síntese da argumentação ou uma retomada da tese, reafirmando-se o posicionamento nela proposto.
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Como elaborar uma dissertação??
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Regra número 1 •Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
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Regra número 2 Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o texto com fins doutrinários. Redija na terceira pessoa do singular ou do plural ou ainda na primeira pessoa do plural.
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Regra número 3 Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). As ideias-núcleo ou tópicos frasais devem ser bem desenvolvidos, bem fundamentados. Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja uma sequência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação.
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O passo-a-passo!
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Ler atentamente o tema e refletir sobre o assunto de que trata.
1 Ler atentamente o tema e refletir sobre o assunto de que trata.
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Fazer um esboço mental do encadeamento que se pretende dar às ideias.
2 Fazer um esboço mental do encadeamento que se pretende dar às ideias.
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Elaborar o rascunho, evitando desviar-se do ponto de vista assumido.
3 Elaborar o rascunho, evitando desviar-se do ponto de vista assumido.
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Direcionar o texto para a conclusão desejada.
4 Direcionar o texto para a conclusão desejada.
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Ler o texto, submetendo-o a uma avaliação crítica.
5 Ler o texto, submetendo-o a uma avaliação crítica.
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Passá-lo a limpo, observando as regras gramaticais.
6 Passá-lo a limpo, observando as regras gramaticais.
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Dar um título à redação, adequando-o ao texto.
7 Dar um título à redação, adequando-o ao texto.
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Receita para um texto dissertativo
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Como começar? Após depreender o tema, transforme-o numa interrogação.
A resposta a essa pergunta desencadeará as ideias. Reflita sobre o enfoque a ser dado: pense na possibilidade de concordar com o tema (total ou parcialmente), refutá-lo ou fazer uma oposição de ideias. Depois dessa reflexão, rascunhe livremente seu texto ou planeje o conteúdo (sequência de ideias).
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Como elaborar? Para construir o parágrafo introdutório, considere as abordagens mais coerentes com o seu conhecimento sobre o tema: uma citação, uma definição, uma interrogação, uma trajetória histórica, uma enumeração, uma oposição etc., podendo combiná-las ou não.
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Como discutir? Qualquer que seja o enfoque, selecione os argumentos (para endossar, refutar ou fazer oposições). Anote evidências do cotidiano, fatos históricos, relacione causa e consequência, pense, enfim, nos exemplos que melhor fundamentam sua discussão.
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Como argumentar? Observe se cada parágrafo argumentativo desenvolve adequadamente uma ideia-núcleo (por meio de evidências, exemplos, relações de causa e consequência etc.).
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Como concluir? Para concluir, proceda de forma coerente com a discussão: sintetize o assunto, retome o ponto de vista da tese ou lance uma perspectiva sobre o problema.
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A Correção
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Na correção das redações, em modalidade dissertativa para vestibular, serão valorizados os seguintes aspectos:
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correspondência entre o tema proposto e o texto criado pelo aluno;
1 correspondência entre o tema proposto e o texto criado pelo aluno;
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2 obediência ao discurso (modalidade) pedido. No caso da Fuvest o discurso é dissertativo (tese, argumentação e conclusão);
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3 presença de coesão (uso adequado de conjunções, preposições etc.) entre termos, orações e períodos;
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4 concatenação de ideias, ou seja, ideias organizadas numa sequência lógica;
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5 presença de linguagem original e criativa, isto é, seleção adequada de vocabulário;
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6 obediência às normas gramaticais (pontuação, ortografia, colocação pronominal, crase, acentuação, concordância, regência).
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Foi mal...
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Aspectos negativos... uso de expressões cujo sentido é inadequado ao texto; emprego de vocabulário rebuscado e pomposo; falta ou emprego incorreto de nexos gramaticais (conjunções, preposições, advérbios etc.); construção de parágrafos isolados, sem relação entre si; utilização de ideias contraditórias ao longo do texto; falha na articulação dos argumentos: exemplos, citações, análises críticas, sem relação de continuidade; retomada imprópria de ideias já discutidas, tornando redundante o texto; falta de posicionamento crítico em relação ao tema, ideias vagas; uso de frases feitas, expressões esvaziadas de sentido, que denotam ausência de espírito crítico e banalizam o texto; conclusão incoerente com o encaminhamento dado ao texto.
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Redação Nota 10
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