A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dissertação e Critérios de Correção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dissertação e Critérios de Correção"— Transcrição da apresentação:

1 Dissertação e Critérios de Correção
Curso Sorocaba

2 Dissertar é expor ideias a respeito de um determina do assunto.
É discutir essas ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

3 pressupõe: exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever;
raciocínio lógico; clareza, coerência e objetividade na exposição.

4 Não é exclusividade do vestibular
Dissertar é um exercício cotidiano você o utiliza toda vez que discute com alguém, tentando fazer valer sua opinião sobre qualquer assunto o pensar é uma prática permanente da nossa condição de seres sociais, cujas ideias são debatidas e veiculadas através da comunicação linguística

5 Portanto, dissertar é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nossas posições diante dela.

6 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

7 A dissertação, comumente, apresenta três partes:

8 INTRODUÇÃO Tese (parágrafo introdutório) – É a apresentação do assunto a ser discutido no desenvolvimento. Pode ser elaborada com uma afirmação, uma definição, uma citação ou uma interrogação, combinadas ou não entre si.

9 DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento (argumentação) – É a elaboração argumentativa da tese, uma análise crítica. Deve apresentar exemplificações, justificativas, explicações, juízos. Pode-se proceder a um confronto entre os pontos positivos e negativos do assunto (se houver), às relações de causa e consequência, às comparações de natureza histórica ou geográfica, à passagem do geral para o particular (e vice-versa) etc.

10 CONCLUSÃO Conclusão (ponto de chegada da discussão) – É o parágrafo final em que se podem levantar perspectivas sobre o problema discutido (possíveis soluções). A conclusão pode, ainda, ser uma síntese da argumentação ou uma retomada da tese, reafirmando-se o posicionamento nela proposto.

11 Como elaborar uma dissertação??

12 Regra número 1 •Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.

13 Regra número 2 Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o texto com fins doutrinários. Redija na terceira pessoa do singular ou do plural ou ainda na primeira pessoa do plural.

14 Regra número 3 Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). As ideias-núcleo ou tópicos frasais devem ser bem desenvolvidos, bem fundamentados. Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja uma sequência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação.

15 O passo-a-passo!

16 Ler atentamente o tema e refletir sobre o assunto de que trata.
1 Ler atentamente o tema e refletir sobre o assunto de que trata.

17 Fazer um esboço mental do encadeamento que se pretende dar às ideias.
2 Fazer um esboço mental do encadeamento que se pretende dar às ideias.

18 Elaborar o rascunho, evitando desviar-se do ponto de vista assumido.
3 Elaborar o rascunho, evitando desviar-se do ponto de vista assumido.

19 Direcionar o texto para a conclusão desejada.
4 Direcionar o texto para a conclusão desejada.

20 Ler o texto, submetendo-o a uma avaliação crítica.
5 Ler o texto, submetendo-o a uma avaliação crítica.

21 Passá-lo a limpo, observando as regras gramaticais.
6 Passá-lo a limpo, observando as regras gramaticais.

22 Dar um título à redação, adequando-o ao texto.
7 Dar um título à redação, adequando-o ao texto.

23 Receita para um texto dissertativo

24 Como começar? Após depreender o tema, transforme-o numa interrogação.
A resposta a essa pergunta desencadeará as ideias. Reflita sobre o enfoque a ser dado: pense na possibilidade de concordar com o tema (total ou parcialmente), refutá-lo ou fazer uma oposição de ideias. Depois dessa reflexão, rascunhe livremente seu texto ou planeje o conteúdo (sequência de ideias).

25 Como elaborar? Para construir o parágrafo introdutório, considere as abordagens mais coerentes com o seu conhecimento sobre o tema: uma citação, uma definição, uma interrogação, uma trajetória histórica, uma enumeração, uma oposição etc., podendo combiná-las ou não.

26 Como discutir? Qualquer que seja o enfoque, selecione os argumentos (para endossar, refutar ou fazer oposições). Anote evidências do cotidiano, fatos históricos, relacione causa e consequência, pense, enfim, nos exemplos que melhor fundamentam sua discussão.

27 Como argumentar? Observe se cada parágrafo argumentativo desenvolve adequadamente uma ideia-núcleo (por meio de evidências, exemplos, relações de causa e consequência etc.).

28 Como concluir? Para concluir, proceda de forma coerente com a discussão: sintetize o assunto, retome o ponto de vista da tese ou lance uma perspectiva sobre o problema.

29 A Correção

30 Na correção das redações, em modalidade dissertativa para vestibular, serão valorizados os seguintes aspectos:

31 correspondência entre o tema proposto e o texto criado pelo aluno;
1 correspondência entre o tema proposto e o texto criado pelo aluno;

32 2 obediência ao discurso (modalidade) pedido. No caso da Fuvest o discurso é dissertativo (tese, argumentação e conclusão);

33 3 presença de coesão (uso adequado de conjunções, preposições etc.) entre termos, orações e períodos;

34 4 concatenação de ideias, ou seja, ideias organizadas numa sequência lógica;

35 5 presença de linguagem original e criativa, isto é, seleção adequada de vocabulário;

36 6 obediência às normas gramaticais (pontuação, ortografia, colocação pronominal, crase, acentuação, concordância, regência).

37 Foi mal...

38 Aspectos negativos... uso de expressões cujo sentido é inadequado ao texto; emprego de vocabulário rebuscado e pomposo; falta ou emprego incorreto de nexos gramaticais (conjunções, preposições, advérbios etc.); construção de parágrafos isolados, sem relação entre si; utilização de ideias contraditórias ao longo do texto; falha na articulação dos argumentos: exemplos, citações, análises críticas, sem relação de continuidade; retomada imprópria de ideias já discutidas, tornando redundante o texto; falta de posicionamento crítico em relação ao tema, ideias vagas; uso de frases feitas, expressões esvaziadas de sentido, que denotam ausência de espírito crítico e banalizam o texto; conclusão incoerente com o encaminhamento dado ao texto.

39 Redação Nota 10

40


Carregar ppt "Dissertação e Critérios de Correção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google