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uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;

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Apresentação em tema: "uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;"— Transcrição da apresentação:

1 uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
DEMANDA* A demanda é: uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo; para que haja demanda deve haver quem possa pagar por ela um fluxo por unidade de tempo LEI GERAL DA DEMANDA É a quantidade demandada de um bem ou serviço, em qualquer período de tempo, varia inversamente ao seu preço, pressupondo-se que tudo o mais que possa afetar a demanda –especialmente a renda, o gosto e preferência do consumidor, o preço dos bens relacionados e as expectativas quanto à renda, preços e disponibilidades – permaneça o mesmo. Fonte: PASSOS, Carlos R. M.; NOGAMI, Otto. Princípios de economia.São Paulo: CENGAE, 2011.

2 A demanda é então influenciada por:
O preço do bem: no geral, quanto maior o preço menor a demanda A renda do consumidor: Para Bens Normais- aumentando a renda aumenta a demanda (alimentos) Para Bens Inferiores – aumentando a renda diminui a demanda (carne de segunda) Para Bens de consumo saciado – aumentando a renda não aumenta o consumo (sal) O gosto e preferência do consumidor- idade, sexo, religião, cultura, educação Preço dos bens relacionados: Bens complementares- aumentam a satisfação do consumidor quando consumidos em conjunto. Subindo o preço de um reduz a demanda de outro (pão e manteiga) Bens substitutos- subindo o preço de um aumenta a demanda por outro (manteiga e margarina) Expectativas futuras sobre preços, rendas ou disponibilidade de algo

3 EXISTEM DUAS EXCEÇÕES À LEI DA DEMANDA:
1- Bens de Giffen- são bens de baixo valor, mas de grande peso no orçamento doméstico de pessoas de baixa renda, geralmente já é o mais barato que podem comprar. Quando o preço desse bem sobe, os consumidores pobres não têm mais sobras para comprar outros bens, e como precisam deste, passam a consumi-lo em maior quantidade mesmo tendo subido. Ex- produtos da cesta básica de alimentos (pão, feijão).

4 EXISTEM DUAS EXCEÇÕES À LEI DA DEMANDA:
2- Bens de Veblen – são bens de consumo ostentatório, que dão prestígio social. Se enquadram nessa categoria os artigos de luxo, carros caros, obras de arte, jóias etc Tanto os bens de Giffen quanto os de Veblen têm curvas de demandas positivas.

5 OFERTA A oferta é: é a quantidade de bens e serviços que os produtores desejam vender no mercado numa unidade de tempo; é o desejo de vender um bem ou serviço e não a venda em si; é a possibilidade de um fluxo num determinado período de tempo. LEI GERAL DA OFERTA: “A oferta de um produto ou serviço qualquer, em determinado período de tempo varia na razão direta da variação de preços desse produto ou serviço, a partir de um nível de preços tal que seja suficiente para fazer face ao custo de produção do mesmo até o limite superior de pleno emprego dos fatores de produção quando se tornará constante, ainda que os preços em referência possam continuar oscilando, mantidas constantes as demais condições”.

6 A oferta é então influenciada por:
O preço do bem: podemos esperar uma relação direta entre preço pago por um bem e seu nível de oferta. Os preços dos fatores de produção- havendo redução do preço de custo haverá a possibilidade de maior lucro, isso estimula a firma a aumentar a oferta. Tecnologia- o estado do conhecimento, a tecnologia, permitem obter menor custo de produção, maior volume de produção e maior lucro, estimulando o aumento da oferta. Preço de outros bens- a oferta pode ser afetada pelo preço de bens substitutos ou complementares da produção. Bens substitutos na produção – o aumento de seu preço (milho) leva os produtores a reduzir a oferta de outro (soja) Bens complementares na produção – um aumento em seu preço (carne) leva os produtores a aumentar a oferta de seu complemento (couro).

7 A oferta é então influenciada por:
Expectativas futuras- a expectativa de melhores condições futuras leva o a firma reter o produto agora (diminui a oferta) para vender no futuro. Condições climáticas – podem afetar a produção de insumos, bem como alterar processo de obtenção de um produto.


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