A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos."— Transcrição da apresentação:

1 CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos e bromélias. - Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); - As folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno.

2 Fauna:17 anfíbios, 44 repteis, 695
Aves, 120 mamíferos no total de 876 espécies de animais vertebrados, fazem parte da fauna da caatinga.

3 Exemplos de vegetação da caatinga: - Arbustos: aroeira, angico e juazeiro - Bromélias: caroá - Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão Curiosidade: - Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais. A caatinga, palavra originária do tupi-guarani que significa “mata branca” Representantes da fauna

4 Caatinga A caatinga, palavra originária do tupi-guarani que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de de quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do território nacional.A temperatura varia entre 25° C e 29° C. O clima é semi-areado e o solo. A ação do homem já alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente te menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.

5 LOCALIZAÇÃO: A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.


Carregar ppt "CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google