A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Ensino Superior do Amapá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Ensino Superior do Amapá"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Ensino Superior do Amapá
Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho

2 Gestão ambiental e responsabilidade social

3 Visão Geral: Crescente tendência do exercício da responsabilidade social corporativa; Dependência das decisões empresariais para resultados econômicos. não há conflitos entre lucratividade e a questão socioambiental; o movimento de sustentabilidade cresce em escala mundial; clientes e comunidade em geral valorizam práticas socioambientais, afetando o faturamento das empresas.

4 Visão Geral: A responsabilidade socioambiental é a resposta natural das empresas ao novo cliente, o “consumidor verde” e ecologicamente correto. A “empresa verde” passou a ser sinônimo de bons negócios. (sobrevivência das empresas no futuro) Poder na mão dos compradores. Excesso de ofertas, escolha correta.

5 Responsabilidade Socioambiental
Novo comportamento dos consumidores Nova ordem econômica Direito dos consumidores - pauta das negociações comerciais atualmente na Europa. Perfil da economia globalizada nas próximas décadas.

6 Responsabilidade Socioambiental
A questão socioambiental seria um mero surto passageiro de preocupações que demandariam medidas com pesado ônus para as empresas que adotarem? A necessidade de certificações? Custo ou investimento?

7 Responsabilidade Socioambiental
As práticas de responsabilidade socioambiental são incipientes devido a sua complexidade, variedade e recente valorização nas atividades produtivas. Os procedimentos associados às práticas da sustentabilidade variam de acordo com o setor econômico ao qual as empresas se vinculam. Porte da empresa.

8 Responsabilidade Socioambiental
O tempo gasto pelo gestor nas questões socioambientais tende a aumentar. O “selo verde” tende a se transformar em estratégica ferramenta gerencial. (Ex. redução do uso de energia, de recuperação ou reciclagem de água por quantidade de produto fabricado). Melhoria da imagem perante a sociedade.

9 Responsabilidade Socioambiental
Para alcançar o modelo ideal de responsabilidade socioambiental, as empresas devem enfocar: Processos produtivos: relações trabalhistas; respeito aos direitos humanos; contratação de mão-de-obra, inclusive de fornecedores; gestão ambiental; natureza do produto e serviço. Relações com a comunidade: natureza das ações desenvolvidas; problemas sociais solucionados; beneficiários; parceiros; foco das ações.

10 Responsabilidade Socioambiental
Relações com os empregados: benefícios concedidos, inclusive às famílias; clima organizacional; qualidade de vida no trabalho; ações para aumento da empregabilidade. As empresas devem adotar princípios focados na transparência de suas ações conforme a OCDE (Org. para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico)

11 Responsabilidade Socioambiental
Paradigma do Balanço Social: aquele que explicita os impactos das atividades da empresas na sociedade e evidencia o relacionamento com o seus diferentes públicos. O Balanço Social é a melhor forma de evidenciar as ações empresariais de sustentabilidade junto à comunidade. Bolsa de Valores de São Paulo organizou um índice de responsabilidade social e sustentabilidade – ISE, baseado na Bolsa de Nova York, Dow Jones (DJSI).

12 Obrigado!!!


Carregar ppt "Centro de Ensino Superior do Amapá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google