A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principal via de administração de drogas: oral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principal via de administração de drogas: oral"— Transcrição da apresentação:

1 Principal via de administração de drogas: oral
• várias interações podem ocorrer desde o trato gastrintestinal: drogas e alimentos compartilham os mesmos locais de absorção na mucosa intestinal. • características ambientais determinam o grau e velocidade de absorção das drogas.

2 Fase Farmacodinâmica • Interações moleculares que regulam o reconhecimento molecular de uma droga pelo Receptor, enzima ou canais iônicos. O resultado desta interação produz o efeito terapêutico, cuja resposta é variável e depende de diversos fatores individuais, além dos farmacocinéticos.

3 Farmacocinética Esta fase inclui o metabolismo da droga, que ocorre em dois tipos de reações básicas: • Fase I: inclui reações bioquímicas, como oxidação, redução e hidrólise, as quais conduzem a modificações nas moléculas dos fármacos; • Fase II: corresponde àquelas que conjugam os grupos funcionais dos fármacos a moléculas endógenas. Estas reações são catalisadas por enzimas ou sistemas enzimáticos, sendo o fígado o principal local de metabolismo de compostos ativos, em função de seu amplo sistema microssomal. Outros órgãos e tecidos, como pulmões, rins, mucosa intestinal, pele e plasma sangüíneo, também podem participar deste processo.

4 Farmacocinética • A ação farmacológica de uma droga só ocorre quando ela atinge, em concentrações adequadas, o órgão onde se espera que ela tenha atividade. • Como ela chega ao órgão alvo? Transporte de drogas – são importantes as propriedades físico-químicas da droga, como solubilidade, ionização, coeficiente de partição óleo/água e tamanho da molécula. A passagem destas substâncias através das membranas biológicas se dá por difusão passiva, transporte ativo, difusão facilitada ou pinocitose. Absorção – é o processo de passagem de uma substância desde o local em que foi administrada até a corrente sanguínea. Distribuição – As drogas dissolvidas no plasma, são distribuídas para os diversos tecidos. Biotransformação – metabolismo de drogas ou alterações químicas, geralmente sob a ação de enzimas específicas. Excreção – As drogas e seus metabólitos são excretados por diferentes vias, de acordo com suas características físico-químicas. Excreção renal, excreção biliar, excreção pulmonar, excreção via secreções externas. Título da apresentação

5 ABSORÇÃO A maioria das drogas e dos nutrientes é absorvida no intestino delgado. Fatores determinantes de interações entre droga- alimentos : • via de administração dosagem da droga, taxa de esvaziamento gástrico (via oral) e movimento do alimento no mesmo, capacidade da droga atravessar membranas • tipo e quantidade do alimento, • tempo decorrido e • presença de enfermidade ou desnutrição.

6 • Redução do tempo de trânsito gastrintestinal, podendo causar esteatorréia - perda de cálcio e potássio. • Outras alteram absorção de gorduras, vitaminas lipossolúveis, colesterol – óleos minerais (como laxantes) podendo reduzir os níveis séricos de beta-caroteno. • Inibição da secreção de ácido gástrico (cimetidina, usada no tratamento de gastrites) reduz a absorção de vitaminas B. • Os maiores interferentes são os que provocam lesões na mucosa intestinal: má absorção geral ou específica, que pode ocorrer em vários graus de intensidade. Ex. laxantes Neomicina (antibiótico) pode causar lesões histológicas na mucosa em apenas 6h, causando má absorção reversível de gordura, proteína, sódio, potássio e cálcio.

7 Transporte • Desnutrição ou enfermidade hepática – baixos níveis séricos de albumina: altera a farmacocinética da droga (distribuição, metabolismo e eliminação). • Dieta hiperlipídica: pode alterar a ligação da droga a uma proteína plasmática, pois os ácidos graxos livres na correntes sanguínea se associam à albumina, levando a um deslocamento da droga. O transporte reduzido pode levar a um aumento da concentração da droga na sua forma livre, levando a efeitos indesejáveis ou a ausência de qualquer efeito.

8 BIOTRANSFORMAÇÃO • Dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos aumenta a taxa de metabolização de drogas, enquanto que dieta hipoproteica e hiperglicídica reduz. • Diversas drogas são metabolizadas no fígado através de sistema enzimático específico. Dentre os componentes nutricionais que interferem nesse sistema estão as proteínas, lipídios, ácido ascórbico, vitaminas A e E, cobre, cálcio, ferro, zinco entre outros, portanto, deficiências destes nutrientes podem levar a uma metabolização mais lenta. • Ex. manipulação nutricional: Crianças asmáticas, tratadas com broncodilatadores têm menos episódios de respiração dificultosa nas dietas com baixa quantidade de proteínas, porque assim este é metabolizado lentamente, permanecendo por mais tempo na circulação.

9 Fármacos Alimentos/Nutrientes Mecanismos/Efeitos Recomendações
Captopril Refeição regular Diminui absorção, diminui efeito terapêutico Administrar 2h antes ou 3h após as refeições Ac. acetilsalicílico Refeição regular, leite; vegeatais Modifica pH gástrico; diminui solubilidade; diminui a velocidade e a extensão da absorção Apesar da diminuição da absorção, a recomendação clínica é de administrar com alimentos para diminuir irritação gástrica Teofilina Café, chá, outras bebidas contendo cafeína Parte da cafeína é convertida em teofilina com aumento da sua concentração, ocorrendo saturação enzimática e prejudicando etapas de biotransformação e eliminação Ingestãomoderada de cafeína

10 Fatores de risco Polifarmácia; Estado nutricional;
Genética (G6PD – ligada ao X – hemácias – icterícia neonatal, anemia hemolítica  pólen, vitamina C ou K); Enfermidade associada; Dietas especiais; Suplementos; Alimentação por sonda; Fitonutrientes; Álcool; Abuso de drogas; Presença de não-nutrientes em alimentos; Alergias e intolerâncias; desnutrição causada por TTT prolongado; Pacientes com câncer e HIV+ risco especial de sofrer anorexia (alteração da disponibilidade de nutrientes); Quimioterapia; Alteração no trato gastrointestinal; Composição corporal (obesos e idosos).


Carregar ppt "Principal via de administração de drogas: oral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google