A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁCIDOS NUCLÉICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁCIDOS NUCLÉICOS."— Transcrição da apresentação:

1 ÁCIDOS NUCLÉICOS

2 Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento do corpo e suas características específicas, fornecendo a informação hereditária e dirigindo a síntese de proteínas. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: o DNA e o RNA.

3 Ácidos Nucléicos São formados por subunidades chamadas nucleotídeos, que consistem em uma base nitrogenada, uma pentose e um ácido fosfórico. nucleotídeo Fosfato Base nitrogenada Pentose nucleosídeo

4 Bases nitrogenadas Purinas Pirimidinas Adenina (A) Guanina (G)
Timina (T) Citosina (C) Uracila (U) Pirimidinas

5 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
Em James Watson e Francis Crick propuseram um modelo tridimensional para a estrutura do DNA baseando-se em estudos de difração de raio-X. O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de desoxirriboses, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice de sentido rotacional à direita

6 Ácidos Desoxirribonucléico (DNA)
A bases se unem por pontes de hidrogênio. A adenina com a timina formam duas pontes de hidrogênio, a citosina com a guanina formam três pontes.

7 Ácidos Ribonucléico (RNA)
O RNA é formado a partir de um modelo de DNA. As moléculas de RNA são moldes para síntese de proteínas. Três tipos de RNAs são responsáveis pela síntese de proteínas: RNA mensageiro: Contêm a informação para a síntese de proteínas. RNA transportador: Transporta aminoácidos para que ocorra a síntese de proteínas. RNA ribossômico: Componentes da maquinaria de síntese de proteínas presente nos ribossomos.

8 Diferenças entre DNA e RNA
Bases nitrogenadas Adenina Guanina Citosina Timina Bases nitrogenadas Adenina Guanina Citosina Uracila Açúcar: Desoxirribose Açúcar:Ribose Fita: Dupla Fita: Simples

9 Relações de Chargaff Realizou estudos para verificar se havia diferenças entre o DNA de diferentes espécies. A partir desses estudos ele chegou a duas conclusões principais:

10 Relações de Chargaff: cálculos
EXEMPLO: No DNA de um organismo, 18% das bases nitrogenadas são constituídas por citosina. Que outras bases nitrogenadas devem existir neste DNA e em que proporções?

11 A duplicação das moléculas de DNA
As duas cadeias do DNA se separam e cada uma delas orienta a fabricação de uma metade complementar. A enzima DNA- polimerase usa cada filamento da molécula de DNA como molde para a montagem de um novo filamento. A duplicação do DNA é semiconservativa, isto é, que metade da molécula original se conserva íntegra em cada uma das duas moléculas-filhas.

12 A duplicação das moléculas de DNA
Duplicação semiconservativa DNA-polimerase

13 Transcrição da informação genética
A síntese de RNA se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula RNA. A outra fita não é transcrita. Essa é uma das diferenças entre a duplicação do DNA e a produção do RNA.

14 Transcrição da informação genética
Imaginando um segmento hipotético de um filamento de DNA com a seqüência de bases: DNA- ATGCCGAAATTTGCG O segmento de RNAm formado na transcrição terá a seqüência de bases: RNA- UACGGCUUUAAACGC

15 Transcrição da informação genética


Carregar ppt "ÁCIDOS NUCLÉICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google