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T R A N S P O R T E AÉREO
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OBJETIVO Transmitir um pouco de informação sobre o que envolve o transporte aéreo e a capacidade de controle dos órgãos.
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ROTEIRO Diferença entre aeroporto e aeródromo
Classificação das aeronaves A evolução da aviação Aeronáutica Controle do espaço aéreo
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Área destinada a pousos e decolagens de aeronaves
AERÓDROMO Área destinada a pousos e decolagens de aeronaves
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AEROPORTO Aeródromo público, dotado de facilidades
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CLASSIFICAÇÃO DOS AERÓDROMOS
CIVIL MILITAR
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CLASSIFICAÇÃO DOS AERÓDROMOS
PRIVADO PÚBLICO CIVIL MILITAR AERÓDROMOS
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MILITAR GERAL COMERCIAL
AERONAVES MILITAR GERAL COMERCIAL
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AERONAVES MILITARES
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AERONAVES GERAL
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AERONAVES COMERCIAL
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AVIAÇÃO QUANTO AO PORTE
PEQUENO MÉDIO GRANDE
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AVIAÇÃO QUANTO AO PORTE
PEQUENO > até 7 T
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AVIAÇÃO QUANTO AO PORTE
MÉDIO > até 136 T
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AVIAÇÃO QUANTO AO PORTE
GRANDE > mais de 136T
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EQUIPAMENTOS DE BORDO
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Condições meteorológicas adversas
“FECHAMENTO DE AERÓDROMO”. ILS
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PLANEJAMENTO DE UM VÔO AIS PLANO DE VÔO CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
TEMPO DE VÔO AUTONOMIA ALTERNATIVAS ROTA (AEROVIAS)
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AEROVIAS
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NO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
AERONÁUTICA NO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
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AERONÁUTICA EM 20 DE JANEIRO DE 1941, FOI CRIADA ATRAVÉS DE UM DECRETO-LEI A AERONÁUTICA, E POR SUA VEZ A FAB, QUE EM BREVE TERIA SEU BATISMO DE FOGO NA 2A GUERRA MUNDIAL. DENTRE SEUS OBJETIVOS, SALIENTA-SE A SEGURANÇA NACIONAL EM CONJUNTO COM O EXÉRCITO E A MARINHA; PORÉM EM TEMPOS DE PAZ, ESTE TRABALHO TRADUZ-SE EM PROPICIAR SEGURANÇA A TODAS AS AERONAVES, POIS O PAÍS POSSUI NÃO SÓ UMA MALHA AEROVIÁRIA MODERNA E EFICIENTE, COMO TAMBÉM UMA INFRA-ESTRUTURA AERONÁUTICA SEMELHANTE A DOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS.
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DEFESA AÉREA SALVAERO PROTEÇÃO AO VÔO
AERONÁUTICA PRINCIPAIS ATIVIDADES DEFESA AÉREA SALVAERO PROTEÇÃO AO VÔO
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PROTEÇÃO AO VÔO TEM COMO MISSÃO: SEGURANÇA RAPIDEZ ECONOMIA
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PROTEÇÃO AO VÔO DECEA O DEPARTAMENTO DO CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO É O ÓRGÃO QUE TEM A RESPONSABILIDADE DE GERENCIAR TODO O SISTEMA DE PROTEÇÃO AO VÔO NO PAÍS.
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PROTEÇÃO AO VÔO DECEA DIVISÃO DAS REGIÕES :
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DECEA ÁREAS QUE FAZEM PARTE: CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO METEOROLOGIA
PROTEÇÃO AO VÔO DECEA ÁREAS QUE FAZEM PARTE: CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO METEOROLOGIA SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA COMUNICAÇÕES MANUTENÇÃO TÉCNICA
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O DTCEA-FI NO CONTEXTO DA AERONÁUTICA
PRESIDENTE DA REPÚBLICA COMANDO DEFESA DO EXÉRCITO MARINHA AERONÁUTICA DECEA CINDACTA 2 DTCEA-FI
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CONTROLE DE APROXIMAÇÃO- RADAR
TRÁFEGO AÉREO CONTROLE DE ÁREA-ACC CONTROLE DE APROXIMAÇÃO- RADAR TORRE DE CONTROLE
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Aeronaves voam VFR ou IFR:
VFR:voar abaixo FL145/referência com solo/ formação meteorológica-metade/vel. Estabelecida. IFR:equipamentos de navegação apropriado/ notificação compulsória.
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Aeroportos operam: VFR ou IFR:
VFR: teto=1500’/vis.=5000m IFR: mínimos constantes nas cartas
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TORRE DE CONTROLE
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Funções das TWRs de controle:
-Controla: aeronaves, pessoas, veículos -Suspende as operações VRF. -Define RWY: vento, auxílios, Twy. -Sequência pousos/Dep: planadores,Enf., Sar,Opm, presidente.
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CONTROLE DE APROXIMAÇÃO - “RADAR”
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Controle de Aproximação: TMA/CTR
-Separa as acft: lateral, longitudinal,vertical. -Separação é em função: auxílios a navegação e segurança.
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MÍNIMOS DE SEPARAÇÃO BASEADO EM: t/d/est.
ESTEIRA DE TURBULÊNCIA: H M/L. -ACFT POUSANDO= 3MIN -ACFT DECOLANDO= 2MIN -ACFT POUSANDO/DEP= 2MIN ACFT DE MESMA CATEGORIA DECOLANDO: -1MIN - 45º ROTAS DIVERGENTES -2MIN- 40KT MESMA ROTA -5MIN- CRUZAMENTO DE NÍVEL
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Cálculo do número máximo de aeronaves que podem ser controladas simultaneamente:
TWR- média anual: “hora pico” do dia pico de cada mês. APP/ACC- N= f.d/n.t.v
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Cálculo do número máximo de aeronaves que podem ser controladas simultaneamente:
N = f.d/n.t.v N: NÚMERO DE ACFT CONTROLADAS SIMULTANEAMENTE. F: FATOR DE DISPONIBILIDADE-COMUNICAÇÃO COM ACFT (não- planejamento, coordenação, preenchimento). d : DISTÂNCIA MÉDIA PERCORRIDA PELA ACFT. n : NÚMERO DE COMUNICAÇÕES NO SETOR. v : VELOCIDADE MÉDIA DA ACFT.
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Produtividade, Eficiência das principais Torres de Controle do Brasil.
Trabalho de logística: IT-210 Produtividade, Eficiência das principais Torres de Controle do Brasil. O método empregado “DEA” (Análise Envoltória de Dados).
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INPUTS OUTPUTS · Quantidade de aeronaves controladas; e
· Índice de segurança alcançado (incidentes/milhão de decolagem); OUTPUTS · Quantidade de controladores de vôo; · Quantidade de posições operacionais; · Período de funcionamento; · Existência de TARIS –Informação Radar de Área Terminal; · Existência de SGTC – Gerenciamento de Torre de Controle; · Quantidade de pistas;· Freqüências;·Telecomunicações;·ILS; · Serviço de APP radar;·Estação Meteorológicas; · Mix de aeronaves;·Procedimentos de saída; ·Saídas rápidas; · Acesso às cabeceiras: ·Posições de estacionamento; · Posições simultâneas
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Resultados esperados:
Pretende-se identificar quais Torres de Controle apresentam maior eficiência no contexto analisado, auxiliar a gerência do DECEA e INFRERO quanto a priorização de incrementos de recursos. Além disso, seria possível comparar a produtividade de cada TWR em relação às outras, através do estudo de benchmarking.
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OBJETIVO Conhecer um pouco mais sobre o transporte aéreo e controle de tráfego aéreo.
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