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Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.

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Apresentação em tema: "Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra

2 2 O Ambiente Competitivo Ameaça de novos Concorrentes Rivalidade dos Concorrentes Poder de Barganha dos Clientes Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Substitutos

3 3 Estratégias Competitivas Básicas Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança Estratégia de Liderança de Custo

4 4 Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Melhor Eficiência Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Estratégia Papel da TI Resultado

5 5 Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Estratégia Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação

6 6 Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Penetração no Mercado Mundial Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado Transformação de Produtos e Serviços E-Business; Grandes Intranets e Extranets Melhorias de Custo e Eficiência E-Mail, Conversas online com clientes Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Intranets e Extranets Estratégia Solução Baixa Alta Conectividade de Clientes / Competição Conectividade de Processo da E-Business Dispositivos Internos Dispositivos Externos

7 7 A e-Business Focada no Cliente Permite aos clientes colocarem os pedidos por meio de parceiros de distribuição Banco de Dados das transações Liga funcionários e parceiros de distribuição Permite aos clientes verificarem pedidos anteriores e a situação da entrega Permite aos clientes colocarem os pedidos diretamente Banco de Dados do Cliente Forma uma comunidade de clientes, funcionários, e parceiros Dá a todos os funcionários uma visão completa dos clientes

8 8 Reengenharia de Negócios e Controle de Qualidade Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Alvo Retorno Potencial Retorno Potencial Risco Quais Mudanças? Viabilizadores Primários Viabilizadores Primários Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Qualquer processo Processos empresariais estratégicos 10%-50% de melhorias Melhorias decuplicadas Baixo Alto Mesmos cargos - Maior eficiência Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos TI e Simplificação do Trabalho TI e reestruturação organizacional

9 9 A Concorrência Ágil e Focada no Cliente Alavancar o impacto de pessoas e recursos de SI Acessibilidade Tempo de entrega Tempo para mercado dos clientes Previsão de necessidades futuras Personalização Conformidade Custo de transação Dar soluções de problemas aos clientes Dar soluções de problemas aos clientes Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Cooperar com parceiros empresariais e concorrentes Organizar para controlar a mudança Organizar para controlar a mudança

10 Resumo: 10 Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. A Internet, intranets, extranets, e outras tecnologias semelhantes podem ser usadas estrategicamente para o e-business e o e-commerce o que propicia uma vantagem competitiva. Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente. A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia.

11 11 A TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio. Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente. Constituir empresas virtuais tem se tornado uma importante estratégia competitiva no dinâmico mercado globalizado da atualidade. Atualmente, vantagens competitivas duradouras podem derivar somente do uso inovador e da gestão do conhecimento organizacional por empresas geradoras de conhecimento e organizações que aprendem.


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