A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos Produtos Cosméticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos Produtos Cosméticos."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos Produtos Cosméticos

2 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO.
Os produtos cosméticos podem ser para: Higienizar; Conservar/Proteger; Reparara/Corrigir; Maquilar/Enfeitar.;

3 Higienizar Remover da superfície cutânea as impurezas provenientes das secreções, dos resíduos celulares e do ambiente, melhorando seu aspecto e facilitando suas funções. Não devem permanecer sobre a pele e mucosas além do tempo necessário para cumprir sua ação de limpar. Ex: xampus, sabonetes, abrasivos, pastas dentifrícias.

4 Conservar/Proteger Manter a pele em bom estado, protegendo-a e conservando as características que definem o estado de equilíbrio perfeito de todas as suas funções, ou seja, manter a eudermia da pele. Ex: protetor solar, hidratante.

5 Reparar/Corrigir Atuar sobre as imperfeições da pele ocasionadas por alterações orgânicas ou funcionais, que, geralmente, têm origem em causas externas. Exemplos de imperfeições: melasmas, manchas senis, acne, rugas, efélides (sardas), etc.

6 Maquilar/Enfeitar Realçar a beleza da pele e mucosa labial pela aplicação de diversos produtos coloridos. Além dessa função, podem corrigir ou disfarçar imperfeições. Ex: batons, blushes.

7 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA COSMÉTICA.
Creme Leite ou loção cremosa Loção Gel Espuma (mousse) Aerossol Suspensão

8 FORMAS COSMÉTICAS Os produtos cosméticos contêm grande diversidade de matérias-primas, que podem ser naturais, semi-sintéticas ou sintéticas. Esses materiais apresentam-se em consistências variadas, que denominamos formas cosméticas.

9 CREME Apresenta-se sob forma consistente e emulsionada.
De acordo c/ as substâncias utilizadas em sua formulação, destina-se à: Limpeza; Hidratação; Nutrição.

10 CREME Os cremes de limpeza têm aspecto leitoso, resultante da dispersão de 2 fases não miscíveis entre si na presença de uma agente tensoativo, cujo papel é facilitar a formação e a estabilização do sistema disperso.

11 CREME Age retirando as impurezas e a maquiagem, ao formar um filme emoliente que deixa a pele com textura macia e suave. Deve ser aplicado na pele com massagens e retirado com algodão ou lenço limpo.

12 LEITE OU LOÇÃO CREMOSA Trata-se de uma emulsão fluida geralmente O/A.
Existem também os chamados “óleos hidrofílicos”, emulsão A/O, usados principalmente como demaquilantes para qualquer tipo de pele.

13 LOÇÃO Solução transparente ou opaca, incolor ou colorida.
Constituída por misturas de substâncias químicas, cujo veículo pode ser água, álcool/água, ou água/propilenoglicol.

14 LOÇÃO De acordo com a ação a que se destinam, são denominadas loções tônicas, adstringentes, hidratantes, calmantes, anti-sépticos, entre outros.

15 LOÇÃO As loções de limpeza são geralmente soluções hidroalcoólicas.
Devido à ação desengordurante do álcool agem como desidratante. São indicadas para peles acnéicas e seborréicas e devem ser usadas com bastante cuidado.

16 LOÇÃO Estas loções de limpeza normalmente têm característica alcalina, que abre os poros e amolece os cravos. Após a utilização é necessário enxaguar bem a região para baixar o ph. O produto não deve permanecer sobre a pele.

17 GEL Apresenta forma cosmética viscosa, mucilaginosa, obtida mediante colóides protetores, transparentes ou não. Ao secar deixam uma película invisível sobre a pele. São indicados para peles lipídicas, pois não contêm material graxo na sua composição.

18 GEL Na cosmética decorativa dão forma a rímeis incolores.
O gel de limpeza, especificamente, leva em sua composição detergentes suaves. Podem ser adicionadas substâncias umectantes, extratos vegetais, agentes calmantes, ativos anti-sépticos, entre outros.

19 ESPUMA - MOUSSE Trata-se de emulsões bifásicas, em que a fase interna é o ar ou outro gás, e a externa é um sólido ou líquido. É envasada sob pressão, produzindo espuma quando a válvula é acionada.

20 AEROSSOL Dispersão de um líquido e/ou sólido (fase interna) em um gás (fase externa, que tem maior volume). Esse gás é conhecido como propelente, por exemplo, butano ou propano. Também é envasado sob pressão.

21 SUSPENSÃO São misturas heterogêneas, que apresenta uma fase líquida em que dispersa uma fase sólida (facilmente sedimentada). Exemplo: leite de colônia, pasta d’água, entre outros.

22 Mistura de substâncias que se encontram no estado seco, finamente divididas e misturadas intimamente. Algumas vezes há adição de um líquido (água, óleo ou álcool, por exemplo perfume), que logo é absorvido.

23 Tem como finalidade cobrir e/ou retirar a oleosidade e a umidade da pele. É um dos veículos + usados em maquiagem. Exemplos: pó compacto, blush, sombras, pancakes, talcos perfumados, entre outros.

24 EMULSÃO As emulsões são constituídas por substâncias aquosas e oleosas. Podem ser classificadas em: A/O  possuem maior quantidade de óleo (indicadas para peles secas); O/A  possuem maior quantidade de água (são indicadas para peles normais, mistas e levemente oleosas).

25 EMULSÃO Ainda podem ser classificadas em:
Consistentes  cremes O/A ou A/O. Fluidas  leites ou loções cremosas O/A.

26 EMULSÃO As emulsões são utilizadas como para diversas finalidades, como higienização e hidratação, entre outras. Também podem atuar como veículo de determinados tipos de maquiagem, por exemplo bases cremosas, rímeis, delineadores.

27 ÓLEO É uma mistura de matérias-primas lipídicas (oleosas). Ex: óleos de banho ou de massagem. O óleo demaquilante geralmente é constituído por óleo mineral ou ésteres de ácidos graxos. É indicado para pele sensível e desidratada (limpeza muito suave).

28 SAIS São misturas de pós cristalinos geralmente solúveis em água.
Podem ser coloridos e/ou perfumados. Exemplo: sais de banho.

29 MÁSCARA Forma cosmética muito antiga, de consistência pastosa ou gel.
Ao ser colocada sobre a pele produz um bloqueio transitório da zona coberta, originando uma série de ações favoráveis ao metabolismo cutâneo, dependendo das características dos componentes. Ex: máscara de limpeza, descongestionante, adstringente. Adstringente: substância que tira a oleosidade da pele e fecha os poros!!

30 BARRA OU BASTÃO Forma cosmética rígida que pode ser aplicada por deslizamento ou rotação, em áreas limitadas. Se funde em contato com a pele.

31 BARRA OU BASTÃO É composto por óleos, gorduras, ceras, pigmentos, corantes, entre outros. Extrusados em forma de barra ou bastão e acondicionados em tubos. Ex: bastão desodorante (stick), protetor labial, maquiagem (batom, blush, sombra, kajal, corretivo).

32 SABONETE Cosmético espumógeno, destinado à higiene da pele e anexos.
Pode ser: sólido  obtido por reação de saponificação da estearina, posteriormente é submetido à secagem e moldagem.  apresenta pH=  10, podendo causar ressecamento excessivo e aspereza na pele.

33 SABONETE  composto suave.
Líquido e cremoso  formulação composta, geralmente, por tensoativos sintéticos aniônicos e anfotéricos, de baixa irritação cutânea.  composto suave.  possibilita a obtenção de formulação com ph controlado.


Carregar ppt "Classificação dos Produtos Cosméticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google